Sony Xperia XA Ultra – Gigante com ecrã de 6″ e câmara de 16MP
No meio dos rumores onde "era certo" que a Sony iria matar a sua linha de smartphones, esta acaba de anunciar um novo smartphone Xperia. O Xperia XA Ultra está a ser anunciado como o telefone para a "perfeita selfie nocturna".
Este novo phablet da marca nipónica traz uma poderosa câmara frontal de 16 megapíxeis, sensores de pouca luz e estabilização óptica de imagem, para que as fotos não saiam tremidas.
Sim, leu bem, estávamos a falar da câmara frontal. Esta máquina está a apelar à selfie e para isso traz estes argumentos. Contudo a câmara traseira é formidável, pois os seus 21.5MP também não são nada de ignorar.
Além disso, este equipamento traz suporte ao controlo por gestos, quer isto dizer que o utilizador pode, por exemplo, acenar com a mão na frente da lente e isso irá iniciar um temporizador do obturador.
Mas este Xperia XA Ultra é só "fotografia"?
Não, claro que não, embora o seu trunfo principal seja a imagem. Para isso a Sony equipou-o com um ecrã "gigante" de 6 polegadas. Para que o utilizador não fique a pensar que tanto ecrã vai drenar a bateria em poucas horas, a empresa anunciou que este equipamento terá autonomia para dois dias.
A bateria é de 2.700 mAh, é verdade que não é "enorme", mas graças à optimização do equipamento, tudo parece "consumir moderadamente". A par disto, o novo Xperia traz um carregador rápido que acompanhará o smartphone, permitindo-lhe obter 5,5 horas de duração da bateria com apenas 10 minutos de carga.
Enquanto a Sony anunciou anteriormente Xperia X e Xperia X Performance como trazendo especificações topo de gama, o XA Ultra irá impressionar com as suas câmaras e o seu grande ecrã. Dentro bate um coração de oito núcleos, um processador MT6755 da MediaTek e vem com apenas 3 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, que é expansível via cartão microSD para 200GB.
Sony Xperia XA Ultra ataca mercado do HTC Desire EYE
Não é um lançamento inocente. Este equipamento tem um mercado bem dirigido, não sendo um poderoso equipamento, em termos de especificações técnicas do seu "motor"vem, contudo, equipado para dar luta num segmento que muitas marcas têm apostado, nas selfies. A HTC está a ser visada, até porque o lançamento do HTC Desire EYE, que traz uma câmara frontal de 13MP foi o primeiro ou dos primeiros a desafiar este nicho de mercado.
Mas e o iPhone 6S ou o Galaxy S7?
Embora tenham apostado na qualidade das câmaras, não foi na câmara frontal onde depositaram a sua maior atenção. Ambos ficaram-se nos 5MP e toda a sua grande publicidade está vocacionada à câmara traseira ou principal onde foi, sem dúvida, a grande atracção quer de um quer de outro modelo nas suas respectivas apresentações, deixando claramente o nicho das selfies para outros players.
Mas esta nova gama o que poderá significar?
O lançamento do XA Ultra dá peso aos rumores de que a a Sony estará a abandonar as séries C, M, e possivelmente a série Z. Isso não quer dizer que a empresa vá abandonar a produção de dispositivos de entrada de gama e mesmo a de gama médias, o que quer dizer ou poderá apontar é que irá concentrar na gama X vários dispositivos que preencherão esses segmentos de preço.
Qual será o preço do Sony Xperia XA Ultra?
Esse ponto a Sony ainda não divulgou. Não há nenhuma informação oficial sobre o preços para o Sony Xperia XA Ultra, contudo, este smartphone estará disponível a partir de Julho em mercados selecionados.
Este artigo tem mais de um ano
Parecia tudo muito bonito até ler 2700 mAh e Mediatek…
Actually o M5 já está equipado com um Mediatek (Helio X10). O C5 que não experimentei tem o MT6752 mas ambos estão onde deve estar no que toca a performance, Mid Range. Perfeito para não se gastar uma fortuna e ter um ecrã decente, boa camara e à prova de água (M5 apenas).
Suponho que este venham subsituir o C5 que por si já estava abaixo do M5 em performance. Também era mais barato.
6″ – 2700mAh – 2 dias?
Ver para crer 🙂
tem de estar mesmo muito otimizado.
era uma grande evolução
sem utilização só em standby.
isso é com ecra desligado e modo avião, mas hoje em dia qq android faz mais de 15dias de bateria…desde que o tlm permaneca desligado
E está muito bem optimizado, tenho 5” de ecrã com 2400mAh e dura 2 dias a jogar RR3 e este jogo não é própriamente simpático com a bateria. Em uso normalíssimo e comum, ir ao browser, um gps aqui e ali, mensagens constantes e chega aos 3 dias. com 6horas de ecrã ligado.
Não convém é quem tenha gerações anteriores aos X irem a correr para o android 6 porque a magia do Sony Stamina desaparece. Também não convém dar muitas permissões ao Stamina senão também não vale a pena.
Ser android, ser sony, mediatek, bateria 2700…4 dealbreakers num só aparelho..o objectivo é oferecer ao filho do presidente da sony? Esse deve usar iphone se for inteligente..
Off-Tópic
Yorn X 5GB para maiores de 25 anos até 15 de Junho
Juro que quando olhei para o título da notícia li “Sopeira” e não “Sony Xperia” !
Não discuto com um maluco, que arrastas-me até ao teu nível, e depois vence-me em experiência…
Lindo!! 😛
Finalmente, já chega da chinocada que aparece por aqui.
Xperia com Mediatek?! Devem estar mesmo mal…
A sony ainda tá viva no smartphones??
Sempre as mesmas coisas que seca
Loooool, queres ver que os outros são diferentes. Atualização do Iphone 6S, melhor camara, melhor processador e mais RAM, Samsung igual, HTC também, aliás, eu não vejo em muito o que podem inventar mais, talvez um telemovel que faça o almoço e o jantar, isso é que era.
Compreo o telemóvel a bateria só deu 12 a 15 horas é normal ou é defeito do telemóvel?