Narrative Clip – A sua memória fotográfica
Todos os dias vemos e memorizamos situações que queremos recordar muito tempo, ou... para sempre. Contudo esse desejo é humanamente impossível e muita informação simplesmente desaparece da nossa memória.
E se a tecnologia permitisse uma captura selectiva da nossa vida, em imagens e vídeo e a tornasse fácil de pesquisar?
Narrative Clip é isso mesmo, um clip que transportamos e grava a nossa vida, o que passa em frente aos nossos olhos e armazena, com dia, hora, local e muitas outras informações. É a nossa memória electrónica.
Este é o conceito que a equipa que desenvolveu o Narrative Clip pretende implementar a quem usar este dispositivo. Começou no Kickstarter e chamava-se Memoto, um dispositivo que pesa 20 gramas, mede 36x36x9 mm e consegue guardar 4000 imagens. A sua bateria dura para dois dias e é o segredo para nunca perder um momento.
O gadget tem a função de andar sempre connosco, sempre ligado e tirar a cada 30 segundos uma foto. Depois, pendurado na camisa, nas calças, na lapela, etc... vai gravando o seu dia, de forma discreta, pois a lente não é invasiva quando alguém olha para o dispositivo, tem um aspecto intrigante, quem olha pensa "o que será aquilo?".
Este dispositivo tem uma forma convencional, mas os materiais usados dão um toque muito atractivo. Apresenta-se em formato de um quadrado, em material plástico brilhante e disponível em 3 cores, branco, preto e laranja.
A nível técnico este vem equipado com uma lente de 5MP, que faz as tais fotos 30 em 30 segundos, acelerómetro, que posiciona as fotos independentemente de como está colocado o clip, as fotos ficam sempre na posição correcta, traz um GPS para etiquetar geograficamente o local onde cada foto foi tirada, uma bateria que é recarregada pela porta USB e pode ser vista a sua carga disponível nos 4 LEDs existentes na lateral do equipamento.
Embora não tenha botões, a superfície do Narrative Clip é táctil e com dois toques activamos a câmara manual para fazer de imediato uma foto, quando esta está hibernada entre os 30 segundos de acção. Se quiser mesmo desligar totalmente o dispositivo, basta virar a lente para baixo. Por exemplo, quando mete o Clip ao bolso ele desliga-se.
Claro que é uma espécie de big brother, estará a fotografar tudo e todos, estará permanentemente a recolher informações fotográficas, compiladas e colocadas em álbuns por apps desenvolvidas para iOS e Android, do mundo que o rodeia. Poderá alguém, nalgum local que não gostasse de ser fotografado, mas o mundo actual cada vez é mais um local insistentemente gravado para ser, entre outras coisas, recordado.
É um conceito que custa 279 dólares, algo como 200 euros aproximadamente. Pelo que está dentro da caixinha das recordações, é um conceito que ainda vamos testar cá no Pplware.
Este artigo tem mais de um ano
Offtopic
Vejam a qualidade da barra de notificações do windows phone 8.1
https://www.youtube.com/watch?v=s8nmCGCeFmo
UAU, mesmo offtopic muito bem .
COPIA DO ANDROID…
muito legal pra documentar viagens, principalmente no meu caso (adoro andar de moto, algumas vezes a gopro não dura muito tempo, principalmente filmando, portanto tenho que selecionar o melhor trecho para gravar etc.)
aprovei… o preço também me agradou
Cuidado. Tem um aluguer de armazenamento Cloud por 108 dólares/ano e não funciona como pen USB, pelo que não podemos descarregar nada diretamente para o PC.
O artigo e o site deles diz que liga-se através de mini usb e dá para descarregar as fotos para o PC.
Isso não será apenas um serviço opcional?
ver em:
http://support.getnarrative.com/knowledgebase/articles/263214-transferring-your-pictures-from-the-narrative-clip
a parte “Is there a way to transfer files TO the Narrative Clip?”
É muito util, já a STASI usava isto.
A NSA vai também agradecer porque facilita imenso o trabalho.
não me estou a ver a chegar ao trabalho com uma coisa desta agarrada à gravata para gravar a minha vida 24/7 …
com a duração de bateria2 dias (apenas) na minha opinião facilmente me “aborrecia” e o brinquedo de 200€ k tira fotograficas ficava na gaveta…
Agora para umas ferias, um passeio e tirar fotos sem tar de maquina em punho, pode ser util… mas a questão é que a cabeça vira para um lado e para outro, este brinquedo preso na camisa pode muito bem nao apanhar nada de jeito …
Uma ideia diferente e com certeza terá um publico alvo que lhe dará uso. Não seria o meu caso ..
Parabéns por isso…
Mais uma ideia que não passa disso mesmo….
Mas porque raio haveria eu querer gravar tudo o que faço?