Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 – Uma pequena bomba
Cada vez mais, o normal quotidiano dum individuo corresponde ao trabalho com imensas quantidades de informação e dados. Seja em formato de ficheiros de texto, seja em formato de folha de cálculo, seja em formato de base de dados, seja em que formato for, é uma realidade que grande parte da nossa vida profissional e social se interliga e rodeia de dados, dados e mais dados. Um dos problemas que se coloca com tamanha necessidade e criação de informação prende-se precisamente com a forma de armazenamento dos mesmos. E não só. A velocidade de armazenamento de todo esse conjunto de ficheiros, pastas torna-se cada vez mais um ponto de extrema importância.
A recente pen Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 vem precisamente tentar simplificar ainda mais esse processo.
Esta pen de atraente design dispõe de três modelos diferentes: 16 Gb, 32 Gb e 64 Gb, mas não é apenas a sua capacidade de armazenamento que a torna uma apetecível aquisição para o nosso dia a dia. A nova Ultimate 3.0 apresenta um sistema de transferência de dados USB 3.0 o que quer dizer que permite a transferência de dados até dez vezes mais rápido do que com o normal USB 2.0.
A tecnologia USB 3.0 oferece a mesma facilidade de utilização e as mesmas capacidades plug and play que as gerações anteriores de USB ofereciam, a diferença reside no alto desempenho apresentado e na gestão melhorada de energia.
No entanto a Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 continua a ser compatível com USB 2.0. Para tal vem equipada com um cabo Y USB 2.0. A extremidade em Y, apresenta um conector com 2 cabos, um mais grosso e outro mais fino, o primeiro para dados apenas e o segundo para assegurar fornecimento extra de energia. A Ultimate 3.0 atinge uma velocidade de leitura de cerca de 80MB/sec e velocidade de gravação de cerca de 60MB/sec. Embora na embalagem indique explicitamente o uso do cabo em Y para portas USB 2.0, a verdade é que o consegui fazer sem o cabo.
Como curiosidade, a DataTraveler Ultimate 3.0 apresenta na extremidade uma luz azul que, como já é habitual noutras pens, identifica se a pen está a ser acedida (luz a piscar) ou se apenas está conectada e sem uso (luz contínua).
Especificações Técnicas:
- Capacidades de Armazenamento – 16GB, 32GB, 64GB.
- Requisitos – Para USB 3.0, dum sistema com Porta USB 3.0, para USB 2.0 do cabo que vem na embalagem.
- Velocidade de Transferência – Para USB 3.0 cerca de 80MB/sec. na leitura e 60MB/sec. para escrita; para USB 2.0 30MB/sec. de leitura e 30MB/sec. escrita.
- Retro-Compatibilidade – com USB 2.0.
- Dimensões – 2.90" x 0.87" x 0.63" (73.70mm x 22.20mm x 16.10mm).
- Operating Temperature – 32° to 140°F (0° to 60°C).
- Storage Temperature – -4° to 185°F (-20° to 85°C).
- Garantia – 5 anos de garantia*
Sistemas Operativos com os quais a DataTraveler Ultimate 3.0 é compatível:
- Windows® 7
- Windows Vista® (SP1, SP2)
- Windows XP (SP3)
A DataTraveler Ultimate 3.0 traz também consigo o Windows ReadyBoost, que permite acelerar um pouco a performance do sistema operativo (Windows Vista) de forma a que, a pen funcione como memória cache adicional, tornando assim o sistema mais rápido nos acessos a dados por exemplo, sem ser necessário a adição de memória física.
Os preços das Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 rondam os 65 dólares na Amazon, para o modelo de 16GB, 100 dólares para o modelo de 32 Gb e de 190 dólares para o modelo de 64GB .
Tanto no Windows 7, Windows Vista ou Windows XP não tive qualquer problema de instalação e acesso à pen e, durante o meu uso normal com a DataTraveler Ultimate 3.0 também não tive obtive qualquer dúvida no que respeita às velocidades de transferência de dados mas, no entanto verifiquei que a Pen aquecia bastante quando ligada durante várias horas. Esse pormenor juntamente com umas dimensões um pouco grandes talvez sejam os únicos pormenores menos bons daquilo que já considero como uma pequenita bomba de armazenamento de dados.
Posso sem qualquer dúvida afirmar que a Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 é uma óptima companheira do dia a dia, e a minha anda comigo para onde vou.
- Especificações Técnicas e Comparativos aqui.
- Windows ReadyBoost no Windows Vista aqui, e no Windows 7 aqui.
Homepage: Kingston.
Este artigo tem mais de um ano
Agora só falta “espalharem” portas USB 3.0 pelos computadores, já que equipamentos começam a sair.
Já há portas USB 3.0 e à venda existe mas os preços são exorbitantes.
Para ti, o que é exorbitante?
14€ e picos? 2x USB 3.0 PCI-e adapter @ ebay
Comprava uma, se não tivesse comprado um Boston ontem.
Off-topic: Uma dúvida que estou para perguntar há muito tempo. O Boston também tem idioma em inglês?
