Nos últimos tempos as operadoras têm vindo a renovar os equipamentos que fazem parte das suas ofertas de Internet e TV. A Vodafone foi das primeiras a disponibilizar um router de última geração, o super router e a MEO lançou o Router Fiber Gateway, que é made in Portugal. A NOS foi a última (com dois anos de atraso), tendo apresentado recentemente o seu novo Power Router.
Já que o panorama dos routers dual-band 2,4 GHz e 5 GHz está finalmente completo hoje apresentamos uma pequena comparação entre equipamentos e destacamos as principais características de cada um.
Na batalha do número de antenas, a MEO continua a liderar com um equipamento de 4 antenas versus 3 antenas da NOS e Vodafone, para além do facto de possuir o moderno chipset Broadcom com WiFi 802.11 ac wave2, com MU-MIMO e a possibilidade de ligação em canais de 160 MHz (5GHz) e uma largura de banda que pode chegar aos 1,7 Gbps.
MU-MIMO – O seu router já suporta esta tecnologia?
Os equipamentos VODAFONE e MEO são ambos AIO, integram ONT e router, com ganhos de energia elétrica consumida na ordem de 15%, especializados para fibra ótica, sendo que o o equipamento NOS é destinado também à rede híbrida-coaxial.
Os routers das 3 operadoras têm botão WPS, portas ethernet Gigabit, duas portas telefone fixo, configuração de rede – Guest e permitem a gestão via app iOS/Android ou via Web. A App do MEO apenas permite a gestão via rede Wi-Fi local enquanto o equipamento da NOS apenas pode ser gerido via web. No caso da VODAFONE é possível fazer a gestão remotamente do equipamento via App.
Conclusões
No geral, o melhor router é o da MEO pois é o que tem as melhores características. Além do facto de ser Made in Portugal (que tanto nos orgulha), o Fibergateway é o único com a norma 802.11ac Wave 2, estando assim preparado já para a próxima geração, podendo oferecer uma largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps. Destaque também para o facto de suportar IPv6 e de ter 4 antenas, que garantem certamente a melhor cobertura.