Pplware

Taiwan só poderá vender à Rússia chips mais lentos do que os da PlayStation 2

As restrições impostas à Rússia como resposta à sua invasão à Ucrânia chegaram também a Taiwan. De acordo com as mais recentes informações, o país asiático deixa de poder vender ao país de Putin e também à Bielorrússia chips com tecnologia de ponta, restringindo a compra destes países a processadores abaixo dos 25 MHz.

Como consequência, e em termos comparativos, então o país taiwanês só poderá permitir o acesso da Rússia a chips mais lentos do que os que estão presentes na consola PlayStation 2.


Taiwan restringe a Rússia a CPUs abaixo dos 25 MHz

De acordo com as mais recentes informações, a partir de agora as entidades da Rússia e da Bielorrússia só vão poder adquirir das empresas de Taiwan processadores abaixo dos 25 MHz, capazes de oferecer um desempenho de apenas até 5 GFLOPS. Assim, como é possível deduzir, Taiwan restringiu o acesso destes dois países a todos os chips desenvolvidos com tecnologia de ponta e moderna, tais como microcontroladores para dispositivos sofisticados.

Com a guerra à Ucrânia, grande parte da Europa uniu-se para mostrar um cartão vermelho à conduta do presidente Vladimir Putin. Por sua vez, várias marcas de peso do setor dos chips, como a Nvidia, Intel e AMD, acabaram por deixar de vender os seus produtos para o país invasor. Agora, chegou também a vez de Taiwan adotar e implementar medidas punitivas à Rússia.

Nesta semana, o Ministério dos Assuntos Económicos taiwanês (MOEA) publicou formalmente uma lista de produtos de tecnologia de ponta que se tornaram proibidos de exportar para a Rússia e para a Bielorrússia. Esta lista impede assim o acesso destes países e todos os produtos com tecnologia avançada que sejam produzidos em Taiwan, e ainda às ferramentas usadas para o fabrico de chips.

A taiwanesa TSMC é a maior fabricante de semicondutores do mundo.

Os itens proibidos para exportação para a Rússia e Bielorrússia vão ao encontro da Categoria 3 e Categoria 9 do Acordo de Wassenaar, o qual abrange dispositivos eletrónicos, computadores, telecomunicações, sensores, lasers, equipamentos de navegação, tecnologia marítima, navegação, aviónicos, entre outros.

Em suma, a partir de agora, as entidades russas não vão poder comprar às empresas taiwanesas chips que tenham alguma das seguintes características:

Para além de não poderem comprar chips às empresas de Taiwan, as entidades russas também não vão poder obter equipamentos de produção de chips taiwaneses, como scanners e microscópios eletrónicos.

Exit mobile version