Que música é esta? O Shazam no Android Wear já lhe sabe dizer
Os smartwatches ainda procuram definir a sua utilidade e as suas características base. Muito ainda não conseguem ver neles uma utilidade cara e uma razão para os comprarem.
A dúvida reside sempre na forma como podem ser usados para além da sua função mais básica e que outras utilidades podem vir a tomar.
O Shazam veio agora dar uma ajuda a esclarecer este ponto, alargando a sua utilização para poderem ser detectadas as músicas que estão a ser tocadas, directamente de qualquer relógio que corra o Android Wear.
A nova versão da aplicação Shazam para Android, lançada recentemente, trouxe para o Android Wear uma pequena, mas simbólica, novidade e alteração.
O suporte para correr a aplicação e detectar músicas directamente dos dispositivos Android Wear passou a estar presente. O utilizador deixa assim de ter de retirar o seu telefone do bolso sempre que quiser identificar uma música que está a tocar.
Bastará agora lançar a aplicação directamente do relógio e colocá-lo a ouvir. O Shazam passa a usar o microfone do smartwatch e assim detecta a música.
Claro que todas as tarefas mais exigentes e a comunicação com os servidores do Shazam continuam a ser feitos pelo smartphone, mas este pode agora continuar a ficar no bolso.
Para além desta funcionalidade core do Shazam, a aplicação para o smartwatch tem ainda algumas funcionalidades extra e que muitos usavam já no telefone.
Vai ser apresentado directamente no relógio o nome da música e o artista, permitindo uma simples e rápida identificação. Para além de ser mostrada ai, essa informação passa também para a aplicação Shazam no smartphone, sendo colocada no My Shazam e no My Shazam Tracks para utilizadores que tenham feito a ligação ao Rdio ou ao Spotify.
Outra funcionalidade muito interessante será a apresentação das letras das músicas directamente no ecrã do relógio, sincronizadas com o tempo da mesma.
O Shazam não era um estreante no mundo dos smartwatches. Foi uma das primeiras aplicações a ser lançada para o Apple Watch, se bem que neste dispositivo requer que o iPhone faça a audição do som ambiente e também a comunicação.
Para terem esta versão no vosso Android e no smartwatch android Wear só precisam de instalar o Shazam ou actualizar para a última versão disponível. De imediato é feita a sincronização com o relógio e a nova funcionalidade fica disponível.
Este é mais um exemplo da forma como os smartwatches vão poder ser aproveitados para realizar outras funções para além das mais básicas. Abre um leque de possibilidades adicionais, que explora o hardware disponível e que não está a ser totalmente aproveitado.
Este artigo tem mais de um ano
Windows Phone > Lupa > Música e já está. Simples.
Agora faz lá isso no smartwatch da Microsoft… 🙂
Será que a MS Band não fará isso? – Não sei, apenas pergunto porque como tem integração com a Cortana, não sei se faz ou não.
para quê se o telemovel ja faz? 🙂
nao e preciso, e so tirar o telefone do bolso :D!
Carrega no botao Bing e na nota que e mt maid rapido
Prefiro o shazam porque por esse método ou gravas a imagem do ecranbou perdes a informação porque apenas é dada no momento. O shazam guarda as informações recolhidas.
Não perdes a informação!! Basta cliclares na música que resultou, vai parar à loja, depois basta fazer partilhar (e guardar p.ex., no onenote), ou adicionar a colecção, etc.
No Bing a informação é só dada no momento, mas como vai para a loja só não ficas com o registo se não quiseres. 😉
No sahzam basta este “ouvi-la” não é preciso dar mais passinhos pelo sistema.
Mas é mais uma app… no WP isto está nativo no sistema.
Experimenta e depois conta aqui como é mais pratico.
Até o Google Now faz isso de forma nativa! E olha que percebe bem o que é pesquisa de voz e música.
Também é possível obter o mesmo resultado se dissermos: “ok Google. What’s this song i’m hearing?” ou “Ok Google. Who sings this song?”. E o assistente dirá “It’s Quim Barreiros”, com aquele sotaque americano ridículo.
Faz o mesmo processo de busca tanto no smartphone como no relógio.
Só agora?
Desenvolveram primeiro para Apple Watch 😉
http://www.shazam.com/news/applewatch
Outra forma: “E aí Siri, que música é esta?” (Não é preciso carregar no sotaque brasileiro. O Siri percebe até alentejano).
E lá tinha depois de tirar o iPhone do bolso para ele ouvir o que se passa à volta.
Retirado da página da Apple dedicada ao Watch:
“With Shazam for Apple Watch, a tap on the app icon prompts your iPhone to listen to what’s playing. Your Apple Watch displays the name of the song, the artist, and the lyrics.”
Aqui não, o telefone fica quietinho no bolso apenas a receber o que o smartwatch ouviu e a comunicar com os servidores do Shazam. Há uma pequena diferença.
É o problema do apple watch ser dependente do iphone!!
Aliás, não é um problema, é uma feature.
Faz uma chamada telefónica com um smartwatch Android Wear.
Olha … não faz 😉
Ai é?
Experimenta fazer um pagamento com um android wear ou com a Microsoft Band… LOL, vê lá se precisas ou não do telemóvel…
Então é porque eles já melhoraram isso.
Eu pus o meu iPhone dentro de um assado noutra divisão, e experimentei com o Apple Watch no computador com música baixinha e ele deu-me o resultado correto.
Por isso…
estranho, eu sou de coimbra, nao tenho sotaque alentejano e no entatno o siri nao percebe coisas tao simples como “mandar mensagem para Ricardo Figueiras”
Fala como deve de ser… A mim, funciona sempre bem…
Lol?
Só agora?
No Apple Watch, isso já existia antes de ele sair para o mercado!
Como disse antes, no Apple Watch a coisa não é bem como a pintam… quem ouve é o iPhone e não o relógio. O que tinhas era um “botão” para chamara a aplicação no telefone e que depois te mostrava o que estava a tocar.
No caso do Android Wear é o relógio que ouve a música.
Se é isso tens que corrigir o post – o que lá está escrito é:
“Bastará agora lançar a aplicação directamente do relógio e colocá-lo a ouvir. O Shazam passa a usar o microfone do smartphone e assim detecta a música” 🙂
E corrigido está. O mérito a quem o tem!
Essa descrição está desactualizada.
Confirma-se que o Shazam para o Apple Watch usa o microfone do relógio, testem vocês mesmos.
E testámos… Foi dada a ordem num Apple Watch e lá se viu o iPhone a mostrar o indicador que estava a ouvir!