Review: LG W2486L-PF – por uma causa justa!
A Ogilvy Portugal iniciou um projecto com a LG One, uma empresa recentemente criada ao nível internacional, para comunicar alguns produtos da LG em vários mercados, nomeadamente Portugal.
No âmbito deste projecto, o pplware.com foi convidado para se associar a esta causa por ser um site influente em diversas áreas, entre elas a da tecnologia/gadgets.
Assim, foi-nos dada a oportunidade de testar este produto, o ecrã LG W2486L-PF, existente no mercado e que será em breve oferecido por nós a uma instituição de solidariedade social. Uma das regras impostas pela LG que muito nos lisonjeia.
Esta nossa análise, como qualquer outra realizada anteriormente, será extremamente isenta e minuciosa, dentro dos parâmetros estabelecidos neste meio.
Características principais
O LG W2486L é o monitor premium Full HD mais fino do mundo. Foi concebido com tecnologia LED e tem um acabamento brilhante e elegante. Possui uma espessura de apenas 20 mm e apresenta um extraordinário rácio de contraste de 2.000.000:1 aliado a um tempo de resposta (GTG - gray-to-gray) de 2 ms num generoso ecrã mate (não brilhante, anti-reflexo) de 24 polegadas.
Tem um consumo estonteante de apenas 28W e, como interfaces de ligação, usa 1 x VGA, 1 x DVI e 2 x HDMI. Tem também uma saída de áudio 3.5mm para aproveitar o som transmitido pelo HDMI.
Bundle
Estando este monitor munido de diferentes interfaces, será de esperar que venha apetrechado dos devidos cabos de comunicação.
Na embalagem encontrámos:
- Cabo de alimentação
- Transformador
- Cabo D-Sub (VGA)
- Cabo DVI
- Fixador de cabo
- Certificado de garantia
- Guia de instalação rápida
- CD com manual, controladores e software
Não encontrámos, como seria de esperar, um cabo HDMI, embora este esteja indicado na página oficial como um acessório.
Aspecto e Design
Este monitor tem um toque especial e sofisticado. Acho-o extremamente bonito e digno de ser apresentado na “mais requintada” sala. A interacção com o monitor poderá ser feita de forma física, com selecção táctil (não mecânica) com um toque bastante suave, ou então pelo software Forte Manager que vem incluído no CD.
Embora todo o revestimento glossy (brilhante) seja bom de se ver, além de ser um “íman de pó” é também de qualidade bastante baixa. Após tê-lo usado durante alguns dias foi inevitável que ganhasse pó. Então, antes de o arrumar para lhe dar novo rumo, peguei num simples pano do pó (macio q.b.) e de forma bastante suave, tal como o faço no meu monitor e no netbook (que também têm uma boa parte glossy), limpei o pó sem auxílio de qualquer produto. Pois bem, o resultado encontra-se na foto abaixo.
No caso do meu monitor Samsung, vem incluído na caixa um pano do género de limpar os óculos com instruções para limpar as partes glossy além de que, como referi, o pano de pó vulgar não o risca. Neste, que é integralmente glossy, não existe qualquer pano. Comparo a fragilidade deste “plástico” com a superfície dos CD\DVD a que estamos habituados a usar: por muito suave que seja o pano, os riscos são inevitáveis.
A base é também ela bonita e o pé, que liga o monitor à base, cria um efeito de reflexo agradável. A base tem uma desvantagem em não ser rotativa que por vezes dá imenso jeito. O patilha do parafuso que permite apertar a base ao pé é de fraca qualidade pois ao apertar verga bastante facilmente, não permitindo assim um aperto correcto sem recurso a uma chave de fendas.
De resto, os LEDs do painel ligam-se de forma bastante suave e é possível desligar a luz de presença de modo a ver um filme sem qualquer perturbação.
O monitor é extremamente fino, como se observou na 2ª foto, mas ele próprio não tira vantagem desta característica! Porquê? Por dois motivos: não é compatível com o standard VESA e o pé não é removível, sendo parte integral da estrutura, não permitindo assim fixar o monitor a uma parede com o tal suporte VESA. Portanto, de que vale ser assim tão fino se não podemos aproveitar isso mesmo? Ele é feito para ser visto de frente, não de lado. Ok, pode ter esta espessura por ser tecnologia LED, mas fica-se por aqui.
