Nos últimos anos o setor de hardware começou a tornar-se cada vez mais popular. E a pandemia da COVID-19 veio mostrar com maior clareza a importância que a indústria de chips tem no mercado tecnológico. Assim, os grandes nomes da indústria, como a TSMC, Intel e Samsung, foram massivamente falados, uma vez que era das suas fábricas que vinham os tão desejados chips.
Desta forma, ficou claro que a TSMC é, sem dúvida, a mais poderosa fabricante de semicondutores. E se ainda houvesse algum cético, as últimas informações mostram que a taiwanesa é uma verdadeira rainha dos chips ao deter 82% dos lucros globais neste setor.
TSMC é a rainha dos chips com 82% dos lucros globais
Se há alguns anos só os mais interessados na indústria tecnológica conheciam a TSMC, atualmente grande parte dos utilizadores comuns conhecem, ou pelo menos já ouviram falar, da fabricante de Taiwan. Muitos dos componentes que se encontram nos nossos equipamentos, como smartphones, computadores, placas gráficas, processadores, etc foram construídos nas linhas de montagem da taiwanesa.
E a popularidade da empresa tem sido cada vez maior, sendo a líder indiscutível no fabrico de chips, fazendo tremer gigantes como a Intel e a Samsung. Para termos uma noção mais quantitativa desta liderança, os últimos dados revelados mostram que a TSMC conquistou nada menos do que 82,3% dos lucros operacionais de toda a indústria de semicondutores neste terceiro trimestre de 2022.
Pelo gráfico acima criado pela Strategy Analytics, vemos claramente o reinado da TSMC comparativamente a outros nomes da indústria dos semicondutores. No entanto deve-se também salientar a pequena queda do terceiro trimestre de 2021, de 83,2% dos lucros para os atuais 82,3% do terceiro trimestre deste ano. É então seguro afirmar que este é um verdadeiro monopólio liderado pela taiwanesa.
Muitos analistas comparam a TSMC à Apple, no sentido em que ambas têm um monopólio e domínio sobre outras empresas nos seus setores. E o futuro será ainda mais promissor, uma vez que também a Tesla será uma cliente da taiwanesa, adquirindo os seus chips de condução automática.