Vamos programar com o Arduino – #01: Introdução
Durante o dia da passada sexta-feira, decorreu no Instituto Politécnico da Guarda a segunda edição do evento CreateTech, um evento de tecnologia em que foram abordados diversos temas actuais. Um dos temas mais falados e com mais interesse foi sem dúvida o mundo das IoT (Internet of Things) onde foram debatidas questões relativas à segurança desses dispositivos, como também plataformas onde podem ser utilizadas.
Hoje, o Pplware dá início a uma série de tutorias que têm como objectivo ensinar ao leitor, de uma maneira geral e simplificada, como programar para Arduino.
O Arduino é uma plataforma de hardware livre, projectado com um microcontrolador Atmel AVR, com a qual podemos criar projectos especialmente para IoT e em robótica educativa.
Ao longo desta série de tutoriais iremos transmitir ao leitor os conhecimentos necessários para que lhe seja possível levar para a frente aqueles projetos que tem em mente ou quem sabe abrir-lhe o apetite para se tornar um Maker.
Nesta rubrica vamos começar por perceber as duas grandes funções principais que existem quando estamos a programar o nosso Arduino.
Antes de mais, espera-se que o leitor já tenha uma noção básica em programação, preferencialmente na linguagem C, pois é a linguagem de programação que iremos utilizar ao longo desta serie de tutoriais.
Quando estamos a programar o nosso Arduino nomeadamente no Arduino IDE, verificamos que por omissão nos são apresentadas duas funções, a função setup e a função loop. Essas duas funções são muito importantes especialmente a função loop, pois sem ela o nosso programa não irá funcionar. Vamos conhecer um pouco dessas duas funções.
Função Setup
A função setup é uma função que só irá ser executada uma única vez no nosso programa. Quando o nosso Arduino inicia, seja pela primeira vez ou depois de uma reinicialização. Nesta função tem como objectivo agregar todas as inicializações de variáveis que sejam precisas ao longo do nosso projecto, como também configurações de certos componentes.
void setup() { Serial.begin(9600); pinMode(botao, INPUT); conta = 0; } |
Função loop
A função loop geralmente vem logo após a função setup, onde já foram feitas todas as configurações e inicializações de variáveis.
É na função loop que o nosso código irá correr no Arduino, esta função permite que todo o código feito seja executado em constante loop na nossa placa, criando assim um ciclo infinito, onde só irá terminar quando desligarmos o nosso Arduino.
void loop() { if (digitalRead(botao) == HIGH) conta = 1; else conta = 0; delay(1000); } |
Após conhecermos estas duas funções já é possível elaborar um pequeno programa no Arduino. Ao olharmos para este tutorial verificamos que são conceitos muito simples, mas por vezes em certos projectos futuros se não temos estes conceitos sabidos iremos encontrar certas dificuldades que podiam ser evitadas.
Esta série de tutorias irá seguir este formato, começando a pouco e pouco até que o leitor consiga por si próprio mandar-se de cabeça para projectos mais ambiciosos. Deixem as vossas sugestões e o que gostariam de ver ao longo destes tutoriais.
Este artigo tem mais de um ano
Espetacular! Comprei um arduino ha uns poucos dias e ainda não tinha reunido a informação para poder-me dedicar! Assim vai ficar mais fácil, com esta vossa ajuda!
Antes da parte da programação, sugeria explicar a ligação (fisica) ao arduino. Eu instalei o IDE para mac, mas não consegui efetuar a ligação. O meu próximo passo era tentar através de uma Raspberry Pi.
Gonçalo, eu também tive essa dificuldade e demorei um bocado para conseguir.
Ao contrário do Windows que reconheçe o Arduino out-of-the-box, tens de procurar o driver certo para Mac e instalar.
Com tantas variadades de Arduinos, incluindo clones, tens mesmo de procurar o certo.
Também tens de ter a certeza que configuras o Arduino certo no IDE.
Obg Hugo. E instalar o Windows 10 IoT para a Pi, não será interessante?
De nada.
Talvez. Eu pessoalmento estou mais interessado na ligação do Arduino ao Smartphone por Bluetooth LE.
Não Gonçalo, não é mais interessante. Na minha opinião é muito melhor instalar o IDE no pc. O mais certo é que nem seja possível instalar o Arduino IDE no Windows 10 IoT. Mas podes fazer a experiência.
Através do raspberry pi funciona muito bem. Já experimentei 🙂
basta meteres o raspbian e instalares a versão para linux.
Sugestão: subscrever a tutoriais, de modo a que recebamos por email notificação de quando saiu um novo!
Dava imenso jeito porque muitas vezes quero acompanhar mas não consigo visitar o site com a frequencia que queria!
fica a opiniao!
