PplWare Mobile

Apple ganha mais de 260 dólares em cada Watch que é vendido

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Nunes says:

    Estas avaliações são sempre ridículas quando tentam fazer crer ser o custo real para a Apple! E a própria a Apple já disse em diferentes ocasiões que a maioria destas análises estão longe dos valores reais! Basta olhar para o caso do iPhone… a ter as margens que estas empresas dão a Apple teria lucros muito maiores aos que obtém!

    “Esta diferença de custos de produção e preços de venda ao consumidor é normal nos produtos da Apple, mas por norma a percentagem de diferença é bastante inferior ao que agora foi aplicada ao Watch.”
    A Apple já disse que as margens do Watch são inferiores à média dos outros produtos que vende

    • Nunes says:

      Sendo a margem média para os produtos da Apple cerca de 40%, isso quer dizer que o Apple Watch mais barato [$349] custa no mínimo 210 dólares à Apple actualmente.

    • ptpedropt says:

      que topico inutil.. vou abrir aqui um sub-topico
      isto sem iphone serve para quê?…

      • Nunes says:

        E para que serve o Android Wear sem um telemóvel!? Ou para que serve tanta outra coisa!

        • ptpedropt says:

          exacto, a gente sabe que é igual aos outros, mas não percebeste a pergunta.. eu estava a referir-me só ao apple watch não aos smartwatchs em si.. porque já começam a aparecer os primeiros que não precisam de um smartphone e aqueles que precisam pode-se usar um charuto..
          mas o que eu queria mesmo saber neste smartwatch é o que a maioria das pessoas (aquelas que o compraram) vão fazer, quando descobrirem que precisam de ligar um iphone, para usar todas as funcionalidades..

          então.. isto sem iphone serve para quê?

          eu coloco já aqui uma:
          -ver horas

          • Nunes says:

            Não é igual aos outros, tem semelhanças e diferenças nas funcionalidades… E como qualquer produto as pessoas devem questionar se tem utilidade!

            ” quando descobrirem que precisam de ligar um iphone, para usar todas as funcionalidades..”
            Se não sabem à partida que é preciso tb ter um iPhone para fazer uso completo de todas as funcionalidades, é porque não prestaram atenção à informação que está na página onde fizeram a compra… Mas ao contrário do que deves estar a fazer crer, há várias funcionalidades que não necessitam de manter um iPhone por perto – não é só ver as horas

          • FG says:

            Esses que não precisam de telemóvel são umas batatas, sem utilidade (cardio, sem câmera, apps, etc..) são uma utilidade, e é preciso pagar todos os meses por um cartão gêmeo a operadora, por fim, não prestam, porque com uma bateria tão pequena para também tratar do telemóvel, não aguentam nada…

          • 0xCA 0xFE 0xBA 0xBE says:

            Ai é?

            Então compra um desses que dão para fazer chamadas… já que ninguém os compra…

      • Mrsz says:

        Quem é que não tem um iPhone?

    • Mrsz says:

      +1 ridículo

      Se o Apple Watch custasse $80, então porque é que não há mais nenhum smart Watch de jeito?

      Por preço nenhum?

      Estavam todos à espera que a Apple lançasse o seu relógio, para fazerem o costume: desmontar, copiarem, fazerem uma caixa parecida, mas não exactamente igual, e venderem…

      Quem tem o mínimo sentido crítico, sabe que um relógio desses não custa só $80 a ninguém.

      Mas os Apple Haters gostam de se enganar a si próprios, é o custume, se não quisessem ter, nem abriam o link.

    • Sergio J says:

      Na universidade sempre aprendi que as empresas de produção em massa tem percentagens esmagadas. O lucro advem da quantidade. Os meus colegas que trabalham em multinacionais na area confirmam esta tese.
      Além dos custos apresentados faltarão todos os outros custos. Desde o desenvolvimento; marketing; garantias; operacionalização; logistica e todos os intervinientes desde o transportador até ao vendedor.

      Imaginemos que ganham 200€ num iphone. No primeiro trimestre venderam 60 milhoes. Isso daria 2400 milhoes num trimestre. Dá uns 8-9 mil milhoes num ano. Agora coloquem isso com as margens que dizem que eles tem e vejam o absurdo que não seria.

