Novos processadores Intel estarão livres do Meltdown e Spectre
Após serem descobertos os problemas do Spectre e Meltdown, a Intel foi bastante pressionada para desenvolver uma solução para os chips já no mercado.
Num encontro com os seus investidores e analistas, além da promessa de resolução dos problemas nos processadores antigos, a Intel garantiu que os processadores lançados este ano já não serão afetados por estas falhas.
Desde que foram tornados públicos no início deste mês, as falhas do Spectre e Meltdown têm deixado debaixo de fogo a Intel, especialmente depois de avançada a possibilidade de uma grande perda de desempenho nos processadores dos últimos 10 anos na resolução deste problema.
Garantindo que já estava a investigar esta falha há algum tempo, a Intel lançou recentemente uma atualização relacionada com este problema, no entanto foram descobertos alguns bugs que obrigaram a empresa americana a pedir o cancelamento da atualização.
Num encontro com os seus investidores e analistas, o CEO da Intel, Brian Krzanich, afirmou que a sua empresa sabe que ainda há muito trabalho a fazer no futuro para resolver este problema. Além disso, referiu também que tem os seus maiores especialistas a trabalhar nos processadores que irão sair este ano e que estes deverão incluir algumas alterações à base de silício, tornando-os imunes ao Spectre e Meltdown.
Com este anúncio, poderá estar à vista a resolução dos problemas que assolaram a Intel e outras fabricantes nas últimas semanas, pelo menos para os novos processadores. A solução para os antigos ainda não está finalizada e ainda não se sabe bem quais vão ser as consequências dessa resolução e se será perceptível ao utilizador.
Durante o seu encontro com os investidores, Brian Krzanich não teceu qualquer comentário sobre os processos colocados à Intel por causa destas falhas nem do polémico caso da venda de algumas das suas ações antes deste problema se tornar público.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que devia ter esperado mais um pouco para comprar um portátil novo
É por isso que continuo sem portátil: estou à espera que saia o último modelo…
ahahah 😀
Olha a novidade e mesmo assim vamos ver falar é bom mas confirmar ainda é melhor
E que tal, pelo menos, oferecer um desconto na aquisição de um sem problemas a quem provar ter adquirido um processador recente com esta falha? Se eles conseguissem corrigir a falha nos afectados sem prejuízo para o cliente, era um assunto mas eles nem sequer uma correcção sem problemas conseguem lançar…
Sim sim intel com descontos vai sonhando.
Uma vez que têm defeito, se for posta ação em tribunal. a Intel terá que substituir por processador bom, a preço 0 (zero). Todos parecem estar com medo da Intel.
Defeito? Isto não é um defeito de fabrico, porque os processadores funcionam bem, é uma vulnerabilidade que contorna o funcionamento normal, não é justificação para troca por novo…. Se fosse assim, todos trocavam de carro assim que se descobrisse como os ladrões abrem as portas sem danificar nada…
A isso se chama logro , enganar o cliente, porque a Intel já sabia do problema desde Junho e continuou a manda-los cá para fora. Essa da fechadura foste infeliz na comparação, e já que falamos em carros temos o caso mais parecido com os Dieselgate e vê como foram obrigados a corrigir e até a indemnizar nalguns casos.
Força nisso. Acreditas no coelho da páscoa e no pai natal. Se nem esta treta dos vw derante carro novo quanto mais coisas de 10 anos atraz
Não me admirava nada, que isto não fosse um esquema para venderem mais processadores. A Obsolescência programada está aí nos smartphones, etc… nos processadores há pessoal com o mesmo há 10 ou mais e a servir perfeitamente para as necessidades diárias. Agora muitos vão ficar em pânico, porque têm um processador defeituoso… Os próximos processadores que saírem com esta correção, virão com outra falha qualquer e daqui a uns anos obrigam o pessoal a mudar outra vez de processador. E por aí adiante… É uma boa teoria da conspiração, mas no mundo em que vivemos até faz sentido!
