Novo Bluetooth 4.2 já permite o acesso à Internet
O Bluetooth é hoje considerado por muitos como uma tecnologia legacy, que garante pouca largura de banda e que apenas é adequada para comunicações de curta distancia (inferiores a 100m). É verdade em parte! No entanto este padrão de comunicação tem evoluído significativamente e quem sabe se este não será uma das tecnologias mais usadas no mundo da Internet das coisas?
Recentemente o grupo Bluetooth Special Interest anunciou a versão 4.2 e as novidades são muito interessantes.
As tecnologias associadas às redes sem fios são uma área que normalmente desperta sempre alguma curiosidade. Para os que pensam que a tecnologia Bluetooth não tem futuro, talvez seja a altura adequada para mudar de ideias.
Anunciado recentemente, o novo Bluetooth 4.2 vai garantir maiores taxas de transmissão de dados, é mais eficiente no que se refere à gestão de energia e garantirá também uma maior segurança nas comunicações. Além disso, a grande novidade é que esta nova versão também permitirá o acesso à Internet, sem a necessidade de ter uma ligação Wifi usando para isso o protocolo IPv6/Wlan.
De acordo com o Bluetooth SIG, esta nova versão do protocolo Bluetooth tem uma capacidade de transporte de dados que é até 10 vezes maior do que as versões anteriores e suporta velocidades de transferência de dados que são até 2,5 vezes mais rápidas.
Este novo protocolo estará presente em vários equipamento já em 2015. Com esta tecnologia, dispositivos como termóstatos, câmaras e lâmpadas inteligentes, entre outros, poderão enviar/receber dados directamente da Internet. Começa aqui um novo marco na comunicação entre coisa?
Este artigo tem mais de um ano
“Este novo protocolo estará presente em vários equipamento já em 2015” mas isto é mesmo só o protocolo ou há diferenças em termos de hardware, ou seja um despositivo hoje em dia que tenha o 4.0 poderá com actualização de software usufruir destas vantagens!??
Quase todas as novas funcionalidades que são suporte para IPv6, mais segurança e mais velocidade necessitam de novo hardware.
Chamar a bluetooth uma tecnologia legacy, e dizer que 100m é curta distância em comunicações wireless é generalizar demasiado.
Bluetooth é uma tecnologia própria para curtas distâncias, é como um carro citadino comparado com um camião 🙂 … cada um na sua função!
O mais interessante da v4.2, e que passa completamente ao lado do artigo, é o suporte para ligações de internet (IPv6) na vertente low-energy (que pouco ou nada tem a ver com BT classic). Esta verteten low energy é a mais interessante para a denominada Internet-of-Things (IoT), em que o volume de transferência de dados é mais reduzido.
O que seria interessante era ver como esta spec se compara com, por exemplo, ZigBee…
O mais interessante da v4.2, e que passa completamente ao lado do artigo, é o suporte para ligações de internet (IPv6)
Se calhar aconselha-se uma leitura mais atenta, pois o artigo refere o seguinte:
“Além disso, a grande novidade é que esta nova versão também permitirá o acesso à Internet, sem a necessidade de ter uma ligação Wifi usando para isso o protocolo IPv6/Wlan”
Como o DMAI disse, está lá no artigo 🙂
Pois, creio que não me expliquei muito bem…
Apesar ser correcto dizer que se pode ligar à internet no geral), o artigo dá a entender que com BT 4.2 os utilizadores podem aceder à internet normalmente sem ter de usar Wi-Fi.
Ora, o objectivo desta spec com suporte de ligação protocolo IPv6/6LoWPAN (e não apenas WLAN) serve para dispositivos de baixo débito (ex. sensores, atuadores) conseguirem connectar-se à internet e postarem ou obterem valores de forma remota algo que o artigo não dá minimamente a entender.
Além do mais, consultando a spec (ou até apenas lendo alguns artigos resumidos sobre a mesma), a ligação à internet exige na mesma um dispositivo (gateway) que se ligue por Wi-Fi ou Ethernet à internet 😉
O que claramente fica fica de fora (e que a meu ver ajuda à interpretação desta nova spec) é que as grandes alterações são ao nível das comunicações de baixo débito (o chamado Low Energy, ou Smart) que é uma tecnologia bastante interessante para os wearables ou sistemas de automação!
Exacto, é isso. E podes também ter comunicação directa com o equipamento ou através da rede.
bluetooth legacy?????? leiam coisas relacionadas com beacons por exemplo…..
LOL aquilo que está escrito é que o bluetooth é considerado por muitos como uma tecnologia legacy/ou fora de moda. Isto porque pensam que este protocolo apenas serve para ligar os fones/kits de mãos livres.
Como temos vindos a acompanhar, o bluetooth está a evoluir e com o mundo da Internet das coisas quem sabe se não será de facto um protocolo extremamente importante… (parece-me que sim)
Isso me fez lembrar a morte do javascript anos atrás. Porém até hoje continua bem vivo praticamente em tudo relacionado a programação.
quem conhece symbian ou sony ericsson java platform.. ja usa isto a isto desde a versão 2..
que versoes de bluetooth são compativeis com esta tecnologia?
Posso estar a fazer uma pergunta parva mas aqui vai, como é que se liga um dispositivo com este bluetooth 4.2 à internet se os routers não possuem conectividade bluetooth?
Pois, a ligação é feita através de uma gateway (BTWi-Fi). A vantagem deste 4.2 é que os dispositivos podem usar o serviço de ligação por IP a partir de um router que exista por perto, sem a necessidade do emaprelhamento directo! (apesar de suspeitar que deve existir um processo qualquer de autorização ou filtragem).
diz que vai ser possível. Obiamente não pode sustar isto em routers wireless and anos ser que tenham essa interface 😛
claro, é preciso que o router tenha o interface…
Mas até agora era necessário teres uma aplicação dedicada no telemovel para o teu dispositivo se ligar à net (ex. postar a tua corrida, ou a frequencia cardiaca). A partir de agora, pasa a ser default a capacidade de um dispositivo BT 4.2, funcionar como gateway para a internet (desde que tenha também um interface wi-fi ou ethernet, ou seja o próprio modem… – daí o tal router c bluetooth).
Vai deixar de ser necessária a tal app para gerir a ligação!
Isso já existia! Ou sou eu que estou muito avançado? Pelo menos com a app wifi thether ou coisa parecida dava para partilhar Internet por bluetooth!