      • Nunes says:

        A maioria das empresas de produção em massa realmente compete com base no preço de venda. A sua escala de produção permite-lhes reduzir o peso dos custos fixos facilitando a redução das margens brutas! Muitas vezes, no entanto, na competição pelo preço acabam por cortar tb na qualidade do produto!
        Mas as empresas não são “obrigadas” a fazer isso se conseguirem ter outras formas de competir que não seja com base no preço.
        No entanto, o que quis mostrar é que este estudo não apanha todos os custos de produção. Nem sequer estou a pegar nos custos de desenvolvimento, marketing, garantias, que entram nos custos operacionais!

  2. Sergio Gomes says:

    Até pode ser 1000 dolares de lucro, que isto não muda nada para mim. Não irei comprar este objeto inútil.

    • Mrsz says:

      Sim, manda uma carta para a Apple para deixarem de fazer.

      Ou manda uma carta para o pplware para deixarem de fazer notícias sobre o Apple Watch e começarem a fazer sobre o que te interessa…

      • Vítor M. says:

        Mas aí vai ter de mandar para todo o lado… desligar a TV, desligar o rádio, não ler jornais… que chatice!

        • Mrsz says:

          Pronto… Agora que já disseram que é uma roubalheira, já não precisam de falar mais mal dele, já que quem o compra já foi informado que não vale a pena, pois não vale nem metade do que custa. Só lucro para a Apple!

          Aliás, peguem nos 399€ e façam uma tatuagem full sleve. No fim, paguem só a tinta ao tatuador!

        • Sergio Gomes says:

          TV, radio e jornal têm muito mais valor que uma Apple watch.

  3. André Alves says:

    ” Uma avaliação mostrou que os componentes e a mão de obra usada para do Apple Watch não custou mais de 84 dólares, mostrando ficar bem longe dos 350 dólares por que é vendido.” e é assim que funciona na Apple: praticam preços exorbitantes a coisas que valem muito menos. É assim que a Apple é a que tem maiores lucros…

    • Nunes says:

      O custo anda à volta dos 200 e poucos dólares.

      • Mikes says:

        Isso é o iphone.

        • Nunes says:

          Faz as contas!
          A Apple já indicou que as margens que tem com o Watch são inferiores à média dos seus produtos. Isso significa que as margens brutas [custos de produção/venda] são inferiores a 40%.
          Logo o custo de produzir, embalar, enviar e poder vender o produto é superior a 60% do preço de venda sem impostos, o que dá no mínimo 210 dólares. E a isso ainda falta somar custos fixos associados, garantias, marketing, etc!
          Quanto ao iPhone, mais uma vez estás errado! Limitas-te a pegar mais uma vez noutra avaliação que não tem em conta uma parte significativa dos custos. O custo médio de “produção” dos iPhones para a Apple ronda os 310-320 dólares [em 660 dólares].
          Se fosse como dizes isso implicaria que os lucros da Apple seriam cerca de 50% superiores ao que são na realidade!

        • Carlos says:

          Não queiras saber mais que este mestre. A Apple ja informou, não les te??

          • Nunes says:

            Podes trollar à vontade que a Apple já deu mesmo algumas informações sobre a questão das margens de lucro do Watch!

  4. luis rocha says:

    Não me supreende. Nem o quero, sendo inútil e caro!….
    Seria melhor estar à venda na China. lol

  5. miguel says:

    só 260? Deve ganhar 300$ por cada um. Existe pessoal mesmo nabo para dar tanto dinheiro por algo que da horas e que precisa todos os dias carregar.

    • Nunes says:

      Sim, sim! E existe tb pessoal que acredita em tudo o que lê sem uma ponta de sentido crítico! Estes valores apresentados estão muito longe da realidade, e não no sentido que imaginas!

  6. Marco says:

    E os custos de desenvolvimento?

    • rmcrys says:

      Que custos (especiais)? O hardware não é nada novo, é “juntar” as peças à lá chinês. De resto os únicos custos realmente importantes serão os de design (também não perderam muito tempo), tratamento do metal/plástico, e o que na Apple já não precisa introdução: marketing.

      De resto o hardware é simplório, e o ecrã não sendo redondo menos complica a vida. A Apple vende por moda e design, não pelo que investiu. Nos primeiros anos do iphone, sim investiu imenso: materiais, hardware e software muuuuuito acima da concorrência. Nos últimos anos é “só fachada”

      • Mrsz says:

        Juntar peças à lá chinês é o que a Samsung faz, por isso é que são feios, ninguém gosta e não funciona bem, não resolvem problema nenhum.

