Alguns erros que deve evitar na gestão do Gmail
Não existe uma fórmula ou uma lei que dite como se deve gerir uma conta de e-mail. Contudo, devem existir sim algumas regras de bom senso, como não deixar acumular muitos e-mails por ler, manter a caixa de entrada livre de publicidade, arquivar os e-mails que já não têm interesse, mas que poderão ser úteis um dia mais tarde.
Assim, para o ajudar a ter um email mais arrumado, deixamos o alerta para não cair em erros sistemáticos.
1. Criar e manter centenas de rascunhos
Quantas vezes começa a escrever um e-mail e depois acaba por não o enviar? Quantas vezes carregou em "Compor" e nem uma palavra escreveu?
Se por um lado a gravação automática dos rascunhos no Gmail é uma grande ajuda para algum imprevisto que possa surgir, como estar a meio de um e-mail e ter que sair à pressa ou fechar a janela sem querer, por outro lado, esta funcionalidade é responsável pelas centenas de rascunhos acumulados, muitas vezes em branco e sem assunto.
2. Eliminar e-mails de uma só vez para limpar a caixa de entrada
Para algumas pessoas os e-mails que recebem são, na sua maioria, assuntos de interesse pouco relevante. Mas lá pelo meio há sempre uma mensagem ou outra que poderia vir a dar jeito a qualquer momento, contudo, com a vontade de limpar a caixa de entrada acabam por seleccionar e eliminar tudo de uma só vez.
3. Marcar todas as mensagens como lidas
Isto acontece-me principalmente nos separadores "Social" e "Promoções", para onde são desviados todos os e-mails relacionados. Neste caso não é grave, porque na maioria dos casos são as tais mensagens de pouco interesse.
O que por vezes acontece a muita gente é marcar tudo como lido na convicção de que mais tarde vai verificar se ficou alguma coisa importante por ler. O que depois não chega a acontecer.
4. Ter muitos e-mails por ler
Se há a tendência para "Marcar [tudo] como lido" é porque também há a tendência para acumular dezenas, e por vezes centenas, de mensagens por ler.
Ou são os motivos profissionais que fazem com que se esteja constantemente a receber novos e-mails e não há tempo para ver todos, ou simplesmente pela pouca frequência com que se consulta.
5. Envio de e-mails a si mesmo
Parece impossível que na Era da Cloud ainda haja quem partilhe documentos, links ou fotografias consigo mesmo através de uma mensagem de e-mail. Mas acontece! Para muita gente parece ser ainda mais fácil aceder a qualquer conteúdo através do e-mail do que da conta no Dropbox ou dos documentos no Google Drive.
6. Criação excessiva de marcadores
Se utiliza o Gmail para a gestão das suas contas de e-mail, certamente que já criou vários marcadores para poder arquivar de forma mais organizada as suas mensagens.
Um marcador para os assuntos relacionados com emprego, outro para humor, outro para a família, mais um para o banco... e agora apercebe-se de que tem marcadores a mais e que muitos têm 2 ou 3 mensagens porque na hora de limpar a caixa de entrada não filtrou convenientemente todas as mensagens.
7. "Responder" e "Responder a todos", a confusão
Quantas vezes está a trocar mensagens com vários contactos em simultâneo e quando quer responder esqueceu-se do "responder a todos"? E ao contrário, quando em grupo queria manda mensagem a uma única pessoa e acabou por responder a todo o grupo?
Para estes casos o ideal é manter o cancelamento de envio de mensagens activo para ter alguns segundo após clicar em "enviar" para anular a tarefa.
8. Manter várias conversas abertas no Hangouts
Muitas conversas até já acontecerem há dois ou três dias atrás, mas a janela mantém-se aberta, não vá ela fugir!
Além da confusão de conversas que se pode criar, escrevendo para alguém a pensar que está a escrever para outra pessoa, a produtividade diminuiu já que parte do espaço para a gestão dos e-mails fica diminuído.
9. Conversas paralelas dentro de um único assunto
O agrupar de e-mails com o mesmo assunto na caixa de entrada do Gmail é uma opção bastante boa no que toca a uma boa gestão, contudo, é frequente nas mensagens em grupo que comece por haver um certo desvio do assunto principal, acabando muitas vezes por haver um esquecimento do tema inicial.
Revê-se em algum destes erros cometidos na gestão da sua conta de e-mail?
Este artigo tem mais de um ano
Eu tenho 5768 emails na minha conta pessoal do gmail, dos quais 1820 estão por ler.. por isso revi-me bastante no ponto 4 xD
8715 por ler 🙁
1592 na conta profissional
Cerca de 2400 na pessoal
🙁
Esse tipo de cenários só acontece porque os remetentes têm a liberdade de enviar sem se preocuparem com o que acontece a quem os recebe.
