PicoRio: O concorrente do Raspberry Pi com processador RISC-V
Desde que foi lançado, o Raspberry Pi tem sido o mini PC mais popular do mundo. O baixo custo e as consecutivas evoluções fazem desta board de desenvolvimento/pequeno PC um dos mais vendidos mesmo até estando rodeado de concorrentes de peso.
Recentemente foi anunciado o PicoRio que, ao contrário de ter um processador baseado na arquitetura ARM, vem com um RISC-V. Este mini PC promete... saiba porquê.
Chama-se PicoRio e pode ser considerada uma board de desenvolvimento ou um mini PC tal como o Raspberry Pi. Este novo equipamento tem vindo a ser desenvolvido pela Imagination Technologies e pela RIOS Laboratory e o destaque vai para o processado RISC-V (uma alternativa open source à arquitetura ARM). O lançamento para o mercado desta pequena board está prevista para finais de 2020.
Embora os mini PC Raspberry Pi tenham suporte para distribuições GNU/Linux, até hoje sempre tiveram no "coração" processadores Broadcom baseados na arquitetura ARM, assim como alguns componentes proprietários.
RISC-V - a alternativa open source da arquitetura ARM
RISC-V é um conjunto de instruções (ISA) baseadas e estabelecidas nos princípios RISC (acrónimo de Reduced Instruction Set Computing. Não há taxas de licenciamento envolvidas do sistema, podendo assim ser uma característica muito atraente para quem pretende uma solução totalmente aberta. O RISC-V pode ser usado para qualquer finalidade, permitindo a qualquer pessoa ou empresa projetar e vender chips e software RISC-V.
De acordo com algumas revelações, o PicoRio não terá um desempenho fora de série, mas terá algumas características interessantes das quais se destacam:
- 4 x RISC-V 64-bit CPU @ 500 MHz
- 1 x RISC-V 32-bit always-on (nucleo)
- 512KB L2 cache
- SoC 28nm
- USB 3.0
- UART
- I2C
- microSD
Curiosamente a versão que será vendida este ano não terá GPU. O modelo com PowerVR GPU só será vendido em 2021. Ainda não existe qualquer tipo de imagem sobre esta nova board ou informação mais detalhada.
Este artigo tem mais de um ano
Para além de ser hardware open source quais são as outras vantagens?
Respondeste a ti próprio. Brutal.
É essa a cantar, que é enorme.
O que tu queres saber é, qual é a vantagem de ser hardware Open source?
Inúmeras, desde questões de segurança, questões de licenciamento para diversos tipo de utilização, drivers e compatibilidade, etc…