Xapear SSD – Um disco SSD com super protecção
Possibilidade de eliminar dados remotamente e protecção de dados por RFID
A maioria de nós guarda muita da sua informação em discos externos (informação pessoal e também informação da empresa). Essa é actualmente uma das formas mais simples e rápida de guardar dados mas, normalmente, essa informação está completamente “desprotegida” e, no caso de alguém nos roubar o disco não temos disponível qualquer mecanismo que nos permita pelo menos a destruição da informação.
A pensar nestes problemas de segurança, a empresa chinesa RunCore anunciou recentemente um disco SSD que permite ao utilizador eliminar dados remotamente e proteger dados sensíveis numa partição protegida por um cartão RFID.
Esta semana, a Ana Narciso iniciou uma rubrica que tem como objectivo apresentar informações sobre o mundo dos discos mas também gerar um “debate tecnológico” entre todos os leitores para troca de conhecimentos e experiencias (ver aqui). Como todos sabemos, a informação/dados é “algo” demasiado importante que deve ser preservada com a maior segurança. Há muita informação que podemos encontrar na Internet…mas a nossa informação pessoal normalmente só está nos nossos dispositivos.
A pensar na segurança da informação dos utilizadores, a RunCore anunciou o Xapear SSD, um disco capaz de destruir toda a informação nele contida através de uma simples acção remota por parte do utilizador. Na prática, e uma vez que o Xapear SSD integra um cartão SIM, o utilizador apenas terá de enviar um SMS para que o disco elimine toda a informação. Após a eliminação, o utilizador recebe uma mensagem de retorno, com a confirmação da acção.
Além disso, o disco SSD disponibiliza ainda uma partição normal e uma outra partição, com elevada segurança, que apenas é activada quando o utilizador passa o seu cartão RFID sobre o dispositivo.
Depois de passado o cartão RFID, se o utilizador o voltar a fazer, o Xapear SSD emite um bip e desactiva essa partição segura.
Veja uma pequena demonstração do Xapear SSD
Segundo informação da própria empresa, o Xapear estará disponível em 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB e 128 GB. Até ao momento ainda não há qualquer informação sobre o preço dos mesmo. De referir que o disco liga a qualquer porta USB o que limita de certa forma as performances de um disco SSD.
Homepage: RunCore Xapear SSD
Este artigo tem mais de um ano
Grande utilidade! Na realidade todos sabem, quem precisa de algo assim é quem “deve” (pedófilo, corrupto,etc)
Pois, bem visto…este tipo de tecnologia tanto está disponível para os “bons” como para os “maus”
Deves estar a brincar… mas caso não estejas, devo lembrar os mais distraídos que viver na era da informação criou muitos negócios que são baseados apenas em sistemas informáticos.
Desde projectos de produtos a resultados de investigações, muita gente quer ver as suas informações protegidas de terceiros, especialmente concorrência.
preciso instalar um desse no meu home computer e um outro na minha cabeça quando a dona encrenca vier com os interrogatórios… o.o
Como é feito pelos chineses, com certeza que trás uma “porta do cavalo” para coscuvilhar se for preciso. (Quem diz chineses, diz americanos, e por aí em diante.)
Pareceu-me ter lido que tem uma grande protecção… proporcionada por um cartão RFID… mas isto é alguma anedota? A tecnologia RFID não proporciona segurança real. Se fosse cartão de chip que usa-se NTRUEncrypt public key com um nível apropriado a 256 bits de protecção… enfim, já seria mais seguro, e mesmo assim teria de pedir um PIN no hardware.
Em lado nenhum fala em encriptação, apenas em partição oculta… e mesmo que use encriptação pode não ser segura, ou não estar bem implementada… e o facto de usar RFID é uma garantia disso mesmo!
Como pode incluir cartão SIM, supostamente para poder eliminar à distância (não dizem o quê exactamente, nem que método seguro usa… se algum, nem quanto tempo demora a eliminar tudo, nem em que circunstâncias), e ainda serve para que terceiros possam localizar o dispositivo “seguro”, segurança? Nãã.
Por último… USB 2.0?? No mínimo para um produto novo já devia estar preparado para o USB 3.0, eSATA 6 Gbit/s e FireWire.
TrueCrypt ou semelhantes continuará a ser a melhor opção para muita gente.
mais nada!!!
+1
Como o Roy disse, RFID para proteger dados sensíveis, é uma grande piada…
Mas gostei da parte de ter o SIM e o remote delete 😀
Creio que tenhas uma ideia melhor, por ti criada…
Porque não a disponibilizas para o mundo?
Pelo menos pela maneira como falas(criticas), deverás ter uma solução tua que permite mais e melhor que esta…
😉
Seria interessante alguém tentar crakar isto, ou seja. Abrir o disco e ter acesso a partição protegida por RFID.
Será que não dará mesmo?
A grande novidade deste produto quanto a mim é a integração de um SIM, a não ser que seja facilmente removido e quem o “roube” saiba precisamente o que fazer mal o tiver na mão.
Esse fabricante tem uma soluçao mais interesante, com dois botoes, um deles proporciona a autodestruiçao fisica do disco.
Um must para o nosso Portugal, ja que deixam de ser precisos tachos para fazer as provas desaparecer. No momento da rusga basta carregar no botao vermelho.
Acho que é a gama indestructible ou la o que é.
http://www.engadget.com/2012/05/16/runcore-invincible-ssd-sata-II-data-wipe/