PplWare Mobile

Alguns erros que deve evitar na gestão do Gmail


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Telmo says:

    Eu tenho 5768 emails na minha conta pessoal do gmail, dos quais 1820 estão por ler.. por isso revi-me bastante no ponto 4 xD

    • Mig says:

      8715 por ler 🙁

      • Gerardo says:

        1592 na conta profissional
        Cerca de 2400 na pessoal

        🙁

        • Redin says:

          Esse tipo de cenários só acontece porque os remetentes têm a liberdade de enviar sem se preocuparem com o que acontece a quem os recebe.
          Uma política de prevenção que permitisse obrigar os remetentes a guardar tudo antes que os destinatários os desejasse receber, iria tirar todo o interesse aos abusadores antes sequer que pensassem em o fazer.
          Façam agora uma pequena análise ao que aconteceria a quem envia milhares ou milhoes de mensagens por dia.
          Não teriam espaço de manobra util para os guardar no sentido em que teriam de serem eles a gerir o que enviam na vez de sermos nós os destinatários a termos que nos preocuparmos com essas inutilidades.

          Há uma alternativa neste sentido que está a tentar ser inserida no mercado.

          http://facebook.com/Redin.P2T

          Equipa responsável e competente a este nível precisa-se para conseguir construir uma prova de conceito.

          Cumprimentos.

  2. DC says:

    Ponto 5 para mim =D

    A razão principal para mandar um mail para mim próprio é mesmo para não esquecer. Fazendo o upload para o Drive provavelmente nunca mais me lembrava dele e como mantenho a cx de entrada limpa enquanto estiver lá aquele “não lido” não fica esquecido.

    • roque says:

      eu tambem sou “desses” manda email em bcc para mim proprio , é muito importante em alguns casos “arquivar” determinadas conversas, conprovativos e outras coisas , nos dias de hoje é extramamente comum ter que reenviar um desses emails “arquivados” para relembrar a determinados tipos o valor da “PALAVRA DADA “

  3. Jorge says:

    O ponto 5 nem sempre poderá ser considerado um erro pois há ai muitas empresas que barram o acesso a serviços na cloud (eu sofro desse problema) e acaba por ser mais simples o envio de algum documento por mail ou por pen se tiver alguma disponivel

    • Jorge Silva says:

      Ora nem mais. Também não entendo porque raio mandar e-mails para mim próprio é considerado erro a evitar!!! Ninguém é obrigado a utilizar serviços de cloud para partilha de ficheiros.
      No geral considero até o artigo como todo bastante descabido.
      o que são considerados erros para uns não serão para outros.
      Porque não posso ter centenas de drafts por ex? Já para não mencionar os outros pontos.
      Deveriam ser mais recomendações do que “erros a evitar”.

  4. cenas underground says:

    Claramente Labels a mais. Devia ter lido o Getting Things Done mais cedo.

  5. Sergio J says:

    Bem como uso o mailbox tenho a caixa de correio sempre vazia.
    No entanto revejo-me no ponto 6. Eu tenho 14 marcadores, já por vezes pensei que fosse excessivo, mas é única forma de ter os assuntos em ordem

  6. Daniel Cavalcanti says:

    Tendo em conta que o Gmail não é o meu email principal, está mais desorganizado que sei lá o quê. Quanto ao meu hotmail é bastante organizadinho 😛
    Ah e também envio email para mim próprio, como o DC disse, se enviar email não me esqueço mas se meter numa cloud acabo por me esquecer e também não sou fã de clouds.

    • roque says:

      tambem não uso o gmail como email principal , é muito que deixei de confiar na google

    • Ruivix says:

      Pois eu apesar de ter conta Google por causa dos equipamentos Android, Gmail é o único serviço que não uso mesmo. Actualmente prefiro o Outlook.com porque para além das funções habituais permite-me usar endereços alternativos na minha conta de email com os nomes que eu quiser 😉

  7. J says:

    Ponto 6 – Eu devo ter alguma deficiência pois os marcadores nunca estão atualizados e os filtros falham quase sempre, o que obriga a uma manutenção manual constante!

    Uma cena simples gera tanta ira…

  8. Paulo Jorge says:

    Gmail com muitos emails para ler/ver, amigo que é amigo enche a minha inbox cheia de conteudos XXX, só serve mesmo para isso o Gmail, qualquer outro assunto é no email principal em PT.

  9. Alex says:

    O ponto 5 não faz sentido.

    Com o espaço disponibilizado pela Gmail e o tamanho de mensagem possível a cada envio, enviar mails a si próprio para tudo o que diz respeito a documentos de texto (ou outros, mas não aconselho para albums de fotos…) faz perfeitamente sentido.

    Especialmente para quem o faz desde os tempos anteriores ao cloud, sendo mais prático guardar toda a informação num mesmo local do que fragmentar essa mesma informação.

  10. Rui Fernandes says:

    Acho que quem usa gmail nem precisa de eliminar e-mails pois o espaço é tanto que nunca chega a encher o espaço total disponivel, espaço este que tenho reparado que tem vindo aumentando ao longo dos anos. Ja uso gmail à mts anos (desde 2006)e nunca eliminei um e-mail num total de 23000 e-mails recebidos. Mas tenho sempre 0 e-mails por ler, leio apenas o remetente e o assunto e se me interessar leio, no fim marco todos como lidos.

