QNAP HS-453DX: O NAS que não faz barulho e não tem ventilador
É verdade que hoje em dia existem diversos serviços que nos permitem realizar backups da nossa informação. Muitos desses serviços pertencem até a grandes players tecnológicos, mas mesmo assim a privacidade e a segurança da informação são fatores que muita das vezes se colocam em questão.
Nesse sentido nada melhor que fazer backups da sua informação num equipamento que seja seu! Hoje apresentamos o NAS que não faz barulho e não tem ventilador. Vamos conhecer o QNAP HS-453DX.
A QNAP é uma das empresas de referência no segmento das soluções de backup para ambientes domésticos e até empresariais. A empresa tem um vasto leque de equipamentos e é notável as funcionalidades que tem integrado nos mesmos.
Além disso, a QNAP, detentora de vários prémios de reconhecimento dos seus produtos, tem também lançado atualizações do seu sistema operativo, o QTS, e também algumas placas de expansão. Vamos conhecer melhor o QNAP HS-453DX.
QNAP HS-453DX: Silencioso e poderoso
O Pplware tem em testes o NAS QNAP HS-453DX. Este equipamento, lançado no final do ano passado, vem equipado com:
- CPU Intel® Celeron® J4105 quad-core a 1.5 GHz
- Saída HDMI 2.0 (4K 60Hz)
- Transcodificação 4K em tempo real
- 1x porta LAN Gigabit RJ45
- 1x porta de rede a 10 Gbps
- 4GB/8GB de memória DDR4
- 1x entrada USB Type-C 3.0
- 2x entradas USB Type-A 3.0
- 2x entradas USB 2.0
- 1x entrada de áudio de 3,5mm
- 2x entradas de microfone dinâmico de 3,5mm
- 1x coluna integrada
- Duas baías de disco SATA 6Gb/s de 3,5" (suporte também para armazenamento híbrido com caching SSD)
Dentro do seu chassis, o HS-453DX inclui uma solução de arrefecimento sem ventoinha que faz deste NAS a escolha perfeita para salas de estar e sistemas de cinema em casa.
O HS-453DX foi o vencedor do CES 2019 Innovation Award e Prémio Computex d&i pelo seu design de alta qualidade.
O HS-453DX inclui uma vasta gama de aplicações multimédia. Dentro do sistema é possível encontrar, por exemplo, o poderoso Plex® Media Server, o Cinema28 que transforma o HS-453DX num centro de gestão e reprodução multimédia e o OceanKTV que permite que o HS-453DX seja usado como uma máquina de karaoke... mas há mais que iremos apresentar em breve.
O QNAP que o Pplware tem em testes foi configurado com 2x SSD de 2,5’’ + 2x SSD M.2 em RAID. Um agradecimento especial à Kingston pela cedência dos SSDs para garantir a 100% um "silent NAS".
Com o seu design de set-top-box e arrefecimento sem ventoinha, o silencioso HS-453DX é o equipamento perfeito para qualquer sala de estar moderna.
Em breve o Pplware irá apresentar as primeiras configurações deste equipamento. Estejam atentos. Um agradecimento também à QNAP pela cedência do NAS. Recentemente a empresa lançou também o canal QNAP TV.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, mas se não permitir a instalação do KODI, não terá muito interesse para além dum NAS decente com SSD e uma caixa Android à parte. Já vários NAS que com discos 2.5″ ou SSD não emitem som (audível) e as caixas Android também não. Aliás, muita gente fica servida com o ligar dum hdd 2.5″ USB ao router e ler os vídeos a partir da TV ou duma caixa de 25€ Android com KODI
Estas a confudir as coisas, uma NAS não tem a mesma finalidade que uma BOX TV, por alguma razão uma custa muito mais que a outra….
Posto isto, sim podes meter o KODI na NAS.
Deverá ser sempre “o NAS” e nunca “a NAS”, como aparece no título e na parte Inicial do texto. Armazenamento é do gênero masculino.
