Problemas com Wi-Fi do Raspberry Pi 4? Não é o único e a culpa é da resolução do monitor
O Raspberry Pi 4 é a mais recente proposta do bem conhecido mini PC que mostrou como estes podem ser úteis. Com mais capacidades, promete ter ainda mais desempenho e dar aos utilizadores uma experiência ainda melhor.
Este computador de bolso tem mostrado alguns problemas, algo que não se esperava dada a sua maturidade. Um novo problema surgiu agora, associado ao Wi-Fi, com a causa a estar identificada. Deverá estar na definição usada no monitor.
Um novo problema com o Raspberry Pi 4
Quando foi apresentado este ano, o Raspberry Pi 4 prometeu muito. Era decerto a evolução natural do modelo anterior e trazia muito mais desempenho para este mini PC. Houve sobretudo uma melhoria no hardware presente e até a duplicação das portas HDMI presentes.
Uma nova onda de queixas tem estado a surgir e mostra que o Wi-Fi aparentemente se desligar de forma aleatória. As causas eram desconhecidas e estavam a afetar apenas o Raspberry Pi 4. Um programador abraçou o problema e terá descoberto a causa.
Wi-Fi deixa de funcionar numa resolução do monitor
Do que Enrico Zini descobriu é simples e pode bem ser a causa do problema. As soluções apresentadas nos fóruns onde os problemas eram reportados era sempre a mesma. Recomendavam a utilização de uma resolução baixa para o problema do Wi-Fi não surgir.
Depois de dedicar tempo numa avaliação, descobriu que qualquer resolução acima de 2048x1080 levavam ao surgir do problema. As queixas originais focavam-se numa bem superior, de 2560x1440. Havia ainda a dúvida se o problema estaria numa das portas micro HDMI presente, algo que, na verdade, acontece nas 2.
Este mini PC vai funcionar sem problemas em breve
Uma discussão disponível no Hacker News revela que o problema poderá não estar no Raspberry Pi 4. Deverá estar associado à utilização de cabos de qualidade inferior. Estes têm sobretudo um isolamento inferior.
Espera-se, entretanto, que surja nos próximos dias a solução definitiva para este problema. A solução recomendada até agora passa por uma resolução de monitor mais baixa. Há ainda quem similarmente recomende usar cabos de maior qualidade para ter também uma solução.
Este artigo tem mais de um ano
Então no final o problema não é a resolução Massi monitor bmas os cabos de qualidade inferior…
Por falar nisso, estava na hora do actualizarem o PiPplware. Há uns tempos atrás fiz a atualização e o raspberry nunca mais arrancou! Voltei a formatar de novo, voltei a atualizar e ele voltou a não arrancar novamente.
Porque não usas o raspbian?
Mais interessante que isso era a pplware publicar tudo no github ou assim 😉
Fiquei agora a saber que os cabos HDMI da Raspberry PI são “de qualidade inferior”. A outra opção, seriam os cabos do Wi-fi… :p
ou duplicarem o tamanho da placa para poderem isolar os componentes de interferências eletromagnéticas
Achei equivocada a decisão de usar uma porta USB tipo C para a alimentação, manter a entrada micro USB seria mais condizente com a proposta da placa. Também não entendi a decisão de colocar duas saídas HDMI. Embora atenda a algumas aplicações específicas, eu mesmo trabalho com duas telas em meu PC principal, acho que não é algo tão útil para a maioria das aplicações e também desvia da proposta principal desse produto.
Muito mais útil seria incluir um slot para expansão de memória em vez de fazer modelos diferentes variando a quantidade de RAM. Também seria interessante incluir uma proteção elétrica melhor para as GPIO, já que quem deseja usar o Raspberry PI em aplicações que uam essa porta deve tomar extremo cuidado pois não é difícil queimar componentes da placa com um pequeno descuido no circuito ao qual tais portas são acopladas.