  11. Ricardo says:

    Ponto 5 4me xD

  12. tiago says:

    A unica coisa que tenho a apontar é que tambem eu mando email’s para mim proprio pk se mando para uma cloud… esqueço-me… já se tem passwords para tudo o que é site… e axo o gmail um bom email…. por algum motivo o Hotmail teve que ser reestruturado ( e tenho hotmail tambem… ) mas gostei do artigo!

  13. Ricardo Ferreira says:

    Boas pessoal,

    Por acaso fui verificar se tinha a pasta “Rascunhos” cheia de lixo, pois o resto controlo perfeitamente. E como no trabalho tenho sempre o Thunderbird ligado, tudo que entre e seja lixo é logo eliminado e assim não acumulo um elevado número de emails.

    No entanto tenho uma questão. Aqui à uns 4 meses (ou seja, mesmo no final de 2013) TODOS os emails desapareceram da minha conta gmail. Enviei um ticket à Google e até agora nada. Nem uma resposta.
    O Thunderbird como sincroniza automaticamente, como não detetou emails no servidor também eliminou tudo do meu pc do escritório e no mac lá de casa (Mail Apple).

    Isto é normal acontecer?
    A conta não foi comprometida, pois para além de ter cuidado, alterei recentemente a palavra passe para uma mais “forte” e pelo histórico de acessos tudo bate certo. Estive perto da meia-noite no pc, desliguei tudo e no dia seguinte quando acesso ao email, já não aparecia nada. Não havendo registo de nenhum acesso estranho pelo meio.

    Alguém me ajuda pf?

    • João Antunes says:

      Olá Ricardo, estas a usar o POP3 para sincronizar com o gmail? se sim, os emails são apagados do gmail quando são transferidos para o thunderb.

    • Tobias says:

      Que ajuda esperas obter neste blogue? Só a Google te pode ajudar e mesmo assim duvido que tenhas sorte. Não és o primeiro caso a quem isso acontece.

      • weber says:

        kkkk…

        o problema não é o email do tio gugol.. é a peça que fica atras do teclado…
        não é a toa que não obteve respostas dos secretários do tio gugol… é obvio que configuração errada tambem apaga emails…

        na tela de config pop3/imap do gmail tem um item que diz algo do tipo e que deve ser desmarcado: “apagar mensagens tambem do servidor”

  14. OMG says:

    Isto seriam conselhos para qualquer e-mail e nao so para o gmail…
    Nao vejo o problema de partilhar atraves de e-mail para nós mesmos se se torna mais simples que uma Cloud…

    • Sergio J says:

      ?!?!?!?! Mais simples que uma cloud??!?!?!?!?

      • Tobias says:

        Para quem trabalha numa empresa, é muito mais rápido e simples usar o mail. No meu caso teria de abrir as interfaces web das clouds, colocar as minhas credenciais de acesso e fazer o upload.
        Com um cliente de email sempre aberto é só anexar o ficheiro ao mail e escolher o destinatário!

  15. ElectroescadaS says:

    Por muito bom que o serviço Google nos preste a nós utilizadores a verdade é que só uso o Gmail em ultimo recurso.
    Prefiro o Yahoo porque tenho todos os meus emails organizados por pastas (coisa que nunca consegui fazer no Gmail-azelhice minha talvez?)…

    Ainda não testei o ThunderBird a 100%. Valerá mesmo a pena usar este programa em vez do Webmail?

  16. weber says:

    uso o gmail desde a época que se tinha q ter convite pra tê-lo, ou seja, desde o inicio.. tenho 235000 mensagens guardadas e nenhuma por ler. possuo pelo menos 50 labels de separação e apenas 6 rascunhos (2 textos pessoais que as vezes os complemento com novas frases e questionamentos) Se o Tio Gugol não quisesse que guardássemos tantas mensagens, não nos disponibilizaria tanto espaço em apenas uma conta.. envio coisas pra mim mesmo sim.. a conta é minha, faço o que bem entendo com ela.. tenho fotos, documentos, diálogos de messengers, notificações de orkut, facebook e outras redes sociais, além de arquivos rar, iso e até aplicativos pra windows, linux, android e java arquivados.. só não tenho vídeos nem mp3, pois pra som tenho o google play com sua capacidade lotada, ou seja 20000 mp3. Pra quê Dropbox se meu Gmail é de fácil acesso e posso acessá-lo de qualquer local.
    Enfim.. o que eu pensar em procurar está lá, guardado, rotulado e aguardando um novo acesso.

  17. Excitante says:

    O meu Gmail usa muito do GTD, por isso tenho tudo organizado. Demorei a limpar e arrumar tudo, mas realmente ajuda imenso. Além disso a pesquisa do Gmail ajuda imenso porque se encontra tudo rápido.
    Acho que apenas faço mais é uso dos rascunhos pois sempre que preciso de guardar algo, uso os rascunhos, mas periodicamente limpo aquilo.

    Outra utilidade do Gmail é a possibilidade de criar várias contas para diferentes utilidades. Eu por exemplo tenho uma conta profissional, uma pessoal e uma para compras e vendas, tudo agregado num só Gmail. Assim leio tudo num só sitio e fica tudo arrumadinho.

  18. Fernando Telmo Silva Santos says:

    Elimino tudo depois de ler! Que giro só aparece aqui publicidade nas noticias mais recentes,nas antigas não!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.