Uma política de prevenção que permitisse obrigar os remetentes a guardar tudo antes que os destinatários os desejasse receber, iria tirar todo o interesse aos abusadores antes sequer que pensassem em o fazer.
Façam agora uma pequena análise ao que aconteceria a quem envia milhares ou milhoes de mensagens por dia.
Não teriam espaço de manobra util para os guardar no sentido em que teriam de serem eles a gerir o que enviam na vez de sermos nós os destinatários a termos que nos preocuparmos com essas inutilidades.
Há uma alternativa neste sentido que está a tentar ser inserida no mercado.
http://facebook.com/Redin.P2T
Equipa responsável e competente a este nível precisa-se para conseguir construir uma prova de conceito.
Cumprimentos.
Ponto 5 para mim =D
A razão principal para mandar um mail para mim próprio é mesmo para não esquecer. Fazendo o upload para o Drive provavelmente nunca mais me lembrava dele e como mantenho a cx de entrada limpa enquanto estiver lá aquele “não lido” não fica esquecido.
eu tambem sou “desses” manda email em bcc para mim proprio , é muito importante em alguns casos “arquivar” determinadas conversas, conprovativos e outras coisas , nos dias de hoje é extramamente comum ter que reenviar um desses emails “arquivados” para relembrar a determinados tipos o valor da “PALAVRA DADA “
O ponto 5 nem sempre poderá ser considerado um erro pois há ai muitas empresas que barram o acesso a serviços na cloud (eu sofro desse problema) e acaba por ser mais simples o envio de algum documento por mail ou por pen se tiver alguma disponivel
Ora nem mais. Também não entendo porque raio mandar e-mails para mim próprio é considerado erro a evitar!!! Ninguém é obrigado a utilizar serviços de cloud para partilha de ficheiros.
No geral considero até o artigo como todo bastante descabido.
o que são considerados erros para uns não serão para outros.
Porque não posso ter centenas de drafts por ex? Já para não mencionar os outros pontos.
Deveriam ser mais recomendações do que “erros a evitar”.
Claramente Labels a mais. Devia ter lido o Getting Things Done mais cedo.
Bem como uso o mailbox tenho a caixa de correio sempre vazia.
No entanto revejo-me no ponto 6. Eu tenho 14 marcadores, já por vezes pensei que fosse excessivo, mas é única forma de ter os assuntos em ordem
Tendo em conta que o Gmail não é o meu email principal, está mais desorganizado que sei lá o quê. Quanto ao meu hotmail é bastante organizadinho 😛
Ah e também envio email para mim próprio, como o DC disse, se enviar email não me esqueço mas se meter numa cloud acabo por me esquecer e também não sou fã de clouds.
tambem não uso o gmail como email principal , é muito que deixei de confiar na google
Pois eu apesar de ter conta Google por causa dos equipamentos Android, Gmail é o único serviço que não uso mesmo. Actualmente prefiro o Outlook.com porque para além das funções habituais permite-me usar endereços alternativos na minha conta de email com os nomes que eu quiser 😉
Ponto 6 – Eu devo ter alguma deficiência pois os marcadores nunca estão atualizados e os filtros falham quase sempre, o que obriga a uma manutenção manual constante!
Uma cena simples gera tanta ira…
Gmail com muitos emails para ler/ver, amigo que é amigo enche a minha inbox cheia de conteudos XXX, só serve mesmo para isso o Gmail, qualquer outro assunto é no email principal em PT.
O ponto 5 não faz sentido.
Com o espaço disponibilizado pela Gmail e o tamanho de mensagem possível a cada envio, enviar mails a si próprio para tudo o que diz respeito a documentos de texto (ou outros, mas não aconselho para albums de fotos…) faz perfeitamente sentido.
Especialmente para quem o faz desde os tempos anteriores ao cloud, sendo mais prático guardar toda a informação num mesmo local do que fragmentar essa mesma informação.
Acho que quem usa gmail nem precisa de eliminar e-mails pois o espaço é tanto que nunca chega a encher o espaço total disponivel, espaço este que tenho reparado que tem vindo aumentando ao longo dos anos. Ja uso gmail à mts anos (desde 2006)e nunca eliminei um e-mail num total de 23000 e-mails recebidos. Mas tenho sempre 0 e-mails por ler, leio apenas o remetente e o assunto e se me interessar leio, no fim marco todos como lidos.
Ponto 5 4me xD
A unica coisa que tenho a apontar é que tambem eu mando email’s para mim proprio pk se mando para uma cloud… esqueço-me… já se tem passwords para tudo o que é site… e axo o gmail um bom email…. por algum motivo o Hotmail teve que ser reestruturado ( e tenho hotmail tambem… ) mas gostei do artigo!