+1
Podiam criar no fim do artigo um registo de email para as pessoas que íam seguindo os tutoriais, para que dessa forma as pudessem avisar quando saísse um novo tutorial
Espetacular.
Há pouco tempo começei a “brincar” com o Arduino e certamente que vou seguir atentamente todos os tutoriais.
Como já indicado aqui, seria interessante poder subscrever por e-mail as novidades.
Continuem.
Nas escolas secundárias já se programa arduino desde 2008..Nos cursos profissionais de eletrónica, mecatrónica e informática. Neste momento com o scracth for arduino S4A, também os alunos do 1º ciclo já fazem umas brincadeiras… No entanto acho pertinente a ideia aqui no ppware.
Incrivel como frequentei um curso de IRC (Instalação e reparação de Computadores) e nem soube o que era um arduino.
O mesmo para o curso que estou a frequentar de GPSI (Gestão e programação de Sistemas Informáticos) e um projeto que quero fazer com o meu rpi, não tenho apoio dos meus professores, e sai me tudo do bolso … E pedir quase requerimento administrador da escola para fazer o projeto para fim de ano (Obrigatório)
Nice!!!
Caríssimos,
Falta a declaração da variável “botao”.
Yep! Bem reparado!
Hello, sim falta, como por norma se declaram as variáveis fora do setup e como estava a referir-me a essas funções esqueci-me de colocar por cima da função.
Gostaria que no fim dos tutoriais fossem também apresentados links de forums ou blogs, FIÁVEIS sobre os assuntos.
Se este tutorial fosse apresentado de uma forma regular (uma vez por semana) seria bom, para que não se comece a mexer e depois se fique parado muito tempo.
Estou a construir uma casa e já gastei mais de 300 mts de tubagem a pensar nos 10 ou mais arduinos espalhados pela casa. Quero ter uma casa inteligente onde possa registar os dados de climatéricos de todas as divisões, estado das máquinas de lavar, estado da porta do frigorífico, sensores de água nas casas de banho, sensores de presença (PIR), sensores de luzes acesas ou apagadas e estado das persianas. Estou a preparar para poder controlar as luzes e as persianas de uma forma automática e remotamente. Quero essa informação registada no Raspberry Pi2 e gostaria de ter acesso a essa informação através de tablets Android. A comunicação entre os arduinos espero conseguir fazer em RS485.
Podem me ajudar?
Conhecem sites de preferência em Português onde se fale com regularidade sobre o assunto?
Boa Noite! Um projeto interessante com Arduino/Raspberry seria relacionado com automaçao.
Por poucos euros se compram Reles e conseguem-se fazer bons projetos.
Tanto pode ser feito via arduino (programaçao da board) como bluetooth / Wifi / ethernet…
Nos dias de hoje justificava-se este tipo de interaçao que podemos levar para o nosso dia a dia
Fica a dica 😉
Fala galera, coincidentemente comecei uma série explicando como utilizar o arduino desde o começo, ensinando a instalá-lo e até a programar e montar os circuitos. A série é de fácil entendimento até para quem não entende muito de programação.
Os dois episódios já estão no meu canal no YouTube, Pesterenan.
Procurem pelos vídeos de “Aprenda Arduino” por lá, já que meu post foi deletado por mandar o link do episódio.
Para quem der uma olhada, agradeço a visita.
Valeu!
Recomendo a leitura do livro Arduino Cookbook de Michael Margolis. (https://books.google.pt/books?id=EfvwsgEACAAJ)
Ótimo para iniciantes e utilizadores avançados do Arduino. São 800 páginas de muito código com conceitos de programação e imensos projetos com diferentes níveis de complexidade.
Muito obrigado, têm o meu apoio, nem toda a gente é licenciada em informatica (ou tem curso, agora com isto dos cets) e isto ajuda bastante.
Podem me dar indicações de qual será a melhor forma de adquirir um Pi zero? E quando os tuturiais ficarem mais avançados, como posso medir diferenças de potencial com a board?
finalmente uma materia de topo no pplware ^-^
façam mais artigos como este.
Vou tentar acompanhar o tutorial, dava jeito uma notificação de quando sair cada “aula”.
Gosto do conceito dos arduinos e já programei c e c++ há muitos anos atrás, mas gostei na altura e estou com vontade de voltar a lidar com o C. Mas, do que vejo, pesquisando pouco na net, só vejo projetos para ligar leds ou projetos, que parecem supercomputadores. alguém pode dar um exemplo de um projecto simples/médio que tenha alguma utilidade e que não seja preciso 3-4 anos de volta disso? se pudessem facultar um site a mostrar projetos interessantes, agradecia. Para mim, seria um incentivo. Obrigado
+1
http://www.instructables.com/tag/type-id/category-technology/channel-arduino/