PplWare Mobile

O seu smartphone/tablet aquece muito?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Lopes says:

    Pedro Pedro, isso não se faz, um iphxplode na imagem… acabaste de começar um guerra!

    Agora falando a sério, o meu LG Optimus G quando está a trabalhar no red line também aquele muito.
    esta ideia acho muito boa para os nossos pcs bolso.

    • Pedro Pinto says:

      Eu por acaso tenho um iPhone…e aquilo aquece bem (funcionando como GPS 🙂 )

      • Tiago says:

        Acabaste de descer na minha consideração…

      • Nunes says:

        É preciso ter cuidado com essas “comparações”! O iPhone é metálico, como tal a boa condutividade ao calor do metal permite que a superfície exterior aqueça bem mais que outros aparelhos feitos de materiais maus condutores de calor como o plástico. Isto é, a temperatura exterior dos aparelhos não revela se os componentes internos aquecem mais ou menos em aparelhos diferentes.
        No caso dos iPhones os testes efectuados revelam por exemplo que o processador aguenta significativamente mais tempo na velocidade máxima até sofrer throttling por causa do aquecimento…

  2. jmcs says:

    Tenho um Z 2 e sofre de aquecimento, no inverno é capaz de dar jeito…

    • Rgj says:

      Também tenho um Z2 e noto que quando se “puxa” pela máquina ele aquece um pouco mais, mas nada de grave! Aliás, já tive Samsung e era a mesma coisa ou até pior, e tinha um desempenho inferior… Já tive oportunidade de testar outros telefones e são mais ou menos iguais.
      Cumprimentos.

    • Joao says:

      Também tenho um Z2 e se por acaso aquecer muito, agua para cima que arrefece que é um mimo 🙂

  3. Alex says:

    Mas não havia ai uma empresa que estava a trabalhar no “water cooling” para telemoveis?

  4. asdfgg2 says:

    Lg G3, so far ainda nao tive nenhum stress

    • Rui Miguel Costa says:

      O meu foi hoje para a garantia. Desde o lolipop que nunca mais foi o mesmo.Até o ecra começou a ganhar cor castanha. Basta ligar o wifi e ler umas noticias, sem video nem som.

  5. Arcanjo says:

    O Nokia lumia em aquecimento é uma desgrça, há vezes que queima mesmo ao toque.

  6. rmcrys says:

    Note 3 e Note 4: sem aquecimento apreciável.

    Em pleno passam de frio a ligeiramente morno, principalmente se estiver em pleno + carregar.

    A maioria dos telemoveis de hoje em dia com SoC =45 nm SoC esses sim nota-se.

    • PSL says:

      8 cores, a 2.7GHz, e dizes que não aquece? LOL!

      • rmcrys says:

        Lol, claro, uma visão simplista Qtd Cores + GHz é um claro indicador do gasto /calor produzido. Igual igual a um i7…

        • PSL says:

          Queres a explicação?

          Para a mesma tecnologia de fabrico, quanto maior é a frequência, mais alta tem de ser a tensão de sinal, porque esta tem de aguentar os sucessivos transístores por onde passa e é atenuada a cada transístor.

          Devido ao efeito de joule o aumento de tensão de sinal faz com que o circuito aqueça, o que vai gerar mais ruído térmico. Este ruído tem de ser controlado, baixando a frequência de relógio e tensão de sinal.

  7. Johnny says:

    Solução? Andar com um saco de gelo sempre à mão 😀

  8. Norman Bates says:

    Acho que isso não faz sentido em telemóveis.

    Devem ser eficientes energeticamente. Ficar quente, é energia desperdiçada da bateria.

    Se um telemóvel aquece, é só sinal da fraca qualidade dos chips…

  9. Ricardo says:

    “há imagens que valem mais do que mil palavras” just saying ahaha

  10. Carlos Fonseca says:

    Um sistema de arrefecimento passivo, como parace ser esse da Fujitsu (desconheço as características dele), padece do mesmo problema que, por exemplo, os sistemas watercooling dos PC’s, ou seja, se a máquina estiver num local a 30ºC, o sistema de watercooling não faz arrefecer a máquina abaixo desse valor, ficando mesmo acima dele. Falo por experiência própria porque quando do boom desses sistemas, tive máquinas com watercooling (blocos) no CPU, GPU e chipset, com radiadores triplos de 120mm, bomba Eheim 600 lt/h ligada a sistema computorizado Aquacomputer, medição de fluxo de líquido, temperaturas nos blocos, etc.. Num smart, por muito bom que seja um sistema passivo, não vai alterar significativamente a descida de temperatura das máquinas que “fritam ovos”. Felizmente, os meus chinocas não aquecem por aí além… A não ser que inventem, para os smarts que “fritam ovos”, um sistema a nitrogénio líquido, mas isso teríamos de voltar aos tijolos dos primeiros telemóveis e nem sei se seria viável…

    • Manuel says:

      repara qu isto não é um sistema de água mas um circuito frigorífico. depende da temperatura? sim. É mais potente? Também. esta tecnologia não é nova tendo já vastos campos de aplicação. o que parece novo é a escala reduzida do circuito.