        Eles próprios admitiram que iam esperar pela Apple para copiar por eles.

        • Balmer says:

          Ainda assim a Samsung pós cá fora N peças de smartwear primeiro e, surpresa, no final até nem se saíram muito mal (Pelo menos tendo em conta que a Apple ficou muito aquém das minhas expectativas com este produto).

          Claramente isto não falamos do “são feios”, “ninguém gosta” ou “não funciona bem”, porque iFans como tu a defender a Apple não precisamos, já que não sabem olhar para os dois lados com os mesmos olhos de critico, ou no mínimo ter de facto conhecimento do que falam em vez de mandar postas de pescada.

          • Mrsz says:

            Muito aquém das expectativas?

            É só o primeiro smart watch decente!

            Isso só pode ter sido dito por um iHater, porque o Apple Watch está a anos luz de qualquer “concorrente”, nem tem comparação…

            O que a Samsung pôs no mercado não passam de brinquedos, é muito depois do primeiro “protótipo” da Apple, com o iPod nano quadrado em 2010…

            Ao menos esse tinha uma interface a cores, relógios animados, e dava para mudar a bracelete!

            E desculpa, relógios de plástico são para criança ou relógios 100% dedicados a desporto (tipo g shock)

          • Carlos says:

            (não tem qualquer smartwatch)

          • FG says:

            Comparar os relógios da samsung, que foram a anedota de 2013, com o Apple Watch, é mesmo de quem não sabe o que fala…

        • Carlos says:

          Ainda assim a samsung produz para a Apple.

    • Nunes says:

      Mesmo excluindo custos de desenvolvimento e operacionais, o custo para a Apple é bastante superior ao valor que esta análise apresenta, no mínimo será 210 dólares!

      • Marco says:

        imagino que sim, mas daqui a pouco vão aparecer por aqui uns comentadores a dizer que é um roubo e não sei mais o quê, mas esquecem-se q existe custo de desenvolvimento, de logística, etc.

        • Afonso says:

          os de “15€” do chinês/imitação também passa por esse processo

          • Nunes says:

            os “de “15€” do chinês/imitação” não demoram 3 anos a ser desenvolvidos e nem têm metade da funcionalidade e qualidade!

        • Balmer says:

          Sim, o que dizes tem toda a razão, houve custos (e ainda os há) que têm de ser abatidos, logo o valor ganho por unidade vendida não é puro lucro.
          Não altera no entanto o facto do custo de produção do produto ser baixo.
          Tens aqui o senhor Nunes a insistir nos 200~210 dólares, mas isso é um número que ele está a tirar do bolso à pressão porque certamente não foi dito pela Apple.

          • Nunes says:

            @ Balmer
            há poucos dias na apresentação dos resultados trimestrais, o próprio CEO da Apple indicou que no próximo trimestre as margens brutas da empresa seriam afectadas negativamente por causa do Apple Watch, que as margens do Watch seriam inferiores à média dos produtos da Apple.
            “Watch gross margins for the current quarter that we’ve included in the guidance that Luca’s provided in the aggregate, are lower than the company average”
            Isto implica que a margem bruta é inferior a 40%, o que por sua vez implica custos superiores a 210 dólares para um aparelho de $349, a que soma outros custos.

            O CEO comentou inclusivamente sobre como as empresas que fazem estas análises ficam tão longe dos custos reais.
            “And I’d also say, generally there’s cost breakdowns that come out around our products that are much different than the reality. I’ve never seen one that is anywhere close to being accurate.”

            A própria avaliação que é aqui mostrada tem uma nota em que indica que o custo apresentado não entra em conta com vários custos de produção e de operação.
            “The IHS Technology analysis does not include logistics, amortized capital expenses, overhead, SG&A, R&D, software, IP licensing and other variables throughout the supply chain such as the EMS provider”

  7. João says:

    Não admira, com os defeitos que tem…

  8. DG says:

    Efectivamente uma grande diferença no entanto este é o resultado de grandes investimentos e pesquisas, todo o projecto em volta o Apple Watch que levou a este resultado final também tem um custo que tem de ser considerado e o consumidor não se importa de pagar um valor elevado porque sabe e confia que leva um produto de primeira qualidade.