On-screen display (OSD)
O OSD é bastante simples de usar tal como a generalidade dos monitores. É possível escolher perfis pré-definidos para filme, internet, definido pelo utilizador e normal. Com ligação HDMI são mostrados mais modos como jogos, standard e desporto. É possível regular o brilho, contraste, cor (quente, frio ou RGB), gama, nitidez e nível de preto (este último apenas para HDMI).
O menu smart abre um novo leque de opções:
- Modo cinema: ajusta automaticamente o brilho para visualizar vídeos na web, tal como o alguns flash players o permitem.
- Brilho automático: ajuste automático do brilho dependente da luz ambiente (existe um sensor de luz frontal que o permite).
- Controle de tempo: é uma espécie de alarme que permite notificar o utilizador se já passaram 1 ou 2 horas, apresentando para isso uma notificação no OSD e uma intermitência no indicador luminoso de power.
- Sensor de presença: aquando da aproximação dos dedos ao painel de opções, os LEDs ligam-se mesmo antes de lhe tocar, de forma a facilitar a interacção.
- Smart all: activa configurações pré-definidas para as referidas anteriormente. Ao activá-lo, o brilho automático e o sensor de presença são activados e o controle de tempo é definido para 1 hora.
Existe também o menu FUN:
- EZ Zooming: quando activado diminui a resolução num nível (apenas em D-Sub e DVI).
- 4:3 in wide: muda o tamanho de imagem (em largura) de 16:9 para 4:3.
- Photo Effect: permite escolher efeitos de cor entre ecrã cristalino, sépia e monocromático.
- Volume: ajusta o volume da saída de som 3.5mm (apenas em HDMI).
Testes
Além da opinião pessoal não tenho meios para fazer testes rigorosos a este tipo de material de modo a comprovar e a verificar a veracidade e qualidade de algumas características. Desta forma coloquei-o lado a lado com o meu monitor Samsung SyncMaster 226BW que, embora date de Fevereiro de 2007 e tenha algumas características “não comparáveis”, foi esta a melhor forma que encontrei para poder dar uma crítica fundamentada e com algum rigor. Poderá também servir para dissipar dúvidas a quem tem um monitor LCD e que pondere trocar.
Em termos de velocidade de resposta, ambos têm 2 ms (GTG - gray-to-gray) e quanto a isso não é visível qualquer tipo de arrastamento ou sombra em atraso, de todo.
Em relação ao realismo e equilíbrio de cores, o LG é bom para ver TV e filmes, em HD claro está. Já em ambiente de computação (utilização vulgar no PC) acho as cores exageradamente contrastadas, mesmo usando o perfil pré-definido “internet”. Só consegui ver cores razoáveis após colocar o valor do gama no mínimo (em 3 valores passíveis de escolha). Tomando como exemplo a cor das pastas do Windows que todos conhecem, de amarelo para amarelo escuro / laranja, no LG vê-se apenas a cor amarela, onde a parte mais clara parece fluorescente… fica bastante descaracterizada. Não é nada que a afinação de cores de forma trabalhada, do Windows (ou de outro SO) ou do próprio monitor não possa corrigir, mas não deixa de ser incómodo.
Quanto à uniformidade de cor, principalmente dos escuros, o LG é sem dúvida espantoso – graças à tecnologia LED – não havendo qualquer irregularidade como é normal ver nos monitores LCD, ou seja, aqui toda a cor é uniforme, seja ela escura ou clara. Ao dizer isto, estou a por de parte as irregularidades na cor, visíveis com diferentes ângulos de visão, devidas a ser um painel TN (portanto de baixa gama) que por si só tem essa característica desfavorável, entre outras.
