Samsung aposta nos Chromebooks com duas novas propostas
A CES tem sido palco de muitas novidades em vários campos. As marcas escolhem esta feira para mostrar o que desenvolveram para 2017 e, assim, prepararem o mercado para os seus produtos.
Com o mercado dos portáteis ao rubro com várias novidades a surgirem, a Samsung resolveu mostrar também algumas novidades, desta vez, baseadas no ChromeOS. Os Chromebook Pro e o Chromebook Plus chegaram para trazer novidades a esta área.
O mercado dos Chromebooks mudou muito quando a Google anunciou o suporte das aplicações Android para este seu sistema operativo. Daí em diante passou a ser quase obrigatória a presença de um ecrã sensível ao toque, que permite explorar ao máximo estas novas aplicações.
Foi com isto em mente que a Samsung criou os Chromebook Pro e Chromebook Plus, duas propostas que levam o conceito de portátil mais longe e que podem ser transformadas facilmente num tablet, bastando rodar o seu ecrã.
Estes dois modelos partilham uma base comum, com um ecrã de 12,3 polegadas QHD (2400 x 1600 pixéis) e sensível ao toque, 4GB de RAM, 32GB de armazenamento interno e duas portas USB Tipo-C.
Algo que estes dois modelos trazem de novidade ao universo Chromebook é a presença de uma caneta, algo que a Samsung conhece bem de vários dos seus modelos de smartphone e tablets.
A diferença entre estes dois modelos da Samsung está apenas nos processadores que os equipam. No caso do Chromebook Pro o processador é um Intel Core M3-6Y30 Skylake, algo que o torna mais poderoso que a maioria dos restantes Chromebooks presentes no mercado. No caso do Chromebook Plus é um processador ARM, o OP1 hexa-core, com 2 ARM Cortex-A72 e 4 ARM Cortex-A53.
O Chromebook Plus chegará ao mercado já em Fevereiro com um preço de 449 dólares e o Chromebook Pro chegará na primavera com um preço ainda por anunciar. Curiosamente, estes dois novos portáteis eram esperados há alguns meses, depois de terem sido revelados antecipadamente.
Este artigo tem mais de um ano
Tem bom aspeto e com caneta… Um must.
É pena ter o sys operativo da Cuscoid…
Se o modelo que têm o processador M3-6Y30 Skylake, deve dar para instalar o windows 10, ou estou enganado?
Penso que sim, vê-se à venda aquelas “pens” com este processador e Windows 10.
Eh pá desconhecia. Vou ver. Obrigado pela nota.
A instalação do Windows deverá falhar não pelo hardware em si mas pela UEFI.
Se nao houvesse windows full em tablets deste genero ou tablets simples entao isto poderia ser uma boa aposta pois o windows rt antigamente nao era la muito bom,mas agora com full windows nao me vejo a optar por isto
Não vejo estas coisas a serem muito usadas por cá, pelo simples facto de as pessoas comprarem PCs que são overkill para a utilização que lhes dão.
Este tipo de PCs, para pessoas que fazem navegação na net, edição de documentos de texto e folhas de cálculo básicas, algumas apresentações, e nada mais, serve perfeitamente.
Com touchscreen de de 12,3″, resolução Quad HD e suporte nativo para stylus não encontras na em Windows por este preço.
E olha que com um Chromebook já fazes muito, especialmente agora com Apps Android.
Para, por exemplo, um estudante que necessite apenas de Office e alguma edição gráfica básica é perfeitamente adequado.
Tens o Lenovo Book e tens muitos Surface (e clone) à escolha.
Mais vale? Logo pelo preço morre ali.
E quando é que a Google se lembrará de lançar estes bichinhos em Portugal?
no dia de são nunca eheh
Nos Chromebooks, para além das apps mobile como tens no iPad Pro, tens um browser desktop com suporte para extensões e apps próprias.
Para além disso, todo o ambiente de trabalho é do tipo desktop/laptop, com janelas, multitasking, suporte para rato e leitor de MicroSD.
Isto por um preço inferior a metade do iPad Pro de 12,9″.
Assisti a uma apresentação de um engenheiro da Google (Google Cloud Platform) que utilizava um Chromebook. A apresentação incluia várias demos utilizando Google Cloud Shell.
Acredito que em boa parte, para empresas que apostaram em cloud principalmente Google for Work, o Chromebook é o dispositivo ideal.
Mesmo para developers parece que em alguns casos pode ser uma boa alternativa: http://www.eq8.eu/blogs/18-chromebook-for-web-developers
Jamais compraria (sem ofensas)!
Comparar chromebook com iPad e querer instalar Windows, mostrar que no Brasil poucos entendem a proposta dos chromebooks. Uso há três anos e acho fantástico. Leve, inicia em 7 segundos, multiusuário, 10h de bateria, rápido e agora com apps Android.
Alguém sabe onde encontrar uma ISO actualizada do Chrome OS, a última que encontro é esta já bem velhinha http://getchrome.eu/download
Obrigado