Western Digital compra Sandisk por 19 mil milhões de dólares
Actualmente, o mercado procura soluções de alojamento em disco que sejam rápidas e duráveis, retirando algum foco dos discos HDD e concentrando as atenções nos SSD. Neste sentido, a Western Digital, uma das maiores empresas no fabrico de discos rígidos, tem perdido a corrida no que toca à evolução deste componente.
Agora, para trazer de novo para si o interesse dos fabricantes de computadores e de estruturas de armazenamento, a Western Digital está a comprar a gigante das memórias flash, a SanDisk. O valor de compra é de 19 mil milhões de dólares.
Sinergias e modernidade
A Western Digital e a SanDisk complementa-se em termos de linha de produtos, essa é a receita para explicar aos investidores o propósito desta aquisição. Estão em causa produtos como os discos rígidos HDD, os SDD ou solid-state drives, as soluções de armazenamento cloud nos datacenter e os produtos de memórias flash. Tudo isto irá ser transformado, redesenhado para oferecer novidades a um mercado que vai desde o consumidor doméstico aos poderosos datacenters.
A empresa promete muito mais que uma fusão de tecnologias para lançar produtos que outras marcas já comercializam, está em causa uma nova linha de inovadoras soluções que podem alavancar este mercado do armazenamento de dados, que tem sofrido pequenas mutações nos últimos anos, assim como cortar custos, optimizando estratégias.
Esta aquisição transformacional alinha com as estratégias da gigante dos discos pensada a longo prazo, na ambição de se tornar líder inovador na indústria de armazenamento, fornecendo produtos atraentes, de alta qualidade com tecnologia de ponta.
Referiu o CEO da Western Digital Steve Milligan.
FusionDrive e o futuro?
Esta fusão pode tornar o mercado ainda mais competitivo e ser um ponto favorável para o consumidor, que terá agora uma empresa preponderante no mercados do armazenamento à procura de lucros e de ofertas que cativem o consumidor. Assim poderá ficar no ar a questão: o futuro próximo pertence às FusionDrive?
Este artigo tem mais de um ano
questao de orgulho pela WD. Menos um player no mercado que para mim tem sido dos melhores.
Uma boa jogada da WD. Menos uma empresa concorrente a nível de discos externos e ganha ainda uma nova vertente no mercado, as PEN’s e SSD’s.
De longe, uma das melhores a todos os níveis e cada vez mais se alarga.
FusionDrive é uma marca registada da Apple, que eles usam para discos rígidos híbridos. Correcção SFF…
WD e SD são as minhas marcas preferidas respectivamente de discos rígidos e de memória flash!
Bom casamento, a SD está muito promissora!
Eu adoro a kingston xD
A kingston fabrica memórias?
Estás a brincar certo ?
Não fábrica memórias propriamente ditas.
Só vende pen drives e ssds…
https://www.youtube.com/watch?v=HwkNgWEwjrE
🙂
Falei de flash, não de RAM.
Também publiquei um video de ram da fabrica mas não foi aprovado…
Estas a brincar mesmo
http://www.kingston.com/br/memory/
So uso discos WD e pens ou SD/Micro SD Sandisk. Gosto das duas marcas. Esta jogada da WD mostra que uma empresa criadora/detentora de um produto com morte anunciada, não tem ela que morrer também. Reinventa-se…
Eu não gostei, desde 1997 mexendo com informatica, e a maioria dos hds bichados era e sao western digital.
tenho um ssd sandisk a 2 anos e ele é top. só espero que a WD nao faça estragos. um western digital blue e green em menos de 6 meses para usuarios domesticos estragaram, e eu tive de fazer rma.
Não venhas contradizer o pessoal. Porque lá no sitio onde trabalho sempre que alguém diz acho que o meu disco pifou, é um wd blue.
É porque é um Seagate ou Samsung!
O que vocês fazem aos discos para os destruírem assim? eu tenho 4 WD (1 green 3.5, 2 blue 3.5 e 1 blue 2.5) e continuam impecáveis, será que a utilização que lhes dão é a indicada para esse tipo de discos? hmmmmmmmmm
Agora ainda metem a Sandisk a lançar HDDs. A WD não entrou nos SSD porque não quis. A Samsung foi esperta, vendeu a divisão de HDD à Seagate, e dedicou-se aos SSD, e tem lançado excelentes produtos, fiáveis e bons. o mercado dos HDD estagnou, a tecnologia não evolui, aumentam apenas as capacidades.
WD em termos de discos mecanicos é como as outras marcas. Tem discos melhores e piores.
Algumas series sao muito boas, outra têm alguns problemas. A Sandisk em termos de SSD não conheço. Tem grandes marcas aí fora, como Sansung, Crucial, Kingston com verdadeiros best sellers em SSDs . Quer seja em termos de preço quer seja em velocidade.
Na realidade os SSDs já se encontram ultrapassados, e o futuro já são os NVMe.
NVMe continua a ser um SSD…
Só serão futuro quando baixarem de preço… E os SSDs estão longe de ficarem ultrapassados – então, porque é que ainda se vendem discos mecânicos? Bem, uma razão é o preço, e outra o espaço.
Primeiro vão cair no esquecimento os HDDs, só depois os SSDs – e penso que essa mudança não vai ser assim tão rápida.
Têm de ter em atenção que os SSD também têm desvantagens, Para mim a WD é um fabricante normal do mercado HDD, esta fusão poderá permitir uma combinação das duas tecnologias com evidentes benefícios para os consumidores por outro lado, é sabido que há concorrência, penso que o maior problema da fusão é algo que já se sabia o SD ganhou face ao Compactflash, o formato da sony, o XD da olympus acho…!!??? etc… a WD com isto pode vir perfeitamente a ser um líder incontestado no mercado, se souberem fazer bem as coisas a começar na fusão das tecnoligias quando faça sentido e uma boa dianteira para lançar novos produtos…