Tanto dinheiro por um 7700k para no fim me dizerem deixa la pro ano ja nao tem as fanhas que sabiamos a 10 anos mas ignoramos porque convém que cagada
Sabiam a tempos sobre as falhas !
Lucraram sem precedentes e agora querem possar de bom moços, tipico do capitalismo selvagem !
Mas agora a questão, uma vez que fiquei sem perceber, a série coffee lake ainda trás esse problema?
É só até esperar que daqui a uns meses se descubra mais uma falha.Se há coisa que não existe em informática são verdades universais,isto é, ninguém pode garantir coisa nenhuma.
Eu posso garantir que o meu AMD A4-6210 é imune ao Spectre e Meltdown pois não consta na lista do processadores afectados.
Fia-te na virgem e não corras.
Todos os outros CPUs da AMD, anteriores e posteriores a esse são comprovadamente vulneráveis às 2 variantes do Spectre.
Achas que esse escapou por milagre da virgem?
Mas qual será a série sem falhas? A série 8 ou a série 9?
supostamente a 9th o meu é 8th já fui!
O que interessa é ter lucro!!!!
Jamais comprarei qualquer novo processador, sem total garantia que estarão livre de qualquer defeito. Para mim a Intel e outras companhias do momento de processadores, já passaram à historia. É a altura perfeita, para aparecer nova fabrica de processadores.
Zé, entao desliga tudo…
Eu acho que esta falha grave da qual os fabricantes de processadores lucraram bastante dinheiro, devia ser como os carros, têm que ir ao concessionário trocar a peça defeituosa por uma nova.
Isto é marketing… Pro ano tudo a atualizar processadores. Isto porque as gerações 2,3,4,5 ainda estão muito competentes…
Vai tudo a correr comprar cpus novos,para corrigir um problema dificílimo de explorar …. Eu por mim fico com o meu 5200u por mais uns anos…
Pessoas que acredito têm meia dúzia de programas desatualizados a correr no PC e com falhas bem pior que está e que andam a sacar torrents e a instalar extensões que nem sabem o que é no Chrome mas depois o importante é instalar a actualização da Intel e não comprar mais processadores com defeito ou melhor, trocar imediatamente o meu processador! Lol…
De acordo
Com problemas ou não ainda continuam a ser melhores que os da AMD (ainda que seja por pouco xD)
O meu ponto de vista….
Do ponto de vista empresarial é outra história, mas … Ha tanto win 98 e XP ainda por ai em grandes empresas… Firewall desatualizadas, permissão de aceder a tudo em ambiente de trabalho… Etc
ou seja comprtem, troquem, gastem e estrjam seguros para essa ameaça…… agurdem as proximas e gastem de novo, deveriam ter vergonha e corrigir para todo usuario, nao idiretamente pedir para adquirirmos hardwares novos
ou seja comprtem, troquem, gastem e estrjam seguros para essa ameaça…… agurdem as proximas e gastem de novo, deveriam ter vergonha e corrigir para todo usuario, nao idiretamente pedir para adquirirmos hardwares novos
Eles não lançarão os novos até terem o stock dos da 6 + 7 + 8 já no fim e bem aproveitados para compensar o que já gastaram.
Atualmente a Intel tem os Kaby Lake (e mais velhos) que tem os defeitos e são todos em 14nm, o Cannon Lake que irá aparecer em 10nm este ano é apenas um Kaby Lake em 10nm e muito provavelmente ainda com o problema;
A verdadeira nova arquitectura e CPU vem com o Ice Lake (ou muito final de 2018 com um par de modelos ou em 2019) e só lá terão o verdadeiro poder dos 10nm. Até sairem as CPU com Ice Lake é levar com arquiteturas arcaicas.
Será que um portátil com 7 meses e ainda dentro da garantia pode ser devolvido por esta razão.