      • José Maria Oliveira Simões says:

        Já vi este sistema aplicado em PC’s e até já tive para trocar o meu sistema de water cooling por um deste tipo. É extremamente eficaz e muito interessante fazer passar um liquido ao estado gasoso sem aplicação de bombas nem compressores. Tudo é baseado na densidade e gravidade. O problema é que não deve ser nada barato o seu fabrico e a sua concepção deve ser complicada, mesmo para os que tem know how. Outra opção interessante é o sistema thermoelectric cooling (solid state cooling), que penso seja o sistema de arrefecimento do futuro.

      • Nunes says:

        circuito frigorífico? Os frigoríficos usam bombas para levar calor duma zona fria para uma zona quente, permitindo temperaturas abaixo da temperatura ambiente. Isto não consegue fazer arrefecimento abaixo da temperatura ambiente. É um circuito passivo que apenas acelera o “transporte” de calor segundo o gradiente de calor, aumentando a área de troca de calor longe da fonte!

        • José Maria Oliveira Simões says:

          Sugiro que faça uma busca no google. Pode também ser feita uma ou duas experiências. A primeira é no verão, durante a transpiração, a evaporação do suor. Outra é durante o verão molhar os braços com água e deixar os braços secaram, sem passar um pano pelos braços. Ou se tiver um “refrescador” que trabalha com àgua (“ar condicionado” que trabalha com água) a funcionar com o objectivo de baixar a temperatura ambiente. A passagem do estado liquido ao estado gasoso requer muita energia.

          • Nunes says:

            :S continua a não ser um circuito frigorífico, continua a levar a energia segundo o gradiente, não contra o gradiente, apenas torna o processo mais rápido.
            Quanto à transpiração não se pode fazer tal comparação – o mesmo se diga dos outros exemplos! O calor em excesso do corpo é libertado sob a forma de vapor de água, e essa água é irremediavelmente perdida. O corpo não tem como condensar essa água… Isto é um sistema aberto, e activo – o corpo vai libertando secreções na sua superfície.

            No caso deste sistema estamos a falar num circuito fechado e passivo, em que a água condensa ou arrefece porque entra em contacto com superfícies mais frias que não conseguem estar a temperaturas inferiores à temperatura ambiente! A energia flui da zona mais quente para a zona mais fria.
            Se a temperatura ambiente for superior à temperatura do chip, este sistema irá aquecer o chip

  11. Rodrigo says:

    O meu s4 mini antes de lhe mudar a ROM para o KitKat ele aquecia mesmo muito tinha de lhe tirar a bateria…

  12. Almar says:

    Tenho um LG2 é fantastico.Mandei aplicar ar condicionado…

  13. celso says:

    O meu 930 aquece e bem mas nada bateu o meu velhinho 925 nem o 820 o 925 ate medo metia.

  14. sakura says:

    lol, sem o nº 4 da ing. parece um frigorifico.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_de_calor

  15. Manuel says:

    Tenho um lumia 920 e não aquece muito em 3G ou 4G desde que o sinal da rede seja bom e olhem que eu neste momento estou num país bem quente.

  16. Tiago Correia says:

    O meu LG P880, em alturas de muito calor (+-30ºC), ele acaba por desligar sozinho, dando um aviso de sobreaquecimento.

  17. Vitor says:

    O Samsung S4 que tenho aquece de uma forma impressionante. Mas já trocou uma vez a bateria. Julgo que seja outra vez da bateria. A outra até inchou…

  18. Master of Menir says:

    Wiko Darkfull, sempre a bombar há maios de 1 ano, 24/24, Net/FB/3G/email… com capa folio… zero de aquecimento, grande máquina.

  19. Anibal Ferreira says:

    “no passado dia 12 de Maio” ?!! nao será Março?

  20. the Dell guy says:

    talvez seja altura das marcas não se preocuparem tanto com os cores, e GHz e começarem realmente a fazer algo útil para os utilizadores. por exemplo melhorarem autonomias e aquecimento.
    prefiro um com bom autonomia , e GHz suficientes, do que potencia exagerada e depois sentir incómodo no uso do telemóvel.

    • PSL says:

      Mas depois vocês não compram telemóveis novos porque têm menos cores e menos GHz que os que já têm…

      Ou seja, estás a dizer que deviam seguir o caminho da Apple, de optimizar os cores, em vez de adicionar mais cores lentos, e subir a velocidade de relógio.

  21. duarte says:

    Consigo fritar ovos no Samsung Tab S quando jogo Hearthstone >.>

  22. RM says:

    Boa noite
    Possuo um LG L90 com a versão android kit kat de fábrica, a qual foi atualizada via OTA há uns tempos atrás. Como não gostei da mesma, voltei para a stock rom. Passado uns tempos noto que o meu equipamento tem aquecido demasiado na zona superior onde se encontra o CPU, ao passo que o brilho do ecra é reduzido automaticamente de modo a poder arrefecer. Isto acontece quer em uso intensivo cono normal. O equipamento tem cerca de dois anos. O que poderá ser? Alguma sugestão? Obrigado e cumprimentos. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.