Pplware

O que está a Apple a preparar na primeira actualização do Watch?

Com um mês de vendas, o Apple Watch já provou ser um caso de sucesso para a Apple e para o mercado dos smartwatches. Depois de anos em desenvolvimento, a Apple conseguiu apresentar uma peça quase perfeita, mas que precisa de algumas melhorias.

Ciente dessa necessidade, a empresa estará já a tratar da primeira actualização quer do hardware quer do sistema operativo, o Watch OS, que permitirá uma ainda maior integração com o iPhone e até com outros equipamentos da Apple.

Toda a informação que existe é ainda muito incipiente e sem qualquer tipo de confirmação, mas as fontes que as colocaram disponíveis são de elevada confiança e já no passado se mostraram fidedignas.

Mostram que a história do Apple Watch está apenas a começar e que este será um dispositivo que terá um lugar de destaque na Apple e também junto dos seus utilizadores.

A primeira nova funcionalidade que se espera venha a surgir no Apple Watch é bastante conhecida nos restantes equipamentos Apple. Designada por Find My Watch, dará aos utilizadores a capacidade de encontrar o seu relógio em qualquer lugar, da mesma forma que o fazem já com o iPhone ou com qualquer Mac.

Esta funcionalidade pode, à semelhança do que acontece com o iPhone, garantir aos utilizadores uma maior segurança e o bloqueio remoto do seu Watch, resolvendo algumas das questões levantadas recentemente.

Para além de poder encontrar o seu relógio, a Apple quer ainda dar a este dispositivo a capacidade de alertar os utilizadores sempre que estes se esquecerem dos seus iPhones, através de uma vibração ou de um alerta luminoso.

Há algumas dúvidas se a Apple conseguirá implementar estas funcionalidades apenas com novo software, uma vez que poderá ser necessário usar chips wifi diferentes dos que se podem encontrar actualmente no Watch.

Uma das novidades que deve surgir de imediato é um monitor de pressão sanguínea e um monitor da qualidade do sono, algo que a Apple espera conseguir criar com o actual hardware presente no Watch.

Outras novidades que se esperam que surjam na segunda versão do Apple Watch, estão relacionadas com a saúde e com o fitness. A Apple quer melhorar o leitor de ritmo cardíaco e criar alertas sempre que este se eleve.

Há no entanto algumas questões legais sobre a regulamentação deste tipo de dispositivos e por isso a Apple poderá ter de aguardar mais algum tempo antes de a lançar.

Para um futuro ligeiramente mais distante, a Apple quer ainda criar mecanismos de leitura dos níveis de oxigénio no sangue. Há um plano bem definido pela Apple para a introdução de novidades nesta área que vão ocupar alguns anos do desenvolvimento do Watch.

A interligação do Watch OS com aplicações de terceiros é já uma realidade, mas a Apple quer levá-la ainda mais longe e passar a permitir a presença de pequenos widgets (supostamente chamados de Complications) e que vão dar informações adicionais ao utilizador, directamente da Watch face.

Fala-se que existirá já uma versão do Watch OS onde a integração com o Twitter é uma realidade e que mais tarde será aberto a outros programadores.

Por fim vem a pretendida integração do Watch com a nova Apple TV. A Apple quer que este passe a ser o controlo preferencial da sua box e que, em conjunto com o novo comando, tudo possa ser controlado por ali.

Há ainda muito que a Apple pode fazer e que tornará o Watch muito melhor. Para já deve limitar-se a resolver alguns dos problemas iniciais que surgiram e que acabaram por ofuscar o seu sucesso.

via 9to5mac

Exit mobile version