É possível observar isto com clareza com auxílio de uma aplicação simples que, além de permitir verificar facilmente a existência de dead pixels permite observar também a uniformidade das diferentes cores em todo o ecrã. A aplicação chama-se Dead Pixel Buddy 1.1 e o link para download encontra-se no final do artigo. Teste você mesmo o seu monitor, tanto em pixéis mortos como na uniformidade das cores. Para tal, o brilho e contraste devem estar em valores elevados.
Finalmente, em ambiente de jogo, todo o realismo transparece com enorme sucesso. A sua resolução Full HD (1920x1080) permite uma definição fantástica e, aliada ao fantástico contraste e tempos de resposta, torna-se num must have nesta área. Não menosprezo ainda assim o meu modesto Samsung que só perde por não ser Full HD já que tem uma resolução de 1680x1050.
Apreciação final
Considero este monitor bom embora não me tenha impressionado tanto quanto esperava.
O seu preço imbatível (de ~300€) é apenas possível por ser um painel TN, de baixa gama. Como já foi dito, neste tipo de painel as cores são de qualidade inferior (não são nativamente de 24-bits mas sim emuladas com auxílio de uma técnica chamada dithering) e sofrem distorções acentuadas com diferentes ângulos de visão, bem como menores rácios de contraste. E porque nem tudo pode ser desvantajoso, os paineis TN têm dos melhores tempos de resposta.
Não sei até que ponto o contraste anunciado de 2.000.000:1 é verdadeiro já que lado a lado com o meu Samsung - que tem 3000:1 - a diferença não é assim tão avultada. Além disso, uma das características dos paineis TN é a limitação no rácio de contraste! Sendo assim, estamos perante uma contradição no caso deste LG (painel TN com rácio de contraste enormíssimo).
Pontos negativos:
- Camada brilhante de fraca qualidade
- Base não rotativa
- Contraste desequilibrado
- Painel TN
- Impossibilidade de o colocar num suporte VESA (de parede)
- Falta de cabo HDMI
Pontos positivos:
- Preço razoável (~300€)
- Design
- Full HD
- Várias interfaces de ligação (VGA, DVI e 2xHDMI)
- Possibilidade de desactivar o LED do power
- Óptimo consumo energético (28W)
Para quem ainda usa um monitor CRT e está a pensar em trocar, esta é sem dúvida a escolha acertada uma vez que usa tecnologia recente, é bonito, grande, de baixo consumo e "barato".
Por outro lado, para quem como eu já tem um TFT/LCD wide (de 19" a 22") e pensa em fazer upgrade, esta não será a solução ideal.
Download: Dead Pixel Buddy 1.1
Homepage: LG W2486L-PF
Veja as especificações completas na página seguinte!
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Excelente análise Hugo, parabéns.
Vitor, eu sei que nao faco aqui muitos comments no blog. mas, podes mandar pessoal ao forum? o carro da minha irma foi roubado e eu preciso de ajuda urgente no wmp / outro player.
PS: Actualiza o feed do forum
Modelo: W2486L-PF e W2486L qual a diferença entre os dois , estou comprando pelo Boadica
Não há diferença, o monitor é o mesmo. Apenas tem a designação do modelo ligeiramente diferente na América em relação à Europa e Ásia.
É tudo muito bonito mas tem FAIL no ser pratico, parece que a LG se esqueceu que alem do desempenho e design também tem que ser funcional( suporte vesa e rotatividade)
A analise demonstra muito trabalho, parabéns.
Muito competente e imparcial. Meu aplauso.
Eu sou uma entidade de Caridade 🙂
adeus ao velho scart!…
é 1 pena, pois deixa os aparelhos old school completamente de fora, mas ok!..
se é para ser old school é para ser como deve de ser!…
hehe, é verdade… mas já lá vão 30 anos!
No caso de ainda não terem uma instituição de caridade definida, posso sugerir a unidade de socorro da Cruz Vermelha Portuguesa, Nucleo da Maia. Temos uma televisão com a qual andamos sempre á luta e uma nova seria muito bem vinda.
Obrigado.
Bom teste.
Ainda não é desta que vou trocar o meu LCD Samsung T220 por outro.
Mas aqui a tempo descobri que existe scart com adpatador ADMI
Faz muito jeito.
Excelente trabalho Hugo !!!!
