PplWare Mobile

Novo SDK da AMD melhora o desempenho entre GPU e CPU…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. a Friend® says:

    Finalmente vão tirar melhor proveito de uma das melhores tecnologias existentes no MacOSX…mas isso veio também agora (na minha opinião) reforçar alguns rumores Apple/AMD …

    Hum… estou a ver que a AMD está mesmo concentrada em roubar o campo Intel nos Mac’s… cheira-se que próximos capitulos ainda vão ser bombasticos…

    • lmx says:

      Boas..
      …já aqui a uns tempos atrás alguém falava da fabulosa tecnologia AMD VISION e de muita proximidade entre AMD e Apple,sendo que na altura havia já noticias que a Apple andava a pensar em ter uma linha de maquinas AMD, especialmente aquelas pensadas para trabalhos gráficos.
      A AMD na altura dizia ter com a optimização de chipset+proc+grafica(VISION) acima dos 50 % de desempenho comparativamente a maquinas intel+nvidea…
      A AMD parece ir no bom caminho e a Apple também, pois terá uma linha com processadores mais baratos(maior lucro) com maior desempenho grafico/perifericos.
      Eu por exemplo no meu portátil VISION ULTIMATE noto a nível de velocidade de leitura/escrita de Pens USB uma notória diferença entre o meu desktop de casa(chipset intel+proc intel+nvidea) e essa maquina(chipset+proc+grafica AMD).
      A ver vamos, a acontecer esta parceria será muito bom para todos…menos para a intel e a NVidea…
      A Apple não tem já um AMD bobcat num producto???

      cmps

      • a Friend® says:

        Viva,

        Eu nunca tive muita fé na AMD, não por falta de inovação mas por muita falta de recursos (e na linha de gráfica, péssimo suporte de software)

        Caso venha a existir uma parceria, penso que seja mesmo estrondosa, já que a Apple através da experiência que tem conseguirá dar à AMD aquilo que talvez lhe falte.

        A própria Intel partilha tecnologias com a Apple, e isso deu um “boost” enorme em certos pontos de tecnologia e a Apple ao ver o potêncial da AMD poderá fazer o mesmo ou até mesmo ir mais longe, já que conseguirá ter mais controle do que com a gigante Intel que é mais “independente”.

        Tenho fé que mais cedo ou mais tarde a parceria (caso aconteça) traga grandes frutos e quem sabe a Apple não adquire a AMD.. quem sabe. Tal como fez com a Intrinsity para projectar os A4.

        Só mesmo o futuro dirá, mas começo a ver com bons olhos essa parceria caso exista, de preferência que isso eleve a fasquia da AMD para um patamar diferente.

        Quase de certeza que o Bobcat deverá andar a ser testado algures em cupertino. O que não devem faltar são prototipos…de todas as formas, feitios e recheados de hardware diferente. Uma coisa que a Apple sempre gostou foi da gama ATI (dado o seu potencial em elevadas resoluções, como é o caso dos monitores apple 27), se bem que eu pessoalmente sempre prefiri a tecnologia da Nvida, especialmente em jogos e computação gráfica (CUDA, Physx, etc)…

        Mas bem, a ver vamos.. só o futuro dirá mesmo, mas começo a ver estas pontas soltas como sinais e acredito que a Apple mais cedo ou mais tarde queira fugir ao mercado “PC” e voltar aos tempos antigos, como fazia com a parceria PowerPC e quem sabe apostar em tecnologias diferentes da arquitectura actual, em conjunto com a AMD.

        A Apple sempre foi lider de inovação e aposta muito em projectos que podem levar o rumo da empresa para outro patamar, e a AMD talvez tenha isso na gaveta à espera de ser acreditado/apostado. Estou mesmo curioso sobre o que poderá acontecer 🙂 Cumps 😉

  2. wendell moura says:

    Desculpem invadir este espaço sei que o comentario não tem nada a ver com o post mas eu vi aqui um tutorial como alterar os botões de avançar e retroceder justamente quando procurava como alterar os botões de minimizar,maximizar e fechar. eu só preciso saber os nomes das dlls. Um abraço !

  3. Z1 says:

    “O OpenCL foi inicialmente desenvolvido pela Apple Inc., que detém ainda os direitos da marca”

    A apple não detém os direitos, é royalty free.

    • Hugo Cura says:

      Não digo que não.
      A minha fonte, que não é 100% fiável, diz:
      “OpenCL was initially developed by Apple Inc., which holds trademark rights,”

      in Wiki

    • a Friend® says:

      Ambos têm razão.

      O OpenCL é uma “trademark” da Apple, mas ela, tal como outros projectos semelhantes (como webkit, etc..) tornou-o “open standard” para que qualquer marca de hardware o adoptasse livre de royalties.

      Fez o mesmo também com o “MiniDisplay Port” que a AMD já adoptou em algumas gráficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.