Surface Laptop é o pior dispositivo do ano para o iFixit
O bem conhecido e reconhecido site iFixit vai, ao longo do ano, recolhendo e avaliando a capacidade de reparação dos principais equipamentos que as diferentes marcas vão colocando no mercado. Cada um deles tem, no final, uma nota que mostra como será fácil ou difícil reparar em caso de problemas.
Este ano não foi diferente e, agora que o ano está a terminar, é hora de reunir numa lista única os piores equipamentos que foram avaliados. O novo Surface Laptop da Microsoft recebe o infeliz troféu, mas a sua concorrência não lhe fica muito longe.
São muitos os equipamentos que ao longo do ano vão passando pelas mãos da equipa do site iFixit. Cada um deles é avaliado ao mais ínfimo pormenor, para avaliar a sua capacidade de reparação, precavendo de imediato os utilizadores para possíveis problemas mais tarde, se e quando estes tiverem avarias.
O top agora reunido mostra os piores que passaram pelas mãos do iFixit, e revela também como as marcas estão a conseguir criar equipamentos cada vez menores e com maiores capacidades, muitas vezes à custa de outros fatores importantes.
A dominar esta lista estão os 3 novos equipamentos da Microsoft, o Surface Laptop, o Surface Pro e o Surface Book 2, todos porque têm os seus componentes essenciais incapazes de serem trocados, quer por serem colados ou soldados quer por terem interfaces próprias. O que se destaca, e pela negativa é mesmo o Surface Laptop, que consegue ter uma nota 0 na sua capacidade de reparação.
Mas a Apple tem também nesta lista alguns equipamentos. O novo MacBook Pro está presente, bem como o novo iPad de 5ª geração, com notas de reparabilidade de apenas 1 e 2, respetivamente, o que é muito baixo.
No campo dos smartphones, o representante escolhido foi o Essential Phone, que também ele apresentou problemas no momento de abrir e reparar componentes. A nota deste telefone foi também de apenas 1. O grande problema do Essential Phone foi a separação do seu ecrã, que levou a que tivesse de ser congelado e partido.
Esta não é uma lista que deva agradar a muitos utilizadores, mas espelha o que foi mostrado ao longo do ano e que, infelizmente, é cada vez mais uma realidade. Os novos dispositivos são cada vez mais difíceis de reparar e estas intervenções nem sempre têm o resultado esperado.
Este artigo tem mais de um ano
voltamos ao usar e deitar fora…
Correcto (ou melhor, incorrecto, na política). Ainda se os equipamentos fossem resilientes e duráveis, mas o que acontece é que vêm sucessivamente mais fraquinhos e periclitantes. A juntar à dificuldade de reparação, temos o baile armado….
Junta terem poucos USB para darem cabo rápido.
Ora vamos lá a ver se percebi, uma empresa que começa pela mesma letra de equipamentos da marca da maçã, dá a pior nota a equipamentos da Microsoft!? Como é uma empresa de reparação, será pelo facto de não conseguirem reparar equipamentos da Microsoft? Ou porque estes não avariam?
Já agora sou proprietário de um Surface Pro 3 e Surface Pro 5 que nunca precisaram de reparações, e estou grato pelos equipamentos e continuo a utilizá-los.
Já agora que nota dá a ifixit ao iphone? Tenho aqui 2 tijolos iphone 6 que morreram assim que fiz a última actualização! O que tem a ifixit a dizer pela morte da bateria e o engasgar-se do equipamento? A Apple é que é bom, não é?
Neste caso o surface é do pior ja abri um rt para mudar o teemal pad fez toda a diferença no aquecimento. Ja abri um surface 2 a coisa é igual mas para o abrir ja foi mais lixado, vi videos do 3 e para mim a micro arranjou um bom dispositivo,certo mas em que se aquilo tem de se abrir vai se estragar algo. Nao vou dizer que eles dao ou nao dao problemas tem se de ter sorte mas para reparar nem que seja um visor ou trocar a bateria tens de o desmanchar, e neste caso fazes que compras um novo daqui por ex a 5 anos quando tens por exemplo o modelo que tem o i7 e gastas te uma pipa de massa. Penso como num smatphone quando gastas 100€ se precisar de algo daqui a 2 3 anos mandas o gajo para o lixo pelo valor arranjas outro. Agora num modelo que gastrs 1000€ ou dai para cima penso que esperas qualidade no material bem como a possível a sua reparaçao de peças simples visor bateria que é o que se pode estragar com mais facilidade. Neste caso a micro de um equipamento para sde descartavel. Andei na pc clinic e garanto te nao ha nenhum Tablet Apple iphone, mac nao o abras para reparar. Podes e nao ter peças de substituição mas isso so para modelos bastante antigos por ex do iphone 5 para baixo
Hugo, Surface desconheço. Só tive a primeira geração e não tive problemas. Mas Surface Pro já vendi 20 (3, 4 e 5) e nenhum precisou de ser reparado, senão podes crer que sabia imediatamente do descontentamento do cliente 🙂
Portanto, zero avarias de 20 não está nada mau.