Excelente análise, muito pormenorizada e completamente isenta de opiniões terceiras.
Hugo,
Os meus parabéns pelo trabalho que tiveste para fazer a análise deste monitor e acima de tudo pela imparcialidade.
Muito boa análise, Hugo!
Talvez só acrescentasse uma informação muito básica, que o rácio do ecrã é de 16:9 (ainda se vendem aqueles rácios estranhos de 16:10??)
Obrigado.
Essa informação realmente poderia estar em “características principais”, embora esteja na pág.2, mas a designação “Full HD” pressupõe que seja 16:9.
Peço desculpa! Não vi a página 2! De facto, fui procurar essa informação na página do produto 😛
Muito bem, Hugo!
“4:3 in wide: muda o tamanho de imagem (em largura) de 16:9 para 4:3.”
Deve responder a tua pergunta.
Esqueci de responder ao resto: aparentemente o rácio 16:10 está a desaparecer. No caso da review, o meu monitor samsung é 16:10 e é possível ver bem a diferença.
Foi um fiasco, com uma relaçao tao esquisita podera. 21:9 é que é o futuro, só falta é dinheiro lol
Tenho um e estou satisfeito. Gostei da análise. Obrigado. Bom Ano Novo
Os velhos painéis TN… quando é que eles irão sair de cena e dar lugar aos IPS e seus derivados?
Obrigado a todos, ainda bem que gostaram 🙂
Eu próprio já testei esse monitor e tanto eu como 2 “técnicos” da FNAC, como um amigo meu achamos que éra bastante dificil carregar nos botões de navegação e os brancos têm um brilho tão acentuado que se conseguem distinguir pontos verdes e vermelhos.
Não era defeito do monitor até porque foram testados 2 diferentes.
O monitor acabou por ir para trás.
Cumprimentos,
MySeLf
Estranho, não senti qualquer dificuldade na navegação nos menus. O melhor sítio para carregar era mesmo por cima do LED, ou então fazer um toque com deslize vertical suave. Nunca falhou e gostei.
Quanto às cores que referes… sem dúvida que é verdade, ficam mesmo descaracterizadas.
É o meu monitor e estou mt satisfeito com ele. Na altura que o era para comprar mandei uma msg aqui para o pplware a pedir a opinião entre este e um daqueles monitores da hp também de 24″ que o monitar rodava para ficar na vertical para ler documentos e coisas assim. Não obtive resposta e acabei por comprar o LG e estou mt satisfeito. Quanto à base rotativa acho k não é importante porque a base é circular e como o monitor é tão leve roda-se o monitor inteiro muito facilmente. Na altura acho k dei 380€ e não os choro. Para jogar é óptimo porque não tem arrastamento nenhum.
excelente análise “fearbrain” 😛
Olha quem é ele!
Obrigado, abraço 😉
Olá pessoal,
Bem, estava a pensar comprar este monitor, mas perante esta análise (que está muito boa) fiquei bastante indeciso. Eu actualmente tenho um Samsung 223BW (bastante semelhante ao do artigo), mas queria trocar por um Full HD de 24” no mínimo.
O que me aconselham?
A sua utilização será maioritariamente para ver filmes em alta-definição.
E já agora o que acham da LG? É que com a Samsung tive alguns problemas, pois o monitor avariou 1 vez e a assistência técnica foi péssima: o monitor veio todo riscado e ainda sem funcionar. Após muitas reclamações lá me acabaram por dar um novo!
Obrigado e parabéns pelo artigo Hugo.
Assim de repente não te recomendo nenhum modelo específico, mas aconselho a manteres-te na Samsung pois a qualidade é superior. Quanto aos problemas de assistência, desconhecia-os, até porque nunca precisei. Mas de facto é de lamentar. A da LG também não conheço.
Então, se é só para ver filmes, porque não investir numa TV e 26 ou 32″?
Tal como concluíste, a troca do teu por este LG não compensa e, pessoalmente, trocar 22″ por 24″ vale mais estar quieto.
Sim, eu sei que a troca não compensa, mas é preciso mais um monitor aqui em casa (pois o velhinho CTR avariou). Assim aproveito para comprar um melhor.