Vai ver o género em inglês.
Não estamos a escrever em inglês mas em português. A tradução directa para português poderá ser algo como Armazenamento Ligado em (ou à) Rede. Em qualquer caso será sempre “o NAS”, usando a designação quase internacional do equipamento. Voltando so inglês, nessa língua o genero do NAS é neutro (it) logo nem é masculino nem feminino. Mas a discussão em torno deste tema está ultrapassada porque a pplware alterou (e muito bem) a variação do genero ao longo do artigo. Já agora, era bom que os telemóveis deixassem de sugerir termos em brasileiro (tais como gênero!) como pobre substituto por não incluírem os sinais de acentuação da nossa língua no limitado teclado .
bolas… 600 euros por um equipamento destes? é preciso ter muito dinheiro e não saber o que fazer com ele…
Chamame-lhe SAR Serviço de Armazenamento em Rede
Na minha humilde opinião fica-se mais bem servido com o combo NAS + Android Box. Isto tendo em conta o NAS do artigo que é obviamente virado para o consumo de multimédia.
No meu caso é o Synology 918+/Nvidia Shield mas existem opções mais baratas. Pessoalmente prefiro pagar mais e ter o meu combo que comprar o HS-453DX.
Dito isso, o HS-453DX não deixa de ser sem dúvida uma boa máquina que oferece uma boa solução para home cinema e demais entretimento multimédia mas por esse preço mesmo dentro da família QNAP pode-se comprar algo mais barato e mais uma vez, basta juntar-lhe uma Android box.
Concordo com o seu comentário eu também tenho em minha casa um Synologic 918+ com 4 discos de 4Tb e aumentei a memória para 16Gb , está ligado à televisão via uma rede em Cat6 mas o Nas até está longe da televisão pois está noutra dívida da casa aonde tenho um escritório. Só para finalizar com este NAS consigo correr sistemas operativos virtualizados até consegue gerir uma virtualização com o Windows server 2012/2016/2019. Outra função muito útil é gerir uma VPN para a aceder remotamente de forma segura casa . Para o mercado profissional também uso os Nas da Qnap mas para uso “doméstico” a Synology tem melhor software com mais opções e funcionalidades. Um comentador disse que 600 euros era demasiado dinheiro, bom o meu Nas com os discos para nas “não sao os discos normais que se usam nos computadores” investi mais de mil euros e é super barato pois neste NAS tem mais de 30 anos da minha vida “fotos, vídeo, documentos etc” e é claro que tenho mais um disco externo de 6tb para backups do Nas . Se fizermos as contas um iPhone custa mais caro que um Nas e aí fim de 3 anos é lixo e um Nas deste tipo funciona durante 7 ou mais anos sem problemas se optarem por discos profissionais para NAS .
3 anos e vai para o lixo? um iphone para mim dura 6 ou 7, de 2 em 2 a empresa dá um novo e os velhos andam a rodar a familia, há quem use um iphone 5 e não se queixe.
acho algo inutil guardar essa quantidade de informação, mas cada um sabe de si, eu aplico o mesmo ao digital que aplico ao fisico, só mantenho o que preciso e me faz falta.
Fia-te nos teus WD Red (discos profissionais NAS.. LOL) e daqui por 7 anos falamos, se queres algo em condições tens de usar HSGT em Raid 5 ou 6 + hotspare, tudo menos que isso é brincadeira de crianças para falhar num espaço de 5 anos.
RAID 5? Isso é para rir? Falham-te 2 discos e já foste… Existem N casos por essa internet fora a relatar isso mesmo. Os recomentados são mesmo os RAID6 ou RAID10.
Correcto: https://youtu.be/KgYk_UgOvTE
Como se comporta este face a um Nimbustor 2 da Asustor? Alguém tem ideia? Vi as tech specs e parece-me muito bem a proposta da Asustor…