Procura por tablets caiu no primeiro trimestre de 2022, diz estudo
O confinamento devido à pandemia obrigou a que a população mundial ficasse nas suas casas. E como forma de passar o muito tempo que tinham disponível, grande parte das pessoas acabou por comprar diversos equipamentos tecnológicos, entre eles os tablets, para divertimento, e também para teletrabalho ou telescola.
Mas os dados agora revelados indicam que a procura por tablets teve uma queda no primeiro trimestre deste ano de 2022.
Venderam-se menos tablets no 1º trimestre deste ano
Devido à pandemia, no ano de 2020 houve um exponencial crescimento da venda de equipamentos tecnológicos, como computadores, smartphones e tablets. No entanto já no primeiro trimestre de 2021, a procura por tablets desacelerou comparativamente ao mesmo período do ano anterior, ano esse em que a pandemia da COVID-19 começou a surgir e mais se expressou em todo o mundo.
E de acordo com a pesquisa realizada pela empresa analista de mercado IDC, uma nova queda no mercado de tablets volta a registar-se no primeiro trimestre de 2022. Os detalhes indicam que, desde o mês de janeiro a março deste ano, foram vendidos 38,4 milhões de tablets em todo o mundo, enquanto que no mesmo período de 2021 esse montante foi de 39,9 milhões. Portanto, estamos a falar em menos 1,5 milhões de tablets, o que representa uma queda de 3,9% numa comparação ano a ano.
Este valor inclui os produtos de várias marcas, sendo que a Apple lidera a tabela de vendas com 12,1 milhões de unidades vendidas no trimestre findado, menos 4,6% do que em 2021. A Samsung ocupa o segundo lugar, tendo vendido 8,1 milhões de unidades e, no caso da empresa sul-coreana, houve um crescimento de 3,5%. A terceira posição é dominada pela Amazon, com 3,7 milhões de unidades vendidas (+6,3%).
No quarto lugar encontramos a chinesa Lenovo que vendeu 3 milhões de tablets, uma quebra de 25,9% face ao mesmo trimestre do ano passado. Já a Huawei vendeu 2,2 milhões destes equipamentos, menos 17,2%.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Quando os Pcs e Macs atuais são cada vez mais leves e têm durações de baterias entre 10 a 20 horas, o tablet perde o sentido de existir. Smartphones cada vez maiores e dobráveis são outro ponto contra os tablets
Mas se quiseres desenhar digitalmente, não há substituto para os iPads…
Por acaso há outras opções para desenhar em pc digitalmente, sempre houve, ou pensas que o Ipad é a ultima bolacha do pacote.
Verdade seja dita quando surgiram os notebooks há mais de 10 anos, foi algo engraçado e util para colmatar aquelas situações em que se precisava de levar pc para algum lado mas apenas para o necessário, com o surgir de outras opções, estes perderam cota até que quase nem existem já no mercado.
os tablet’s surgiram da mesma forma com outro tipo de funcionalidades e opções, mas como tudo o mercado concorrente também não parou de evoluir, até aqui tudo muito bem o que preços altos para bons tablets, associados a características medianas e suporte só de alguns anos, em comparação com um pc era uma questão de tempo que começar a cair a procura.
gastar por gastar neste momento é preferivel um pc a um tablet pois também já temos os smartphones, o tablet acaba por não ter grande uso.
já lá vai 6 anos o ultimo tablet que comprei e não tensiono investir em mais nenhum.
Vender tablets não é o mesmo que vender pão! Claro que, se venderam muito durante a pandemia, as vendas agora vão ser mais baixas. Mas isto não quer dizer que haja falta de interesse das pessoas.
estiveram esgotadas em alguns períodos.
procurei nas lojas todas e não consegui comprar em março/2022.
Já tentei arranjar tabletmas penso não haver tablets de jeito até 150€ principalmente da samsung e com 10″ de ecrã.
Depende para o efeito pretendido. Mas para ter uma coisa minimamente decente, já é de facto preciso subir a parada para os 200-250 EUR.
Para multimédia e navegar na net, diria talvez o realme pad, em promoção já se encontra na casa dos 200 EUR.
Não é para muita coisa, é só ver filmes, navegação na internet, facebbok, whatsapp, nada de jogos.
Pois eu pensei no smansung tab da família A pois andam por volta desses valores, só que dar 200 paus nem sempre é fácil, mas que já me fez falta, para usar zoom, pra não ter de andar com portátil às costas.
Procura alternativas. Sites com top10 de tablets costumam ser boa solução. Não vás atrás de marca porque a marca não é tudo. 🙂 Tens por aí tablets muito bons a 200€ e com desconto dentro do orçamento que pretendes mas não são samsung nem apple nem nada disso. É só uma questão de procurar
https://9to5mac.com/2022/05/01/opinion-ipad-sees-year-over-year-sales-decline-i-blame-ipados-for-that/