A única chatice que tenho é apenas a emparelhar as canetas ou ratos.
Surface so um com vidro partido, agora ipads vai la vai baterias, visores partidos, maus contactos na ficha do visor que das umas pancadinhaa no centro e ele da imagem. Oh a Apple o que já vi é material de guerra, iphones que o carro passou por cima em Lisboa, ipads que cairam ao chão nas escadas rolantes do aeroporto, fora o resto iphone caiu na sanita na banheira.
Se os iPhone 6 são “TIJOLOS”, não percebo porque é que os comprou…são baratinhos e tudo!
Em vez de haver comentários construtivos, o pessoal só vem para aqui destilar ódio…veja-se lá…a empresas!! Cada um compra o que prefere, ora essa.
Podíamos estar aqui contrutivamente a discutir porque é que o Surface vem este ano em primeiro lugar para o iFixit. Mas claro, isso não interessa por estes lados…
iFixit avalia a facilidade para reparar os equipamentos. Apenas isso. E não me digas que tavas à espera que fosse dada boa nota a um equipamento que tens de cortar tecido para o abrir.
Rui,
chama-se iFixit porque o nome é também o slogan da empresa, é como dizer “do you have problems? ifixit (I fix it)!”
eu por acaso já tive um surface laptop nas mãos para ver se era possivel substituir uma entrada usb… entreguei-o no dia seguinte ao meu amigo. não sabia como abrir aquela porcaria folha de papel sem o partir filha da mae foi-me ao nervo naquele dia a porcaria do surface… tive uma porra de umas 6 horas ao redor daquela… enfim… até já me estou a stressar outra vez, nunca mais na vida quero ver um desses à minha frente, se vir vou atirá-lo de uma ponte fdp surface da *****, comprem fixos ou notebooks decentes caraças!
Não sei se viste e leste tudo , mas o iFixit também deu ma cotação a equipamento apple, e vão continuar a dar se eles continuar a construir os equipamento desta forma….
Tanto Apple como Microsoft têm engenheiros que não pensam em reparação mas sim em equipamentos DESCARTÁVEIS.
isto é o que acontece por a Microsoft ter andado a hibernar… Agora que conseguiu ombrear no design com a apple falta-lhe o know how necessário para tudo o resto. Visto que um Surface é um conjunto de peças feitas por vários fabricantes e como já se pode esperar os standards não devem fugir muito do que era tradicionalmente feito… Podem bater na apple o que quiserem mas tenho um iPad mini há 5 ou 6 anos e a bateria está igual.
ai que…. A apple não é um conjunto de peças feitas por vários fabricantes ? … A ignorância.
Onde é que ele disse que a Apple não é um conjunto de peças feitas por várias fabricantes? E ler? Não saía asneiras.
já todos percebemos que o site iFixit tem um ódio de estimação: Microsoft!!!
Ora então: Por cada 1000 Suraface Books vendidos ( Se não estou em erro um portátil de + de €2000) qual o número de pessoas que consegue detectar uma avaria de hardware? Digo 500. Dessas 500, qual o número de pessoas que tentarão reparar a avaria elas mesmas? Digo 5 (A ser optimista…)
Lolol achas que 50% dos modelos vendidos tem problemas de hardware??? A MS estava falida…
faltou o iPhone 8 e x na lista
Dos melhores telemóveis do mercado para reparações, segundo a iFixit…
Pois é…
Tudo um esquema para os equipamentos terem que ser enviados para as marcas ou substituídos. Algo mau mas que não me admira
Ainda bem que comprei um então… e para já estou muito satisfeito com ele. Se avariar, tem garantia e a MS que resolva o problema… Tenho um macbook air tambem, ja vai com 4 anos e a unica vez que se queixou de hardware, foi a um suporte apple, 2 dias tava pronto e sem chatices… o que o iFixIt não gosta é de equipamentos anti-sapateiros
Mesmo!
Hardware Ms… Não obrigado.