Smartwatches: Posso confiar para avaliar a frequência cardíaca?
Hoje em dia há gadgets para quase tudo. No que diz respeito à saúde, temos equipamentos de avaliação bastante completos até a um simples smartwatch ou pulseira fitness que nos pode já fornecer um conjunto de valores interessantes a este nível.
Mas, no caso dos smartwatches, será que podemos confiar nos dados fornecidos? Conheça os dados de um estudo recente.
Quem hoje pratica desporto, especialmente corrida, bicicleta, natação, etc, é comum ter um smartwatch ou pulseira fitness para avaliar a sua performance, mas também para obter dados do corpo, em especial a frequência cardíaca. Mas será que esses dados são precisos?
Um grupo de investigadores submeteu a testes quatro dos dispositivos mais populares do mercado nesta área: o Apple Watch, Mio Fuse, Fitbit Charge HR e Basis Peak. De acordo com os resultados, o Apple Watch e o Mio Fuse foram os mais precisos, sendo que os valores foram muito idênticos aos obtidos por um electrocardiograma.
O Fitbit Charge HR conseguiu obter uma precisão de 84%, enquanto o Basis Peaks foi o que obteve a marca mais baixa (83%).
O teste foi realizado em 50 voluntários e, como referido, os resultados obtidos através dos smartwatches foram posteriormente comparados com os de um electrocardiograma. Outra das conclusões do estudo é o facto da precisão dos dispositivos diminuir quando o esforço é maior. A partir das 130 pulsações por minuto é muito importante que os equipamentos de avaliação sejam o mais precisos possível.
Se é utilizador deste tipo de gadgets então o melhor mesmo é tomar esses valores como de referência. Se pratica desporto a um nível médio/elevado nada melhor que realizar regularmente exames médicos e fazer provas de esforço.
Mais informações sobre este estudo podem ser consultadas aqui.
Este artigo tem mais de um ano
E o Polar H7 que aparece no quadro ??
O Polar H7 é um sensor para banda peitoral: https://www.polar.com/pt/produtos/accessorios/H7_sensor_de_frequencia_cardiaca
Julgo que está no quadro para servir de referência aos restantes produtos, pois é muito preciso.
Já agora, fica a informação que transmite simultaneamente por Bluetooth 4.0 (BLE) e 5Kz (relógio, outro equipamento). Utilizo e é realmente bom.
Cumps
Exacto, focamo-nos nos smartwatches.
Foste tu que fizeste o artigo, não foste Pedro Pinto? Da para perceber, logo pela escolha de imagens 🙂
Uso o fitbit charge hr, estou muito contente. Não preciso de carregar todas as noites. Sou desportista. Mas claro, nada como a banda peitoral da polar para uma melhor precisao.
Vocês haters são pior que os fanboys! Querias que pusesse foto de um dos que ficou em último?? qual era a lógica disso? Claro que só podia por uma foto de quem venceu a comparação! E nada melhor que a Nike edition!
Pena não haver comparação com o Garmin Fenix.
Sendo um dos melhores no mercado.
E quem diz isso? A Garmin? LOL… desde quando é que uma empresa de vão de escada tem capacidade para competir com a Apple?
Estava tão bem remetido ao silêncio…
Claro, que maravilha da tecnologia, um cachucho de 500€ que não tem autonomia nem para um dia… Pera aí, mas é Apple, OK então é muita bom…
Olha outro que não sabe do que fala…
Não tem autonomia para mais, porque é um smartwatch a sério e faz muito mais que os que duram 5 dias…
Chamar “empresa vão de escada” à Garmin é que é uma afirmação de quem não sabe do que fala.
Garmin .. “empresa de vão de escada” — Obrigado Rui Miguel.. é sempre bom começar o dia com uma boa gargalhada 😀
agora vai lá tomar os medicamentos..
Mas que comentário ignorante. A Garmin é reconhecida mundialmente pela sua qualidade e precisão, sendo a marca mais utilizada por atletas profissionais.
Realmente, como já disseram acima, caladinho tinhas dito tudo.
E não fizeram testes a relógios mesmo de desporto como Garmin e TomTom. Os teste pouco minuciosos que tenho visto, dizem que são mais precisos.
“Dizem”…
Podem fazer uma review ao garmin vivosmart hr e o vivoactive hr, s.f.f. estou interessado em comprar um.
Temos o Garmin 735xt em testes neste momento 🙂
não há nada mais barato? 🙂
Bom e barato? Não conheço 😀
Amostra de 50 pessoas…
Por outro lado, seria importante comparar com instrumentos médicos utilizados normalmente para avaliação da frequência cardíaca, que não é o ECG, ou então por avaliação manual.
50 pessoas, achas que não chega?
A qualidade de uma amostra nem é determinada pelo número de pessoas…
91% é bem bom tendo em conta que é muito mais pratico ter um relógio que uma banda que temos de por e tirar e lavar de vez em quando, e carregar a pilha, etc.
Ao fim ao cabo, é só a medida da pulsação, claro que não é um teste de esforço com um electrocardiograma com cardiologista ao lado, ou mais a sério, um electrocardiograma com máscara VO2.
Como seria de esperar, o Apple Watch é o melhor.
91% é muito bom por uma coisa que se tem apenas no pulso.
Tenho um ritmo cardíaco de repouso de 65bpm. O que é muito bom para a minha faixa etária.
65 bpm é bom! 🙂
O meu 46 bpm. Sou jogador de futebol, e normal.
Gear S2
10 medições consecutivas – frequência cardíaca em repouso: 43 bpm +/- 2 bpm
Oxímetro portátil Philips VM1
frequência cardíaca em repouso: 44 bpm
Tenho 52 anos e pratico btt há 22 anos.
Cheers
Eu estou em baixo de forma, a medição é vista de vários dias, que o AW está sempre a medir, normalmente é menos, para os 60-62, mas 44bpm? Foge, você está mesmo bom ou isso foi em situações muito específicas.
Não é certamente do BTT, isso é para gordos.
Treino regular e intensivo em estrada durante a semana e btt ao fds. Eu meço 182 cm e peso 70 kg sendo a MG de 8,4%.
Durante o treino uso um Sigma Rox 10.0 e não o Gear S2!
Só estrada aqui 😉
Agradece ao teu apple watch essa saúde toda.
E o smartwatch Motorola Urban?
Gostaria de ver um teste é precisão do polar M600 alguma coisa para breve?
Ainda bem que toda a gente tem um “estudo personalizado do seu ritmo cardíaco” para poder ter alguma ideia do que lhe indica estes sensores.
É tão anos 90… mas pronto as pessoas vão na mesma na cantiga e gastam centenas de euros em aparelhos que apenas servem quanto muito para ter uma vaga ideia do nosso estado, e em esforço então perde toda a credibilidade…