  9. Benchmark do iPhone 6 says:

    “Uma avaliação mostrou que os componentes e a mão de obra usada para do Apple Watch não custou mais de 84 dólares”

    Qual é a linha da mão de obra? O que está no quadro, como é é habitual nestes casos, são os custos das componentes identificáveis. Se estiverem todos e os preços forem à porta da fábrica (custos de transporte a cargo do fornecedor) falta ainda o que a Apple paga à empresa que faz a montagem (que incluirá o que o fabricante paga à sua mão de obra, outros custos e o seu lucro).

    Isso é que daria o custo de fabrico, a comparar com o preço de venda (sem impostos) e a usar para determinar a margem bruta de venda.

    Mas, além do custo de fabrico há que determinar as despesas de investigação e desenvolvimento, comercialização e marketing e despesas gerais da Apple que são afectadas/imputadas ao Apple Watch. Considerando estes custos operacionais é que se determina o lucro operacional – que é o que realmente interessa,

    Estes quadros, que também aparecem quando sai um iPhone (das outras marcas não me lembro de ter visto) em que parece que se vai ao Aki comprar as peças que estão nas prateleiras e se vão pondo num saco de plástico, sacode-se o saco e já está – eis o Apple Watch, são para rir.

    • Nunes says:

      o engraçado tb é que ainda há poucos dias os analistas ficaram desapontados por a Apple indicar que as margens brutas para o Watch iriam ser inferiores à média! A Apple chegou mesmo a comentar como este tipo de análises ficam tão longe dos custos reais…

    • Hugo Teixeira says:

      não teria dito melhor 😀
      Qd aparece ai o custo de um samsung, huawei, etc … , só do hardware para se comparar 😀

    • LP says:

      “das outras marcas não me lembro de ter visto”
      Não precisas de procurar muito.

    • Stako says:

      Concordo contigo…

      É do caraçaãs como a apple funciona de maneira diferente de todas as outras, é do genero quanto mais caro mais as pessoas querem lol os chamados bens de luxo…

      • Mrsz says:

        Como queiras…

        Aparentemente estão a vender mais relógios que aqueles que conseguem produzir, tanto que há gente na fila de espera.

        Já os “muito bons” Android, a 100€ e menos, ficam na prateleiras e ninguém os quer…

    • int3 says:

      Concordo. Este tipo de analises a baseadas só no hardware é simplesmente ridículo… por exemplo:
      Um CPU intel custa muito dinheiro mas a nível de material não deve custar mais que 20€ e a montagem é automática e rápida….

  10. joao says:

    lol entao mas o que é caro é que bom, nem que para ser caro se tenha que meter uam boa margem de lucro… e depois as crianças fazem turnos de 24h de trabalho para ganhar uma miseria… ou seja os escravos nao ganham nada e os tolos la vão dar porradas de €€€ por coisas assim para encher os bolsos aos gatunos….
    enfim… humanos …

  11. Pedro says:

    contínuo sem perceber a necessidade das pessoas defenderem os grandes custos da empresa….logística, desenvolvimento etc…têm alguma coisa a justificar a vocês mesmos? compraram um?
    temos é de defender os nossos direitos como consumidores, qualquer dia metem o equipamento mais caro, e depois dizem que o aumento e porque o armazém é mais caro, e tem mais uma porta de segurança o e aumenta is custos. sejamos realistas…quem quer dar dá…. agora não justifiquem empresas quando estas usam os preços a seu belo prazer. assim não vamos lá….somos apenas meros bonecos.

  12. ricardo says:

    Não e preciso ficares chateado com estas investigações benchmark.. São a realidade. E as pessoas so se forem burras e que não percebem isso. Daqui a pouco a Apple ganha 5 dolares por cada Apple watch vendido. Enfim. Quando se tem uma pala e assim. So se ve numa direcção. Não tenho iphone, ja tive. Mas se quisesse comprar este Apple watch iria precisar de um iphone. Ou seja ele não só custa 350 dólares por ai, que ainda tenho que gastat mais 800 num iphone. Porque não posso ter um Samsung, um relógio da Apple, e uma televisão Sony, e poder usufruir dos 3 equipamentos com a mesma interacção? Porque e que tenho que ter um relógio Apple, um telefone Apple e uma Apple tv? Não sentem que estão num mundo a parte, onde vos limitam ao resto do mundo. Parabéns a Microsoft por estar a querer unir tudo. Essa limitação não devia existir.. E condicionar o utilizador.