Concordo contigo, para ver filmes é melhor uma TV. De facto já ando a mirar algumas, com preferência para os LED da Samsung… Mas como não quero comprar nada menor que 42”, ainda tenho de esperar algum tempo para que estes baixem de preço. E quem sabe se entretanto os 3D não aparecem a bom preço!
Sim porque o que uma instituição de caridade mais precisa é de uma peça com estas características.
Faziam muito melhor em leiloar isto e dar-lhes o dinheiro.
Imagino isto sentado numa secretária ligado a um PC onde fazem a “gestão” dos seus words e folhas excell. haha
Por acaso não é nada disso. Quem escolheu esta primeira associação de solidariedade social fui eu. É uma associação que acolhe e cuida de crianças e adolescentes abandonados e tive o cuidado de a escolher pois o ecrã será para utilização das crianças e dos adolescentes. É material didáctico de qualidade ao serviço de quem também deve ter a oportunidade de contactar com estes produtos.
Estas oportunidades de sermos também nós participantes nestas actividades, da-nos a satisfação de mostrar em todos os quadrantes da nossa sociedade o que existe de tecnologia. Felizmente que a LG se lembrou desta forma de contacto com quem provavelmente não conseguiria comprar estas ferramentas.
O dinheiro é efémero e não fala, não deixa rasto… este pelo menos estará perto de onde eu habito e onde conheço as técnicas que me vão garantir que este ecrã não parará nos serviços administrativos nem na sala do director… já o dinheiro!!!
Por isso Diogo, mete a viola ao saco e compreende que a participação solidária da sociedade também passa por cada um de nós.
O site faz isso todos os anos, lembro-te da acção que o nosso colaborador João Coutinho levou a cabo ano passado, não é muito mas se cada um fizer um pouco que seja, todos juntos fazemos a diferença. 😀
Muito bom espírito Vítor!
É isso mesmo, o pplware já começa a ter alguma responsabilidade devido à notoriedade que este blog já tem a nível nacional.
Continuem a ter estas iniciativas regularmente.
Parabéns PPLWARE
Já tinha visto uma análise a esse equipamento noutro site há uns dias atrás. Mas como estava tão mal conseguida nem despertou qualquer interesse. Ao ver agora aqui… Isto sim é uma análise credível. Pelo que vejo a LG apostou em Portugal neste projecto coreano.
Parabéns Hugo pela review está numa qualidade muito acima do que se consegue noutros sites da especialidade. Parabéns Pplware.
Obrigado Gilberto, pelos agradecimentos e por veres que o Pplware faz a diferença.
Cumps.
Hugo como tecnico num centro de Assistência Samsung se necessitares de alguma coisa é só dizer.
O 226BW para mim sempre foi dos meus preferidos é um excelente monitor apensar de já ter 2 ou 3 anos.
Renato concordo contigo tambem tenho um 226bw comprado logo assim que saiu e não tenho nada a dizer do monitor até ao momento estou satisfeito.
Tenho é algumas dúvidas nas Tvs, ando a olhar para as LED são bonitas, boa imagem e caras, mas quanto tempo duram? pergunto isto porque conheço um tipo que comprou um LCD TV topo de gama e deu o puff assim que acabou a garantia,a reparação são umas centenas de euros,gastar um coroas numa Tv para durar 2 anos…faz pensar.
Parece que em monitores/tv ainda é dificil destornar a Samsung.
Bom trabalho Hugo.
Excelente review, já o mesmo não se pode dizer do monitor…
Acabei por não ter tempo de ir a casa do Hugo vê-lo pessoalmente mas parece então que não perdi nada de especial. 😛
Gostava só de deixar aqui uma pequena nota:
Os botões, ao contrário do que alguém disse aqui, funcionam muito bem, basta realmente um pequeno toque.
O Problema é outro, eu comprei este monitor e fui troca-lo pq também não conseguia “carregar nos botões” e faze-los funcionar.
