Se precisar, a Samsung pode bloquear a sua Smart TV remotamente com o TV Block
Apesar de não ser visível, muitas vezes os nossos equipamentos estão a ser controlados remotamente, por várias razões. As provas disso são muitas e todos conhecem histórias onde essa situação já aconteceu.
Uma nova confirmação chegou da Samsung, com a marca a mostrar que pode bloquear remotamente qualquer uma das suas Smart TV. Fê-lo recentemente na África do Sul para dar resposta a um problema que aconteceu nos seus armazéns no país.
Qualquer Smart TV da Samsung tem presente uma função que poucos conhecem e que ainda menos usaram. Chama-se TV Block e permite à empresa coreana bloquear e inutilizar remotamente qualquer um destes equipamentos, sem a intervenção do utilizador.
Basta que a televisão seja ligada à Internet, algo normal nos dias de hoje, para que a validação e o bloqueio seja realizado. É uma funcionalidade em que apenas é necessário o número de série para que possa ser usada pela Samsung.
https://twitter.com/SamsungSA/status/1423674642443784198
Foi a própria empresa que recordou a todos na Internet que as suas Smart TVs têm esta capacidade. Surgiu na resposta a problemas recentes na África do Sul, onde a Samsung teve alguns dos seus armazéns assaltados durante motins que aconteceram.
Munida dos números de série das suas Smart TVs, a Samsung fez uso das capacidades das suas televisões e procedeu ao seu bloqueio. Desta forma garante que mesmo que não as consiga reaver, não podem ser usadas por ninguém e o roubo perde o seu propósito original.
Algo que a Samsung não revelou foi a forma direta como o terá feito. Sabemos que tinha presente informação sobre cada uma das televisões, algo que o utilizador não tem normalmente presente. Não se sabe também se qualquer um pode ativar esta funcionalidade.
Mesmo não sendo conhecida e anunciada pela Samsung, esta é uma excelente medida de segurança, quer para a empresa quer para os utilizadores finais. Protege uma Smart TV de forma simples, bastando ter o número de série para poderem agir.
Este artigo tem mais de um ano
Eles tem internet para poder ligar a TV? 🙂
Ao contrário do que nós muitas vezes somos levados a acreditar, a maioria dos países africanos tem internet e, no caso do povo urbano mais pobre, ou nas zonas rurais, particularmente entre os jovens, quase toda a gente usa o seu smartphone para aceder ao Facebook, etc. A maioria dos operadores de telefonia móvel dispõe de cartões de carregamento de saldo de dados, vendidos em todo o lado, até por miúdos na beira da estrada.
Aconselho leitura, pesquisa na internet e conversas construtivas com pessoas, tipo Professores. E descanso, muito descanso.
Um deles esta mesmo aqui a responder o seu desvairado delírio no qual é internet começa no provedor e toda ela acaba no seu quintal!
https://en.wikipedia.org/wiki/South_Africa
Basta que as TVs não sejam ligadas à Internet e funcionam perfeitamente.
Ou fazer como se faz com as consolas hackeadas, recorrendo ao bloqueio por DNS aos servidores da Samsung. O problema é descobrir quais são estes servidores
E por isso que deixei de comprar Samsung.. Estao armados em Apple, com bloqueios mais diversos, nós compramos os tvs e depois vimos determinadas funçoes tipo iptv, camaras samsung para skaype, de um dia pro outro bloqueiam!!! SAMSUNG EM MINHA CASA… NUNCA MAIS, FAÇAM O MESMO… XAIOMI é que esta a dar…MUITO BOM E BARATO…
Chinesas? É já a seguir! Era só o que faltava! Há mais mundo neste mundo cão.
“Desta forma garante que mesmo que não as consiga reaver, não podem ser usadas por ninguém e o roubo perde o seu propósito original.” 3…2…1… aguardando alguém descobrir um meio de contornar esse recurso.