    • Nunes says:

      “.. São a realidade”
      se são a realidade como é que todas as outras análises do género ficam longe dos custos reais. Se são a realidade como é que a Apple já disse que as margens de lucro do Watch são inferiores às dos outros produtos, ao contrário do que a iSuppli diz!?

    • rmcrys says:

      Opino no mesmo sentido, mas muita gente sente a Apple como um clube exclusivo -como se praticamente qualquer pessoa não pudesse ter- e daí que é quase uma religião. Daí eu preferir um bom Android/Windows, porque tenho as vantagens dos outros SO e ainda outrem exclusivas, e muito mais liberdade.

      Eu valores dessa dimensão (>3 centenas de euros) nunca na vida daria por um aparelho com os dias contados. A bateria não sobrevive a mais de 2 anos (a ser simpático), na altura ainda dará para substituir (mais umas dezenas de euros em cima), mas passado 6-7 anos ficam com um pedaço de metal inanimado nas gaveta.

      Um relógio “standard” tem sempre arranjo e é uma jóia quase imortal. Pode ter sucesso, mas é mais lixo electrónico caro.

    • Johnny says:

      Não podia concordar mais consigo … felizmente não sou o unico a pensar como o Sr. À que globalizar a tecnologia e não isolarem-se. O que se pretende é unir as marcas …. que possam interagir entre si.

    • Mrsz says:

      Porque é que eu não posso ter uma tv Samsung é um telemóvel Apple?

      Porque é que eu não posso ter um iPhone e um Galaxy Gear? É que relógios como o Pebble funcionam nos dois, porque usam API standard para funcionalidades standard Bluetooth (que incluem acesso aos contactos, pulsação, mensagens, notificações, acesso à internet, fazer telefonemas, etc…?)

      São opções que tens de tomar, assim como tomas quando compras uma smart tv Samsung e não uma Apple TV, que se pode ligar a qualquer ecrã que tenha HDMI.

      A Apple faz o mesmo, e é impossível este relógio funcionar sem iOS, porque um sistema operativo interliga-se com o outro… simplesmente só funciona da maneira que funciona com o telemóvel e o relógio a funcionarem como um todo.

      O Apple Watch faz mais coisas dentro do ecossistema que anulam a compatibilidade com outros telemóveis que o Gear da Samsung…

      Por exemplo, eu estou no instagram, ligo o iPhone, e aparece-me um atalho para o instagram.

      Ou estou na app de mapas no iPad, e aparece-me no relógio as indicações para a rota que escolhi.

      Ou recebo um mail no relógio, abro o Mac aparece-me um atalho para abrir esse Mail, e por exemplo, responder…

    • int3 says:

      Por muito que goste dos produtos da apple e de ter um iphone e um macbook pro retina, eu dou-te razão e concordo contigo nisso. Mas é a política deles para manter a qualidade. Isto debate-se há muito tempo…

  13. Silva says:

    Gosto de ver quando aparece sempre os advogados do diabo, a proteger empresas do coração. Quando na realidade são comidos pelas mesmas. Até fico comovido. E fazem contas, prognósticos, estudos de rentibilidade, futurismo financeiro, gestão de crises, xiii sei lá que mais. Uns crânios é o que são. Génios perdidos ou subaproveitados. As multinacionais devem se rir a brava com comentários semelhantes.

  14. LP says:

    Alegrem-se iFans! Assim a Apple pode continuar a anunciar lucros recorde mesmo com menor quantidade de produtos vendidos!!
    Eu por mim prefiro comprar a preço de custo ou de preferência por um preço inferior ao de produção, mas isso sou eu.

  15. João says:

    eu já comprei 2

  16. Mrsz says:

    Eu acho que $80 é muito…

    O relógio pesa 30 gramas ou o quê… 30g de alumínio ou plástico, ou óxido de silício (vidro), não podem custar $80!

    A verdade é que é o primeiro smart Watch decente, até agora já saíram muitos, mas nenhum funciona como se espera de um aparelho que faça tudo o que é possível no pulso, como o Apple Watch. Os fanboys do Android estão INVEJOSOS como não há mais! Porque sabem (mas preferem ignorar) que não há nada no mundo Android que se compare nem tecnicamente, nem em termos de sofisticação (mesmo depois de meio ano de mercado), e esteticamente não tem nada igual…

    • Soares says:

      Enfim. E vais dizer que não és fanboy da Apple? ou dos produtos da Apple?
      Apenas digo, placebo.