Depois de experimentar todos os que tinham na loja e ver que estavam iguais ( menos o que tinham exposto numa prateleira !!!), mudei, não de loja mas de c.comercial e tudo mudou. Cheguei á conclusão que a LG deixou sair lotes defeituosos. Por isso se tem um que não funciona bem…
Quanto ao monitor, muito bom, “mas precisa de muito jogo” de calibração entre as definições da Nvidia (no meu caso) e das dele.
com paciência os resultados aparecem.
Boas,
Eu tenho este mesmo LG referido na review, e confirmo todos os parâmetros aqui referido por mim também testados.
Só tenho uma coisa a acrescentar para quem procura respostas com clareza.
É um monitor multimédia, onde demonstra algum do seu potencial em:
JOGOS
FILMES
MEDIA CENTER
TV (razoável para quem quer adquirir um LED para PC e TV)
Agora quem procura para trabalhar nivel edição de video/imagem
de certo que neste monitor nao encontrar o que é necessário, porque realmente notasse o tal glow nos ficheiros, a barra de iniciar parecer ter um toque amarelado como alguns outros item nos extremos do ecrã.
Com algumas configurações é possível melhorar mas notará que algo está diferente do habitual.
espero ter ajudado nalguma questão que possa pairar no ar.
Diogo Roseiro
E o Samsung XL2370 com tecnologia LED Backlight de 23″ de 2ms, existe ou vai existir algum teste ao mesmo? Parece-me um modelo mais interessante do que este LG, e de qualidade superior, gostaria de visualizar algumas opiniões.
Obrigado
Acho esquisito é meterem “falta cabo HDMI” nos pontos negativos, coisa que normalmente nunca vem, entao em LCD e plasmas nunca vem mesmo, e trazem sempre mais de uma entrada HDMI ^_^
Muito boa review, dentro desta gama das 24“ neste momento kuais serao os 5 melhorzitos? Podiam fazer tipo um comparativo, ando a ver s arranjo um tb d 24 ja k o meu crt velhote faleceu 😉
Muito bom Hugo!
Parabéns 🙂
Boa Review do Ecrã, mas fiel a Sony nos televisores.
Muito boa analise, tive um LG FLATRON L1917S durante 4 anos mais ou menos funcionou 24/7 e gosto muito de LG, no ano passado troquei e por acaso já estou satisfeito com o Samsung 2233SN 21.5″ Full HD e com 50.000 DC jogo Xbox 360 nele e uso também no PC, senão até que pensava num assim 😀
http://img11.imageshack.us/img11/6235/hpim1078u.jpg
Boas pessoal. vi este monitor hoje no site da lg, e fiquei supreso pelas caracteristicas.
Seguindo das questões sem demoras:
-Dentro destes tamanhos 22,24 quais os monitores que andam de “top” por ai? Este será um deles?
-De momento á previsões para futuros monitores melhores? de outra marca. daqui a alguns meses? Verão ou assim?
(claro quanto mais tempo deixarmos melhor vem os produtos, same thing que os Pcs, daqui a um ano já á computadores com melhores graficas e procesadores. foi um off topic só para entenderem)
Obrigado e peace.
2ºPost edited
Ps: desculpem esqueçi-me duns pormenores e não dá para editar o post.
Coisas importantes:
-ter HDMI principalmente/(possivelmente vga no futuro para pc caixa) pois será para filmes e Ps3
-tamanhos entre 22/24 max
Andei a dar uma vista de olhos na samsung, não tem rigorosamente nada de jeito. Entre estes tamanhos tem alguns monitores bons full HD MAS sem Hdmi, só entrada VGA e não me interessa :S Soooo pareçe que a samsung fica prá trás. mas aguardo uma opinião vossa.
Talvez seja melhor colocares essas questões no nosso fórum, o feedback será muito superior 🙂
Nice blog post. I love the work you put into your site.
Boa analise. Quanto ao monitor , simplesmente horrivel, há melhores opções.
OLá pessoal. Estou querendo comprar esse monitor, porém tenho uma dúvida. Quantas e quais saídas de áudio ele possui?
Só isso, obrigada e um abraço.
“Tem também uma saída de áudio 3.5mm para aproveitar o som transmitido pelo HDMI.”