Teoricamente o equipamento apresenta uma não-conformidade de origem, algo que compromete a segurança (ou o desempenho do equipamento – se aplicadas as correções) e, como tal, dado que não foste informado deste problema no momento da compra, tens o direito a ativar a resolução do contato no âmbito do decreto-lei que define quais os direitos e garantias aos bens de consumo (não me recordo do decreto-lei de memória). Todos os bens não imóveis têm garantia de 2 anos e penso que tens até 60 dias para reportar a não conformidade que encontraste no bem de consumo ao vendedor/fornecedor.
Pessoalmente eu reclamaria e pedia a devolução do dinheiro.
Tu pessoalmente podes fazer o que quiseres mas sem meteres advogados e muito dinheiro em tribunais não consegues nada. Há Patch para resolver o problema e a perda de performance um efeito colateral que nenhum juiz ou lei quer saber. Moral da história: ou existe um processo conjunto ou individualmente não consegues nada.
Um juíz ou tribunal pode ser um último recurso, mas lei está do lado do consumidor neste caso, pelo que uma reclamação devidamente fundamentada num livro de reclamações (caso o vendedor se recuse a aplicar a lei) e uma participação à ASAE é suficiente para resolver a situação. Se não for, um tribunal arbitral pode ser uma solução simples e que não requer assim tantos custos. As pessoas têm é de fazer valer os seus direitos. Ver o decreto-lei n° 67/2003, nomeadamente o artigo n°4. Pessoalmente já tive um problema bastante menos grave com um ASUS e tive direito a um reembolso integral do valor do equipamento pela ASUS, seis meses depois de o ter adquirido.
Óh santa ignorância… Vai lá tentar trocar o processador então…
Lol. Right back at you…
Se tivesse nesta situação, era o que faria, mas não estando, resta-me tentar ajudar quem está. Com a fundamentação legal que indiquei, por experiência própria e de terceiros, é possível fazer a resolução do contrato (uma aquisição é um contrato entre o consumidor e o vendedor). No meu caso era um portátil que fazia, aleatóriamente toques fantasma no touchpad. Da primeira vez trocaram o equipamento por um novo e da segunda devolveram os 1700€ que o mesmo tinha custado. A lei está do lado do consumidor…
Comprem Ryzen foi o que eu fiz.
E que tal “suportar” os custos a quem recentemente adquiriu algo novo com defeito?!?!? Sim, simplesmente assumir a culpa e aceitar “os defeituosos” pelos “novos”!
O problema não é a falha porque ela já tem 10 anos, é o facto de a Intel saber do problema desde Junho do ano passado e não fez nada para retirar os PC s do mercado ou advertir o cliente do problema e quem quisesse que comprasse com um preço menor. A atitude deles é que é reprovável e a quem comprou depois de Junho devia de ser compensado de alguma maneira.
Entao mas já se esqueceram dos processadores dos telemoveis? Dos servidores em que vocês tem o email, facebook, contas do ebay, etc ??? Sao duas falhas que abrangem quase todos os processadores no mercado, de tudo o que “mexe”…
Calma.. não se passa nada.Quem fez os cpu ainda nao corrigiu quanto mais ja estar a ser uma falha explorada por hackers… Relax e bora po Facebook e jogar uns games.
A pergunta é … vão trocar os processadores novos pelo quê? Tudo bem que o erro existe, é verdade! eu também comprei um 8100 e ele continua a fazer aquilo que a Intel “prometia”, faz tudo bem não tem falhas aparentes e afinal estão com medo de quê? Ninguém quer saber de vocês para vos hackear, provavelmente são os mesmos que dizem “AMD aquece muito” ou “Só gosto da Intel, … porque … sim(?!?!)”, são os “modinhas” que não percebem nada da coisa, vivam as vossas vidas, devem ter tanta coisa para resolver estão aqui com medo que a mulher descubra as conversas marotas com a vizinha do lado …
Isso é uma visão redutora do problema. A situação é grave, pois quando num datacenter uma máquina virtual ou um container conseguem aceder a informações de processos de outras VMs ou containers, é uma falha de segurança bastante grave pois introduz falhas em processos que deviam ser seguros. Assim não é possível garantir a segurança dos sistemas e dos dados.