Tem
sim
O primeiro video não era necessário… É uma forma escarrapachada de publicidade à marca, e não aborda o tema na perspectiva que se tem quando se abre o resto da notícia, que é a novidade do USB 3.0…
De resto, sim, vale a pena mostrar as novidades do USB 3 em pens!
Realmente, aquele vídeo foi um perda de tempo que nunca mais recupero!
“Para USB 3.0 cerca de 80MB/sec. na leitura e 60MB/sec. para escrita; para USB 2.0 30MB/sec. de leitura e 30MB/sec. escrita.”
O artigo refere a nova Ultimate 3.0 tem a capacidade de transferir dados até dez vezes mais rápido. E depois refere essas velocidades?
Com base nas velocidades que os USB podem atingir vai uma diferença enorme no USB 3.0:
# A high-speed (USB 2.0) rate of 480 Mbit/s (~57 MB/s)
# A SuperSpeed (USB 3.0) rate of 4800 Mbit/s (~572 MB/s)
O valor máximo real é na ordem de 80% desses valores. ~450 MB/s era brutalíssimo 😀
A largura de banda já existe, venha o resto!
Dispositivos com velocidades nessa ordem só conheço uma espécie de SSD, ligado a PCI-e, que usa memórias RAM como armazenamento.
São tantas falsificações, e tão perfeitas, que não tenho mais coragem de comprar esta marca.
O pessoal da China trabalha bem
Taiwan,Taiwan.
Comprovaste as velocidades de transferência anunciadas?
o Readyboost também funciona no windows 7, sua referência está só pra windows vista.
“A DataTraveler Ultimate 3.0 traz também consigo o Windows ReadyBoost, que permite acelerar um pouco a performance do sistema operativo (Windows Vista) de forma a que, a pen funcione como memória cache adicional, tornando assim o sistema mais rápido nos acessos a dados por exemplo, sem ser necessário a adição de memória física.”
Até mais…
Gosto muito desse site, parabéns pela qualidade das matérias.
ReadyBoooooooosst, lolololololololololol, que coisa tão ridicula, mesmo… so mesmo vindo da microsoft essa piada, foi das coisas mais ridiculas que alguma vez fizeram.
A ideia por trás da criação do readyboost era de assegurar a execução do windows nos computadores mais antigos e modestos, de forma a não perder “essa clientela”. Considerando condições óptimas (boa velocidade do dispositivo flash, que é o caso), a ideia é óptima. O problema é que a esmagadora maioria de quem o usa, de certeza que tem um dispositivo de velocidade medíocre.
Atenção que o Windows analisa o dispositivo/unidade para verificar se tem os requisitos mínimos para o poder activar lá, no entanto caso esses requisitos não sejam suficientemente baixos, quase nenhumas drives o podiam usar.
o vídeo é que tá a mais, pois podia referir-se a qualquer marca, com qualquer tamanho ou velocidade.
quanto á referida pen no artigo é um “must have”, tanto pelos tamanhos como sobretudo pela velocidade, é pena eu ainda não ter boards que suportem usb 3.0
Se te referes a desktop, há placas adaptadoras pci com portas usb 3 a preços muito acessíveis, principalmente no ebay.
boas,
quanto custa? deve ser barata.
cps, tdsasdf.
“Os preços das Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 rondam os 65 dólares na Amazon, para o modelo de 16GB, 100 dólares para o modelo de 32 Gb e de 190 dólares para o modelo de 64GB .”
Ta no artigo
\\
O meu DataTraveler velhinho de 1GB serve como Boot do Hirens Boot CD para as salvações de Emergência 😀
velocidades apesar de interessantes ainda estão muito à quem do potencial do usb 3.0
………..
carissima. mas como tudo que é novidade…
cá se fizessem o preço da pen pelo cambio seria 46€ mas aposto que ainda vai sair mais cara do que os 65 dolares na versão base.
mas para mim a verdadeira vantagem das pens com usb 3.0 é mesmo a possibilidade de utilizar estas pen’s como verdadeiro disco externo ou para um sistema operativo com velocidades mais interessantes que as actuais.
Espero que o USB 3.0 seja rapidamente divulgado e colocado em todos os computadores / dispositivos novos.
Actualmente pode-se dizer que quase 100% dos discos externos, estavam limitados em termos de velocidade devido ao USB 2.0, por isso que venha dai o 3.0. 🙂
Nas pens então, vai dar muito jeito. Espero é que pens > 64GB se tornem mais acessíveis.
Se mudassem a capacidade para 64MB o anúncio podia ser de há 8 anos atrás! Lol… é só uma pen nova, mais rápida e com mais espaço…can’t get the point here…
uma palavra : cloud
Parece que isso só compensa mesmo para quem tem portas USB 3.0 porque aquele cabo em Y é um empecilho. A não ser que tenham portas USB 2.0 com mais do que os 500mA, como alguns PC’s e portáteis costumam ter. Mas para velocidades de leitura e escrita de 30 arranjavam uma USB 2.0 mais barata 😉
A Kingston podia lidar com as falsificações como a Transcend fez: no site deles há uma aplicação de validação onde inserimos o modelo do aparelho e o seu número de série, e em retorno apuramos a autenticidade do mesmo. E até o período de garantia!