ODROID-W foi descontinuado após 1 mês no mercado
A culpa é da Broadcom!
O segmento dos mini PCs continua a evoluir e actualmente são muitos os projectos disponíveis no mercado. O Raspberry PI continua a ser o projecto de mais sucesso, actualmente com o Modelo B+, e neste mundo concorrencial há sempre projectos que se tentam aproximar-se “dos melhores”.
A Hardkernel lançou em finais de Julho o ODROID-W, uma mini board que até tem integração com o Raspberry PI, mas agora a empresa anunciou que irá retirar o mesmo do mercado devido à falta de SoCs BCM2835.
O ODROID-W prometia ser um rival forte ao Raspberry PI mas, apenas um mês após ter sido colocado no mercado, a empresa informou no próprio site que esta esta placa será descontinuada.
A razão, apesar de ainda não ser totalmente explicita, deve-se ao facto da Broadcom não aceitar mais encomendas da Hardkernel para o SoC BCM2835.
Not recommended for new designs. Broadcom informed us that they will not accept our order of the BCM2835 SoC anymore.
When the first trial batch is sold out, you can’t buy the ODROID-W anymore.
Sorry for the inconvenience.
Please ask Broadcom why they have to stop supplying the SoC to us. If their answer is different from what we heard from them, we will claim it.
Na sequência de tal situação, a Hardkernel já informou que está a pensar num novo equipamento pensar num novo equipamento e que brevemente haverão novidades. De facto este é um caso estranho, que leva ao cancelamento de uma das mini boards mais completas do mercado.
via Hardkernel
Este artigo tem mais de um ano
Para avisar que a hiperligação tem o texto repetido à frente!
É para aprenderem a não usar Sockets Broadcom, e começarem a usar outros como Qualcomm ou etc
E depois, onde anda o software?
A Qualcomm por exemplo tem péssimo suporte para linux, tem qualquer coisa para android, mas fora isso boa sorte…
Infelizmente a situação do ARM no linux é muito má, com pouco mas algum suporte temos o SOC da Raspberry Pi e alguns da Allwinner, como por exemplo A10 e A20.
O problema desses SOC k têm algum suporte, é o de serem muito fracos em termos de performance.
Se alguns fabricantes não se organizam a Intel ainda acaba por apanhar esse mercado, é que já não falta assim tanto.
Mas o software da Qualcomm está excelente em termos de suporte, claro para Android, apenas era preciso que eles tivessem exatamente o mesmo suporte no Linux, por exemplo, as drivers Wi-Fi e Bluetooth Atheros no Linux e Adreno Graphics estão excelentes no Linux!
Ja chegava uma companhia que fizesse drivers para SOC mais poderosos e recentes…