      Eu próprio já usei iPhone, não vou dizer que são maus, mas também só o tive por ser em segunda mão, nunca iria gastar 400€ (ou mais) sabendo que existem aparelhos superiores e por menos preço.

      Atenção que não me refiro aos smartwatchs, porque esse tipo de aparelhos já existem à bastante tempo, aliás quando fui ao Japão em 2008 vi uns quantos “mobile phones watches” à venda por uns 100€ (não, não era necessário telemóvel para aceder a funcionalidades do aparelho).

  17. Zé Maria Arrentel says:

    Apple, nós se tivéssemos no mesmo ramo de negócios e outros fabricante s, faríamos o mesmo que eles fazem. Aproveitaram o sucesso do iPhone e a partir dai tentaram capitalizar. Tableta, smart watches etc são desnecessários mas porque é caro há prestiGio a perseguir

  18. Abécula15 says:

    Escândalo 🙂

  19. MarioM says:

    A Apple ainda tinha de me pagar para usar isto.

  20. jose says:

    Não se esqueçam que também pagam a ideia geral do reloógio e o próprio software, nao é tudo tão linear como umas simples peças

  21. JN says:

    Qualquer dia aparece um kit no ebay que vem da China para montarmos em casa…

  22. David says:

    Foi falado em tantos custos, desenvolvimento, marketing, das peças, etc etc…mas esqueceram-se dos custos do pós-venda, onde numa avaria, recebem outro completamente novo! tal como um iPhone que numa avaria a marca substitui! isso é também um custo para a marca, seja ela qual for!
    Atenção que não estou a defender a marca, contudo dou preferência a Apple, sendo que por exemplo um Samsung é completamente desmontado substituída a pela e montado, pelo menos até ao Note 4 era assim, o S6 não sei. O iPhone é substituído, sendo que tenho alguns conhecidos que pelo home button tiveram equipamentos novos! Contudo são políticas.
    Alguns smartwatches funcionam em várias plataformas, contudo quem é fã Android/iOS irá optar sempre pelos produtos completamente compatíveis, e os restantes sempre que sair um telemóvel android de jeito podem usar, e se por ventura ficarem decepcionados podem sempre regressar ao iPhone ou vice versa!

  23. Bruno says:

    Caros,
    83,7$ em hardware, não é nada de especial para um preço de venda de 349,00€
    Ora;
    IVA – 65,26€
    283,74 sem IVA.
    Software – sim o iOS custa mão de obra. $$$$$ vencimentos americanos do tipo, todos juntos deste forum por dia…
    Nesta altura do desenvolvimento do iOS, calculo perto dos 8KK$, face a vendas previstas cerca de 100,00$ unidade de software.
    Temos 183,70$, á saída da CHINA.
    Custos de markting, transporte, e os 30% da dona… Acho até que estes meninos estão a apostar muito neste equipamento.
    O bem haja para todos do forum… Mas inovação… custa $,

    Bom fim de semanas a todos,

  24. Sergio Gomes says:

    Repito:
    Apple Watch = objeto INÚTIL

  25. Paulo says:

    Eu acho que esta gente devia por o DINHEIRO onde põe a boca!

    Acham que os preços estão bem? Encomendem/comprem um quando poderem…

    Acham que a Apple é uma roubalheira, a verdade é que, mesmo assim, vendem mais que o resto todo junto! Então comprem acções da Apple, se faz favor, já que a Apple é uma empresa detida a 100% por acções, é isso que devem fazer.

  26. Dc says:

    Homem que é homem usa relógio a sério

  27. O CHINÊS says:

    Porque é que não fazem como eu que comprei um smartwatch por USD 68,31 de marca chinesa fabricado no mesmo país onde são fabricados todos os outros smartwatch de marcas caras, mas há muitos mais nesta loja online deixo aqui o link.
    http://www.everbuying.net/

  28. JP says:

    bem eu não tenho iphone!!!! mas já gastei dinheiro em telemoveis que dava para comprara dois iphones!!!! e esta meus amigos, é boa não é…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.