Nvidia poderá ter sofrido um ataque informático e já está a investigar
A Nvidia é a líder inquestionável no que respeita ao mercado das placas gráficas. Como tal, caso algo afete a empresa norte-americana, poderá ter um impacto significativo quer no setor, como também na vida dos consumidores do mesmo.
Mas segundo as mais recentes informações, parece que a gigante das GPUs poderá ter sofrido um ataque informático. E apesar de não adiantar muitos pormenores, a Nvidia já revelou apenas que está a 'investigar um incidente'.
Nvidia pode ter sofrido um ataque cibernético
De acordo com os relatos recentes, nos últimos dias os sistemas de e-mail e as ferramentas de programador da Nvidia sofreram diversas interrupções, onde o dedo é apontado a um possível ataque informático. Ao The Telegraph, que avançou com a informação, a empresa das placas gráficas explicou que está a "investigar um incidente" e que nada mais tinha para partilhar sobre o assunto para já.
Desta forma, várias fontes indicam que a marca está a lidar com uma invasão maliciosa na sua rede que terá comprometido significativamente os sistemas internos da Nvidia. Contudo, segundo consta, os serviços de e-mail da empresa já estariam novamente operacionais nesta sexta-feira (25). Por outro lado, ainda não ficou claro se os supostos hackers terão conseguido recolher alguns dados da Nvidia ou dos seus clientes, caso se venha então a confirmar o ataque cibernético.
Concretamente, até ao momento, não existem evidências de que este problema esteja de alguma forma relacionado com a Rússia, como possível resposta às sanções aplicadas ao país de Vladimir Putin pelos EUA.
Já anteriormente à invasão da Rússia se falava numa possível ameaça tecnológica, e Alejandro Mayorkas, secretário de segurança interna dos Estados Unidos, havia referido que "não temos informações que surgirá uma ameaça cibernética específica e confiável contra a pátria dos EUA, mas é da nossa responsabilidade estarmos preparados".
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Telegraph
Neste artigo: ataque informatico, ataques cibernéticos, nvidia
O grupo Lapsus reivindicou o ataque no canal de Telegram deles, partilhando um ficheiro txt. com diversas passwords de funcionários entre outras coisas.
Já foi explicado os motivos do ataque. Tem haver com a exigência de retirada da proteção LHR das gráficas.
Mais explicado aqui: https://youtu.be/zXbthLd1eNU