Boas pessoal,
Por acaso fui verificar se tinha a pasta “Rascunhos” cheia de lixo, pois o resto controlo perfeitamente. E como no trabalho tenho sempre o Thunderbird ligado, tudo que entre e seja lixo é logo eliminado e assim não acumulo um elevado número de emails.
No entanto tenho uma questão. Aqui à uns 4 meses (ou seja, mesmo no final de 2013) TODOS os emails desapareceram da minha conta gmail. Enviei um ticket à Google e até agora nada. Nem uma resposta.
O Thunderbird como sincroniza automaticamente, como não detetou emails no servidor também eliminou tudo do meu pc do escritório e no mac lá de casa (Mail Apple).
Isto é normal acontecer?
A conta não foi comprometida, pois para além de ter cuidado, alterei recentemente a palavra passe para uma mais “forte” e pelo histórico de acessos tudo bate certo. Estive perto da meia-noite no pc, desliguei tudo e no dia seguinte quando acesso ao email, já não aparecia nada. Não havendo registo de nenhum acesso estranho pelo meio.
Alguém me ajuda pf?
Olá Ricardo, estas a usar o POP3 para sincronizar com o gmail? se sim, os emails são apagados do gmail quando são transferidos para o thunderb.
Que ajuda esperas obter neste blogue? Só a Google te pode ajudar e mesmo assim duvido que tenhas sorte. Não és o primeiro caso a quem isso acontece.
kkkk…
o problema não é o email do tio gugol.. é a peça que fica atras do teclado…
não é a toa que não obteve respostas dos secretários do tio gugol… é obvio que configuração errada tambem apaga emails…
na tela de config pop3/imap do gmail tem um item que diz algo do tipo e que deve ser desmarcado: “apagar mensagens tambem do servidor”
Isto seriam conselhos para qualquer e-mail e nao so para o gmail…
Nao vejo o problema de partilhar atraves de e-mail para nós mesmos se se torna mais simples que uma Cloud…
?!?!?!?! Mais simples que uma cloud??!?!?!?!?
Para quem trabalha numa empresa, é muito mais rápido e simples usar o mail. No meu caso teria de abrir as interfaces web das clouds, colocar as minhas credenciais de acesso e fazer o upload.
Com um cliente de email sempre aberto é só anexar o ficheiro ao mail e escolher o destinatário!
Por muito bom que o serviço Google nos preste a nós utilizadores a verdade é que só uso o Gmail em ultimo recurso.
Prefiro o Yahoo porque tenho todos os meus emails organizados por pastas (coisa que nunca consegui fazer no Gmail-azelhice minha talvez?)…
Ainda não testei o ThunderBird a 100%. Valerá mesmo a pena usar este programa em vez do Webmail?
uso o gmail desde a época que se tinha q ter convite pra tê-lo, ou seja, desde o inicio.. tenho 235000 mensagens guardadas e nenhuma por ler. possuo pelo menos 50 labels de separação e apenas 6 rascunhos (2 textos pessoais que as vezes os complemento com novas frases e questionamentos) Se o Tio Gugol não quisesse que guardássemos tantas mensagens, não nos disponibilizaria tanto espaço em apenas uma conta.. envio coisas pra mim mesmo sim.. a conta é minha, faço o que bem entendo com ela.. tenho fotos, documentos, diálogos de messengers, notificações de orkut, facebook e outras redes sociais, além de arquivos rar, iso e até aplicativos pra windows, linux, android e java arquivados.. só não tenho vídeos nem mp3, pois pra som tenho o google play com sua capacidade lotada, ou seja 20000 mp3. Pra quê Dropbox se meu Gmail é de fácil acesso e posso acessá-lo de qualquer local.
Enfim.. o que eu pensar em procurar está lá, guardado, rotulado e aguardando um novo acesso.
Acho que vos andam a gamar as noticias….
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/multimedia/fotogaleria/mundo/dez-erros-que-se-costuma-cometer-na-utilizacao-do-gmail
O meu Gmail usa muito do GTD, por isso tenho tudo organizado. Demorei a limpar e arrumar tudo, mas realmente ajuda imenso. Além disso a pesquisa do Gmail ajuda imenso porque se encontra tudo rápido.
Acho que apenas faço mais é uso dos rascunhos pois sempre que preciso de guardar algo, uso os rascunhos, mas periodicamente limpo aquilo.
Outra utilidade do Gmail é a possibilidade de criar várias contas para diferentes utilidades. Eu por exemplo tenho uma conta profissional, uma pessoal e uma para compras e vendas, tudo agregado num só Gmail. Assim leio tudo num só sitio e fica tudo arrumadinho.
Elimino tudo depois de ler! Que giro só aparece aqui publicidade nas noticias mais recentes,nas antigas não!