Xiaomi Mi 7 – Será que a Xiaomi escapa à tendência do “notch”?
Os fãs da Xiaomi esperam, certamente, ansiosos pela chegada de um sucessor do Mi 6... Mas se eu vos disser que este pode ser mais um da série "notch"?
Pois bem, segundo alguns rumores este vai mesmo ser o futuro Xiaomi Mi 7. Curiosamente, um vídeo recente vem confirmar que não será o Mi Mix 2S a estrear essa característica num smartphone da marca.
A Xiaomi está a preparar para amanhã o lançamento do novo Mi Mix 2S que, ao contrário de vários rumores, deverá manter a câmara frontal abaixo do ecrã, ao invés de a colocar em cima criando um recorte no canto do ecrã. Esta conclusão surge na sequência da aparição de várias imagens associadas à Xiaomi e da divulgação de um pequeno vídeo de apenas 5 segundos que revela alguns pormenores do seu design, indo ao encontro de outros rumores que foram circulando nas últimas semanas.
A Apple da China a ser Apple da China
A Xiaomi, quando chegou ao mercado, foi muitas vezes apelidada da Apple da China, título que a própria assumiu afirmando que a Apple era um exemplo de sucesso a seguir. Com o tempo, foi sendo capaz de ganhar uma posição forte no mercado, criando ela própria tendências. No entanto, no ano do notch e do sucesso do iPhone X, ia a Xiaomi ficar afastada da nova tendência?
Ao que tudo parece indicar, o seu futuro Mi 7, que deverá ser apresentado no verão, irá mesmo chegar com notch e com uma margem abaixo do ecrã bastante reduzida.
Esta é uma tendência que surgiu o ano passado com o Essential Phone e com o iPhone X, mas foi este último que a elevou a um novo patamar, integrando-lhe tecnologia que mais nenhuma marca do mercado consegue, para já, alcançar.
O recorte criado no ecrã não é aceite de forma unânime, havendo uma grande percentagem de entusiastas dos smartphones que abomina completamente esta característica, mas o que é certo é que há cada vez mais marcas no universo Android a adotá-la.
Uma imagem divulgada pelo site Rayarena mostra aquilo que afirma ser o painel frontal de um futuro Xiaomi Mi 7 (esquerda) ao lado do painel frontal de um Vivo X21 (direita). Em ambos os casos existe a presença do recorte em cima, mas no do Xiaomi é visível uma curvatura nas laterais mais acentuada e a moldura abaixo do ecrã ainda mais reduzida.
Há a possibilidade deste futuro Xiaomi vir com tecnologia de reconhecimento facial 3D também da zona do recorte, numa tecnologia desenvolvida pela própria marca.
Um smartphone além do notch
Ainda pouco se sabe sobre este futuro Xiaomi Mi 7. Há rumores que indicam que o ecrã será de 5,65" com resolução de 1080 x 2160 píxeis, num rácio de 18:9, trará o SoC Qualcomm Snapdragon 845 e poderá surgir em duas versões, uma de 8 GB + 128 GB e outra de 6 GB + 64 GB.
O preço apontado para este modelo deverá rondar entre os 500 e os 600 euros.
Análise: Xiaomi Mi Mix 2, muito mais que uma tendência
Este artigo tem mais de um ano
Deus queira que a Xiaomi não faça essa burrice nos seus telefones…..
Ela n tem pra onde correr.. ela TEM que fazer isso
Três coisas dispensáveis na minha opinião: o notch, a câmara em baixo e o tão badalado Face ID.
O Face ID é fantástico e muito útil. Depois de ter configurado não quero outra coisa. Na minha opinião, muito mais útil do que os animojis.
Por muito bom que possa ser, se me derem a escolher o telemóvel ser 50€ mais barato e não ter isso, prefiro.
E que não se esqueçam do NFC (coisa que poucos Xiaomi têm) e o jack audio (dizem que é por falta de espaço mas depois há espaço para o Face ID).
Qual a vantagem do FaceID em relação ao touchID?
O notch ‘e o proximo passo nos telemóveis..O Samsung e afins com as barras em cima e em baixo fazem parte do passado. E aquele que conseguir por a camera frontal por detrás do ecra sera o futuro.
“O Samsung e afins com as barras em cima e em baixo fazem parte do passado”
parte do passado? vais dizer que o notch foi a melhor coisas que fizeram? LOOOL.
ainda bem que a samsung não foi atrás das outras e colocar o notch e espero que não vá. isso do notch mais tarde vai acabar
Eu prefiro ter bordas em cima e em baixo do que ter o notch mas gostos não se discutem.
LOOOL digo eu ‘as pessoas que nao gostam que as coisas andm para frente e que preferem ficar presas ao passado.
Achas mesmo que os telemóveis vao ter as barras para sempre?
Os componentes que costumam ficar na parte de frente do telemovel tipo microfone, sensores, altifalante, leitor de impressões, etc nao precisam estar necessariamente em frente. Mas a camera frontal ‘e impossível por noutro lado.
Como disse anteriormente, quem conseguir por a camera frontal por detrás do ecra sera a marca a seguir e todos irao atras.
E é preferível ter uma barra maior no meio do telemóvel do que umas mais finas ao longo do telemóvel todo? Porque o notch nao deixa de ser uma barra.
sim ‘e uma barra mas tem la o essencial num pequeno espaco e mais nada a desperdiçar..o resto ‘e ecra.
Mas melhor ainda ‘e o Essential phone que so tem a câmara frontal!
Sim, a chamada… Mariquice…
Tanta treta com um equipamento para usar em ambiente urbano e que não se consegue ver o ecran ao sol. Evoluam é a visibilidade dos ecrans e deixem-se de shitoch.
ola sr. 835! ainda tem o teu 835 a bombar todo dia com o wifi ligado?
o sr nao ‘e programdaro nenhum..’e um puto de 15 anos que por aqui anda. Continua a viver no passado mas deixa os outros em paz ta?
oh deus… porquêêêê?
o fim do notch sera flip camera.
Notch? No thanks!!
No seguimento das tendências da Apple…
Adorei o facto do S9 voltar a colocar o “pré-histórico” conector audio de 3.5mm.
Seguir as tendências de ecras maiores parece-me a única tendência real, uma vez que traz benefício real para o utilizador.
O notch é, na minha modesta opinião, uma coisa sem pés nem cabeça a nível de design e sem ganho nenhum na experiência do utilizador.
Porque é que os telemóveis em vez do notch ou este da Xiaomi não metem a barra em cima em vez de em baixo simplesmente?
tal e qual! tb não entendo.
Insistem na coisa da tendência do Notch, mas a verdade é que tirando as imitações e a possibilidade do Huawei, não me parece que tenham havido muitos seguidores, principalmente no que toca ao borrão do iPhone (ao menos o do essential phone era mais discreto e menos intrusivo).
Diziam que a Xiaomi ia lançar um com borrão… não lançou
QUe o S9 vinha com borrão… não veio.
Mas eu não conheço tudo o que saiu a nível de smartphones pós iphone X, portanto, posso estar enganado e anda aí mesmo uma praga de borrões que não reparei.
Toda a gente horrorizada com o notch. A mim não aquece nem arrefece.
Não conheço uma única alma viva que diga que gostou dessa tela Notch! E cá entre nós, é feio demais. Espero que a Xiaomi não faça essa burrice de colocar uma tela “Notch” no Mi7. Espero sinceramente que seja parecido com o LG G6, mas com bordas um pouco menores. E apenas isso. Além de colocar a biometria na tela.