Actualização do Chrome para iOS já está disponível
O browser da Google tem estado a crescer de forma exponencial e a ocupar espaços que até há pouco tempo estavam reservados para outros ícones da Internet.
Depois de conquistar o desktop, avançou em força para os SO's móveis onde tem já uma posição confortável. Mas os utilizadores não queriam apenas mais um browser, exigindo as funcionalidades únicas do Chrome nos seus dispositivos.
Isso tem vindo a acontecer de forma firme, estando agora mais um conjunto de novidades disponíveis na versão para iOS.
O desenvolvimento das novidades do Chrome no iOS tem sido um pouco mais lento que nos diferentes sistemas operativos, mas têm surgindo e este browser está a tornar-se uma alternativa, mesmo com as limitações que a Apple coloca neste campo, no iOS.
A mais recente versão do Chrome para iOS traz um conjunto de novas funcionalidades que a Google já tinha anunciado como estando para chegar em breve.
Estas novidades pretendem tornar o Chrome ainda mais interessante de usar e com funcionalidades que ainda não se encontram disponível em qualquer browser para esta plataforma.
Algumas das novidades estão presentes na versão desktop e todos nós as usamos no dia-a-dia, mas ao serem transpostas para a versão móvel vêm melhorar a experiência de utilização, ao mesmo tempo que garante que a transição entre dispositivos seja quase transparente.
Traduzir
Quando aceder a uma página escrita num idioma que não compreende, procure a barra de tradução. Basta tocar uma vez para que a página seja fácil e rapidamente traduzida.
Vamos então conhecer as novidades que a Google implementou no Chrome e que todos podem ter já nos seus dispositivos com iOS.
Reduzir a utilização de dados
Reduza a utilização de dados até 50%. Ative esta funcionalidade e consulte o quanto poupa: Definições - Largura de banda - Reduzir a utilização de dados.
Actualização da página Novo separador para tornar a pesquisa mais rápida e mais fácil
Esta funcionalidade está a ser lançada e, com o tempo, estará disponível para todos os utilizadores, começando com os utilizadores do iPhone.
Para além destas novidades, a Google aplicou ainda várias melhorias ao nível da estabilidade e da segurança no Chrome. Houve ainda a correcções de erros que estavam a afectar este browser.
A redução da utilização de dados, para além de nos fazer poupar nos consumos, vem ainda garantir uma camada adicional de segurança pois a Google irá utilizar os seus serviços para prevenir o acesso a páginas de conteúdos impróprios e potencialmente perigosos.
Os desenvolvimentos no Chrome para os dispositivos móveis vão continuar e em breve vamos poder ver novidades como a chegada de aplicações web e outros recursos que podemos já encontrar nas versões desktop.
Depois de actualizada a versão para iOS, será com certeza a versão para Android a conhecer estas novidades e outras que foram anunciadas pela Google.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 6.0+
Download: Chrome 32.0.1700.20
Homepage: Chrome
Este artigo tem mais de um ano
Agora que me habituei ao safari, já não consigo voltar ao chrome. Aquele forma brutal de aceder aos favoritos é uma coisa fabulosa. Para quem não conhece o safari permite aceder aos favoritos (em icones grandes) carregando na barra de endereço. Ou seja a barra de endereços serve para 3 coisas, endereços, pesquisa e favoritos.
Claro que gostaria de ter o localizar na pagina, swipe entre abas, sincronização com o chrome do meu pc, esta nova funcionalidade de compressao.
Mas no iphone a maior parte das visitas sao para consulta rapida e seguir para o proximo favorito.
Ontem (segunda) fiz um teste com o novo chrome. Com a pagina do jornal Publico tive uma reduçao de trafego de 38%
Claro que gostaria de ter o localizar na pagina
A barra de endereço serve para quatro coisas! 😉
começa a escrever, e aparece o “localizar na página” no fim da lista.
uau! já aprendi uma coisa nova 🙂
Não vejo sentido no que dizes, pelo menos o meu chrome vai buscar os favoritos se eu escrever na barra.
O resto das funcionalidades também o tem a anos.
se visses como esta no safari nao dizias isso. No safari clico na barra de endereços e aparece logo os icons dos favoritos, genero a home do chrome
Eu usei o chome em detrimento do safari durante muito tempo. Mas quando o chrome começou a estoirar (com o jailbreak e a seguir com o ios7) fui obrigado a ir para o safari. Eu dizia maravilhas do chrome, mas já tentei voltar e não consigo
Este artigo é uma comedia, antes demais, sim a primeira funcionalidade de traduzir as paginas foi finalmente adicionada no iOS, coisa que o Android tem a meses.
Quanto ao resto, nada foi dito sobre versões iOS ainda, mas sim versões Android, andar a dizer que são exlusivas do iOS por tempo limitado também é asneira.
O Android pertence a Google e como tal, funcionalidades do Chrome chegarão sempre ao mesmo tempo ou primeiro ao Android, e não ao iOS como dito neste artigo.
+1
José, ou o artigo mudou ou o teu comentário é que é uma comédia. No artigo não diz nada disso
José, desculpa. Interpretei mal o teu comentário.
A tradução não interessa para utilizadores iOS.
Os utilizadores iOS dominam bem o inglês, e já que a maior parte da informação da net está em inglês, para quê o Google translate? Para chatear? Para ver traduções todas mal feitas?
E ao contrário do que dizes, o Google translate sempre funcionou bem no ios, é uma aplicação web, basta pedir para traduzir.
Já pensei em instalar o Chrome no meu mas se tenho o Safari que faz a mesma coisa não vou instalar só “ai tenho o chrome”…