Homem cego desenvolve bengala inteligente que recorre ao Google Maps e sensores
Um homem cego desenvolveu, através da sua startup WeWALK, uma bengala inteligente que recorre ao Google Maps e a diversos sensores para auxiliar invisuais nas suas deslocações.
Assim, esta bengala torna-se num aliado ainda maior para estas pessoas que dependem deste objeto para praticamente tudo. A tecnologia e a Internet de facto têm potencial para chegar a todos os produtos que usamos no quotidiano!
A inovação tecnológica está associada muitas vezes a empresas gigantes e com uma infinidade de recursos. No entanto, é comum ver novos produtos a serem desenvolvidos por pequenas empresas ou até mesmo indivíduos sozinhos. Foi num destes meios que nasceu a WeWalk, uma startup que desenvolveu uma bengala inteligente.
Na era da Internet of Things, em que objetos do nosso quotidiano estão conectados à internet, faz todo o sentido haver uma vertente tecnológica das simples bengalas que ajudam os cegos nas suas deslocações. Pensando nisso, um homem invisual da Turquia desenvolveu uma bengala inteligente.
Esta bengala é emparelhada com o smartphone via Bluetooth, dando informações de voz do Google Maps e de assistentes de voz. Para além disso, o cabo da bengala tem pequenas colunas para passar essas informações para o utilizador. Recorre ainda a uns sensores que enviam sinais vibratórios ao invisual de modo a que este se aperceba que tem obstáculos no seu caminho.
In these days we are talking about flying cars, but these people have been using just a plain stick. As a blind person, when I am at the Metro station I don’t know which is my exit… I don’t know which bus is approaching… which stores are around me. That kind of information can be provided with the WeWALK.
| Kursat Ceylan, CEO e co-fundador da WeWALK
O criador afirma que o seu objetivo era criar uma bengala mais avançada que as tradicionais e que o auxiliasse de forma mais completa.
A bengala inteligente da WeWALK custa 500 dólares, pesa 280 g e tem a capacidade de detectar obstáculos entre 80 cm e 2,5 m.
Este artigo tem mais de um ano
top
Muito bom!
Vai parecer estranho para alguns o que eu vou dizer, mas vou dizer na mesma.
Já valeu apena esse senhor ser cego para poder ajudar a milhares de cegos.