A Netflix deixou de funcionar na sua TV? A razão pode ser muito simples
A Netflix está disponível num lote muito grande de dispositivos. Mais que o browser, pode ser usado no smartphone, nas consolas e até em muitas TVs. Estas últimas podem agora estar com um problema e ter deixado de funcionar. Descubra aqui porque isso acontece e se existe solução.
Ainda que esteja presente em muitos dispositivos, a Netflix pode ter alguns problemas em ser usado em algumas situações. Estas plataformas devem ser simples de usar e correr naturalmente para garantir esta usabilidade simples que se pretende.
Ainda assim, e como muitos já se começaram a queixar, há agora um lote de equipamentos que está a perder o suporte para a Netflix. Como explicado no Reddit, uma mensagem surgiu há algumas semanas e dava conta de que a partir de dia 16 de outubro deixaria de funcionar.
A lista de equipamentos que perdem o suporte não é conhecida, mas sabe-se que contempla TVs da Sony, LG, Samsung e outras marcas. Ao mesmo tempo, existe também a informação de que alguns leitores de Blue-Ray vão deixar de conseguir usar a Netflix.
Importa destacar que estes equipamentos não são propriamente novos e que alguns têm já cerca de 10 anos. Esta poderá ser considerada uma renovação dos equipamentos suportados, visto que está a deixar de fora muitos que podem já não têm hardware recente. A lista dos dispositivos suportados pode ser encontrada aqui.
Foi confirmado ainda que o consola portátil PlayStation Vita da Sony de 2011 e a extensão PlayStation TV de 2014 perderam suporte ao mesmo tempo que as televisões mais antigas. A lista provavelmente é maior, mas ainda não existe indicação de que a Netflix deixou de funcionar nesses dispositivos.
Este pode ser um processo natural e que elimina os equipamentos mais antigos. Assim, continua a ser possível desenvolver novidades, baseadas no hardware suportado, sem qualquer preocupação em manter uma lista de dispositivos alargada e a sua herança.
Este artigo tem mais de um ano
Sou da opinião que devemos usar os nossos equipamentos enquanto funcionam e não aumentar a criação de lixo electrónico artificialmente.
A hipocrisia de vamos ser mais amigo do planeta mas usar obsolescência programada ou tornar algoritmos mais pesados só porque sim para provocar essa obsolescência indica a real consciência dessas empresas.
E por fim, uma expressão antiga mas que continua bem actual: a mim o dinheiro custa a ganhar
Tudo muito certo, mas a realidade é que as tecnologias evoluem e pedem mais recursos para as novidades como é natural o hardware nestas situações não é feito a pensar nestas evoluções o que acaba por ficar limitado com o tempo, isto, é comum a todos e quaisquer equipamentos eletrônicos…
Ainda assim 10 anos e muitos dos equipamentos lá chegarem é muito bom…
Eu tenho uma TV da Sony com 20 anos e está aqui para as curvas… Não é inteligente mas a imagem é boa. Uma TV tem que dar boa imagem e enquanto der boa imagem não se troca. Se tu trocas assim que está tecnologicamente atrasada mas dá boa imagem TU é que estás a contribuir para o lixo electrónico.
Pelos visto o amigo, não sabe interpretar as coisas, mas já que a massa cinzenta que tem na cabeça não lhe assiste interpretar o que se está aqui a falar, mais valia nem sequer falar do que não percebe…
Estamos a de equipamentos smartv em que as aplicações são descontinuadas solução passa por uma box android e problema resolvido, as restantes funcionalidades da não são de forma alguma afetadas, já no seu caso se tem uma televisão com 20 anos a funcionar ainda bem para si, pois de certeza que tem de ter igualmente uma box para ver os canais de tv…
Óscar acho que não percebeste o meu ponto. Uma TV é para ver televisão… Há milhares de maneiras de ver o Netflix até com uma televisão antiga de cátodos. Trocar uma TV porque o Netflix já não funciona é estupido porque a principal função da TV funciona. Se eu deitar uma TV fora porque não tem netflix estou a contribuir para o desperdício. No fim dei o meu exemplo que tenho uma Sony com 20 anos que não tem funções nenhumas inteligentes mas a imagem está boa. Para mim é tudo o que me interessa.
Concordo
É verdade o que dizes e é também culpa nossa (de quem aceita) esse comportamento das empresas. A ânsia frenética do mais, mais, mais leva ao consumismo e à agressão ambiental.
As engrenagens do capitalismo selvagem são alimentadas com o teu sangue.
Imaginem o lixo eletrônico a tirar de uma sistema de info intertenimento de um Tesla…
Isso é fácil de resolver mantendo a TV. É comprar uma TV box Android ou até mesmo o FireTV stick da Amazon e fica-se com acesso à Netflix de novo nessa TV. É uma estupidez ir jogar para o lixo uma TV perfeitamente boa só porque a app da Netflix deixou de dar. Há boxes Android bem baratas.
Verdade, mas se compraste uma TV com tudo e depois esse tudo deixa de funcionar e tens de voltar a comprar adereços, é estupidez, nesse caso os fabricantes de TVs deveriam começar a vender só a tela sem hardware nenhum, não há SO, não há sintonizador, nada, pois a Box do operador é o sintonizador, e a box android é o restante SO quando a Box do operador não é já o sintonizador e o SO android ao mesmo tempo, e assim baixar o preço do televisor já que ele é só uma tela.
+1
Lucas, descontextualizando isso faz sentido mas muito do hardware em TV e alguns aparelhos já estava desatualizado quando foi lançado. O exemplo foi uma TV minha da Samsung e outra Philips que já na altura tinham menus lentos e, alguns Updates depois (em especial a Philips) tornaram-se horríveis. Já na altura em blog li que o hardware já era limite para as funções básicas quanto mais para as Apps. Uns anos depois passei a usar um Chromecast Google TV porque eram insuportáveis.
A culpa é comprar Hardware limitado ou suportes de software limitados. A Netflix não tem que dar suporte e fazer App para dispositivos lentos ou desatualizados
100% de acordo
A razão para isso é que a Netflix vai passar a usar adware interno e irá passar a usar o codec Av1 (freeware) para poupar 26000 milhões de dólares, de comissões, e tráfego usado, pelos 12 codecs que usavam. Já que consegue ter a compressão igual ao x265 e com mais 17% de qualidade de imagem e som, o que permite colocar adware incluído em todos os ficheiros, sem necessitar de apoio externo, que é possível de bloquear, em computadores.
Assim, vão começar a avançar para o fim do suporte a Android abaixo do 10, todas as tvs produzidas até 2020 e vários computadores, com menos de 16gb de Ram e 100Gb de disco disponível, vão perder possibilidade de aceder ao serviço, até 2026.
Até o Youtube está a seguir a mesma linha, usando a desculpa da pirataria ser baseada no X264 e Hevc.
É comprar uma box android que resolve. Há para todas as carteiras.
Mas isso geralmente tb dura mt pouco (se for das baratas)
Obsolescência programada pura e simples.
Graças NETFLIX por me dar uma razão para tirar você de dentro da minha casa! Não vou comprar outro aparelho para assistir seus conteúdos repetitivos, cheios de violência e truculência.
Com uma tv LG a funcionar perfeitamente, que à alguns anos era topo de gama da LG, só tive mesmo 3 opções.
– Comprar uma nova.
– Comprar uma box.
– Deitar abaixo a Netflix.
Dá para imaginar qual optei, é menos uma mensalidade…
O que não entendem é que o conteúdo pirata continua a funcionar nessas TVs