O novo e super rápido USB 3.2 chegará ainda em 2019 aos PCs
A adoção do USB-C tem estado a fazer-se a uma velocidade muito elevada. Todos os fabricantes já o adotaram e têm-no presente nas suas propostas e equipamentos.
Mas esta norma tem evoluído e em breve vamos ter mais novidades. O USB 3.2 vai chegar ainda durante 2019 aos PCs e vai trazer velocidades muito mais elevadas.
Se no caso dos smartphones a adopção do USB-C foi quase imediata, no campo dos PCs esta parece estar a demorar um pouco mais. Para além disto, a própria frequência de troca de equipamentos é menor e isso leva a que exista menos oferta.
A USB-IF (USB Implementers Forum), a organização que promove e suporta a tecnologia Universal Serial Bus, anunciou no MWC2019 que ainda durante este vão surgir as primeiras implementações do novo USB 3.2. Este deverá trazer uma muito maior velocidade de comunicação entre dispositivos.
Desde 2017 que se fala do USB 3.2 e do que vai trazer, mas só agora é que este está prestes a chegar. Do que foi anunciado, espera-se que ainda durante 2019 surjam as primeiras propostas, em especial na forma de motherboards.
Com esta implementação, espera-se que sejam finalmente atingidos os 20 Gbps de taxas de transferência máximas num cabo USB-C. Uma vez que a especificação 3.2 vai absorver a sua antecessora, vão existir 3 taxas de transferência: USB 3.2 Gen 1 (5Gbps SuperSpeed), USB 3.2 Gen 2 (10Gbps SuperSpeed+) e USB 3.2 Gen2x2 (2x10Gbps SuperSpeed+)
Uma vez que apenas após o verão vão surgir as primeiras máquinas com o USB 3.2, é ainda necessário aguardar mais algum tempo para a chegada dos periféricos. Estes vão com certeza surgir no início de 2020.
Esta atualização do USB-C vai ser útil para aceder a periféricos como memórias SSD ou monitores. A maior velocidade de transferência de dados vai permitir usar estes equipamentos de forma mais rápida e com menor latência. Com os mesmos cabos USB-C vão se conseguir o dobro das velocidades.
Este artigo tem mais de um ano
Não estou a entender a diferença exceto no 2x 10 Gbps ! O USB C 3.1 dá até 10 Gbps e o 2x 10 vai depender se o chip foi periférico tem tal largura de banda (o que não costuma acontecer).
Eu tenho vários periféricos USB 3.1 e apesar do PC ser USB C 3.1 10 Gbps não consigo mais quê uns 150 MBPS (1.5 a 2 Gbps)
Provavelmente não consegues mais do que 150MBps porque terás ligado um HDD externo, digo eu…
Sim, com um SSD externo alcanças bem 500 MBPS. Mas também já é mega rápido
As velocidades das pen USB variam muito, de marca e modelo. Das coisas que valorizo numa pen, para além do tamanho, é a taxa de leitura, escrita……..
Faz toda a diferença, até nos cartões de memória de uma máquina fotográfica, para permitir mais velocidade!
Além disso, também ajuda imenso, que em vez de copiares milhares de ficheiros, zipes tudo antes de exportares os dados, mas com uma taxa de compressão baixa! Faz toda a diferença copiares 100.000 ficheiros que ocupem 1 tera ou 1 só ficheiro de 1 tera!!!!!
Por exemplo, utilizo pens usb e discos SSD M2 com taxas de transferência aceitáveis de 500mega/segundo, em portas 3.0!!!!!
Além disso ainda tens mais pormenores, como o NTFS ser mais lento que o FAT32……..
Que pens usb tens que permitem transferências de 500MB/s? Eu tenho uma Sandisk Extreme USB 3.0 de 64GB, que grava a 180MB/s e lê a 220MB/s…
Corsair GS 512Gb
Sim….
100.000 ficheiros de 1 tera ou só 1 ficheiro de 1 tera… obrigatoriamente tem de ter alguma diferença!!! 😉
O que o Rui quis dizer foi que se comprimires os 100.000 ficheiros que na totalidade ocupam 1TB, tal significa que a transferência vai ser de apenas “1” ficheiro (os 100.000 comprimidos), o que diminui grandemente o overhead 🙂
Exactamente 🙂
AaaaaaaaaaaaaaaaH!!!
heheheh!!
Confesso que até sabia o que ele queria dizer, mas não li como tal!! 😀
1 ficheiro Veracrypt com 10.000 ficheiros é rapidíssimo a copiar
Sim, porque na realidade só estás a copiar 1 ficheiro encriptado, tal e qual como se fosse um ficheiro zipado!
É uma excelente pen, sem dúvida, mas o preço é de 334 euros :P, e as taxas de transferência referidas no site são de 295MB/s de leitura e de 290MB/s de escrita, o que não deixa de ser óptimo.
Sim, eu quando referi os 500Mb/segundo, estava a referir-me ao meu disco externo Samsung T5 de 2 tera, esse consegue taxas de 400, 500 mega por segundo, é muito rápido.
A pen corsair já tem 1 ano, mas sei que as novas corsair conseguem velocidades da ordem dos 500 mega por segundo!!!! Já é a 2ª Corsair que tenho e só é encostada quando a capacidade é esgotada!!!! Até aguenta a máquina de lavar (a minha corsair nova já passou pela máquina e funciona como se nada tivesse passado! (depois de passar 1 dia enfiada num copo com arroz e ser aquecida a uma temperatura moderada de 40 graus