Chevrolet cria sistema de ar condicionado para arrefecer telefones
A indústria automóvel tem estado a adaptar-se às exigências dos utilizadores no que toca às novas tecnologias.
Para além da integração dos novos sistemas e dos smartphones, expressos no Apple Car e no Android Auto, começam a existir novidades interessantes nesta área e a Chevrolet mostrou agora algumas das suas apostas.
O que a Chevrolet apresentou agora para os seus modelos de 2016 não é propriamente uma revolução tecnológica mas abre caminho a que novos fabricantes sigam as suas pegadas e que implementem soluções similares.
A grande novidade da Chevrolet é um sistema de arrefecimento de smartphones que se irá integrar com uma plataforma de carregamento wireless.
A ideia da marca é colocar estes sistemas nos seus novos carros, dando-lhes a capacidade de carregar as baterias dos smartphones, ao mesmo tempo que os arrefecem.
Estes primeiros sistemas são conhecidos por gerarem calor anormal nos equipamentos e por isso a solução de arrefecimento é bem vinda.
Para além deste arrefecimento, fruto do carregamento da bateria, a Chevrolet quer ainda conseguir manter a temperatura dos dispositivos mais baixa, eliminando problemas de bateria, fruto do aquecimento natural da exposição ao calor.
O ar fresco que irá arrefecer os equipamentos será retirado directamente dos sistemas de ar condicionado dos próprios veículos e garantirá que este será aplicado onde é necessário, graças a um sistema de condutas e de borrachas que elevam os smartphones.
A própria colocação deste sistema combinado é feita numa zona onde o sol não incide directamente, na consola central, e contará com várias protecções adicionais contra o calor, ao mesmo tempo que consegue esconder os dispositivos e assim diminuir os roubos.
A Chevrolet tem ainda este sistema em desenvolvimento, mas espera tê-lo pronto muito em breve, preparando-o para ser colocado em produção já durante 2016.
O vídeo abaixo mostra com detalhe como este sistema da Chevrolet irá funcionar e também como o mesmo foi desenvolvido pelas suas equipas de engenharia.
Esta é uma inovação que acaba por ser simples, mas que dá aos utilizadores de veículos Chevrolet uma forma de carregar os seus equipamentos, ao mesmo tempo que os mantêm a temperaturas que não os danificam ou que os obrigam a desligar-se para se protegerem.
Será de certeza apenas o início de uma nova era de desenvolvimentos nesta área, com outras marcas a apresentar as suas soluções, provavelmente mais tecnológicas, mas que têm o mesmo objectivo final.
Este artigo tem mais de um ano
bom para os snapdragon 810
os dos snapdragons 810 agradecem xD
facepalm
?
tirando o wireless charging…. mesmo assim é um “extra” que dispenso…
A anos que existem carros que tem compartimentos para manter bebidas frescas recorrendo ao ar condicionado.
Passar a manter um telefone frescos a diferença não é grande coisa.
O carregamento sem fios num carro ou fora dele vale o que vale, na minha opinião actualmente nada.
Se tiveres um iphone não serve para nada… talvez para o ano.
A minha Kia Cee’d já tem um sistema que posso utilizar dessa forma basta colocar o telemóvel no porta luvas que também tem arrefecimento pelo ar condicionado.
Não vejo assim grande utilidade… acho que também dispensava este tipo de extras!!!
Um bom sistema para os Iphones 🙂
Pois… Pena que os dito cujos nao tenham wireless charging… logo so serve para os arrefecer….
O meu Peugeot 307 de 2003 tem um compartimento para uma garrafa de bebida exactamente com “esta tecnologia”… enfim!
Carrega a garrafa também? Espetacular.
Utilizo o Smartphone como GPS, em trajetos bastante extensos.
Ao fim de algumas horas, fica bastante quente e muito lento.
Tenho que o colocar em frente a uma das saídas de ar para o arrefecer.
Um sistema destes poderia ajudar, mas não junto à manete de velocidades
Quando o chevrolet tirar finos e fizer bifanas… Compro um! xD