Meo Smart Home: Vamos conhecer a plataforma Web
Como sabem o Pplware tem em testes o Kit Smart Home da MEO. Depois do Unboxing e das primeiras configurações, hoje vamos mostrar como tudo funciona através da plataforma Web.
Além da plataforma Web, o Meo Smart Home dispõe ainda de aplicações móveis para Android e iOS.
Como já referimos, o kit que temos em testes vem com uma câmara de vídeo HD, um detetor de fumo, um sensor de abertura de portas ou janela, uma central de controlo, uma sirene interior e um telecomando para ativar/desativar todo o sistema. No último artigo mostrámos como podem ter os sensores e câmara sincronizados com a central de controlo e depois disso é só começar a fazer uso da plataforma.
Como aceder à plataforma Web?
Depois de tudo configurado, o utilizador apenas tem de aceder a meosmarthome.meo.pt e autenticar-se com as mesmas credenciais que usa para aceder à área de cliente.
Página inicial
Depois de se autenticarem com sucesso na plataforma, os utilizadores passam a ter acesso à página principal de gestão e monitorização. Como podem ver, a interface encontra-se dividida em três módulos: Segurança, Vídeo e Sistema.
Em SEGURANÇA é onde definimos o modo de operação de todo o kit. O kit pode estar no modo "Deteção desativada", ou seja não são emitidos quaisquer tipo de alertas para os sensores, com exceção para o de fumo.
No caso de definirmos o perfil "Deteção personalizada", podemos escolher quais os sensores (ex. sensor de fumo, câmara, etc) que passam a estar ativos/a monitorizar o ambiente. Se ativarmos o perfil "Deteção ativada", todos os sensores ficam ativos.
Carregando em "Gerir os seus alertas", no painel SEGURANÇA, podemos ver os alertas emitidos até ao momento e definir quais os acessórios ativados por perfil. É ainda possível definir outros nomes para os acessórios e testar se os mesmos estão a funcionar corretamente.
Nos Detalhes dos alertas podemos saber para quem foram enviados os alertas (via SMS e e-mail) assim como a data/hora dos mesmos. Por cada alerta existe sempre um vídeo associado que é capturado pela câmara.
Em SISTEMA podemos saber o estado da central e dos respetivos acessórios. É ainda possível aceder ao histórico.
Menu Vídeo
Acedendo ao Menu Vídeo é possível ver, em tempo real, o que se passa em nossa casa através da câmara de vídeo HD. Além disso:
- Permite o acesso remoto e em tempo real ao vídeo e som do local onde a câmara se encontra;
- Inicia uma gravação automática em caso de alarme, para registo da intrusão ou incidente em vídeo;
- Permite gravação de vídeo até 24h;
- Permite a consulta remota das gravações efetuadas nos últimos 30 dias e o seu download para armazenamento futuro;
- Permite a deteção de movimentos, através do sensor de movimento que tem incorporado;
- Permite a reprodução de mensagens vocais enviadas remotamente.
De referir que a câmara pode ser ligada à rede por cabo ou via wireless.
Menu Automação
O Menu automação vamos explorar em artigos futuros pois estamos à espera de receber novos equipamentos para integrar no Kit. Entretanto, o utilizador pode sempre fazer uma programação manual da ação do sistema acedendo a Programação Horária.
Menu Equipamentos
No menu equipamentos, podemos ver o estado de todos os equipamentos, incluindo o nível de energia e rede (referência ao nível cobertura com a central) de cada um.
Há acessórios que são alimentados por pilhas (ex. sensor de fumo) e outros através de energia elétrica (ex. câmara).
Acedendo a Equipamentos > Histórico o utilizador passa a ter uma visão de tudo o que aconteceu no sistema. Estão ainda disponíveis vários filtros, para um acesso mais simplificado e rápido a toda a informação que é gerada.
Definições
Ao nível das definições, basicamente, podemos definir quais os equipamentos que fazem parte do perfil personalizado. É possível ainda ativar ou desativar a ação da sirene que poderá ou não emitir mensagens de voz.
Relativamente aos alertas, é possível configurar dois números de telemóvel e dois e-mails. No caso da configuração do telemóvel, o utilizador pode escolher se quer receber uma SMS ou uma mensagem de voz a informar de um determinado alerta.
No menu Definições é ainda possível fazer testes a acessórios, proceder à instalação assistida de novos acessórios, definir tempos de ativação dos alarmes, entre outras configurações.
Num próximo tutorial vamos explorar as aplicações móveis para Android e iOS. Até ao momento não temos nada a apontar de negativo ao sistema que tem funcionado de forma transparente e sem falhas.
Este artigo tem mais de um ano
Deixo uma pergunta pertinente… Em caso de fallha ou corte de energia electrica o sistema continua a funcionar durante alguns minutos para alertar o proprietario ou simplesmente desliga-se?
Acho que é importante este promenor, cortar uma ligação à internet é coisa facil em qualquer habitação.
O que acontece ao serviço MEO Smart Home em caso de falha de energia elétrica e/ou de internet?
Falha de energia
No caso de corte da energia elétrica, a Central MEO Smart Home funciona normalmente durante cerca de 15 minutos, findos os quais passará ao modo de vigia a fim de economizar a sua bateria. No modo de vigia, o local continua protegido mas a Central não pode ser comandada remotamente. A bateria de que a Central dispõe no seu interior, garante a continuidade do serviço nestes moldes durante 48h.
Serão enviados SMS e emails de imediato, sempre que a Central passe a ser alimentada por bateria. Da mesma forma, também receberá um SMS ou email para o avisar de que a sua Central passou a ser novamente alimentada pela corrente elétrica.
Os detetores que funcionam com pilhas não são afetados por falhas de corrente elétrica. Somente a câmara que não possui bateria é que deixa de funcionar em caso de falha de corrente, ficando inacessível durante esse período.
Falha de Internet
Se tiver adquirido a pen de banda larga MEO Smart Home, quando houver falha de internet, ficará garantida a continuidade da conexão do sistema, em particular o envio dos alertas.
Se não possuir nenhuma pen de banda larga, a falha de internet faz com que a sua câmara fique inacessível. Será alertado por SMS se esta situação se prolongar mais do que alguns minutos (cerca de 8 minutos). As falhas pontuais do seu acesso de internet, ficam registadas no “Histórico”, mas não serão objeto de mensagens de alerta.
A central de controlo tem autonomia até 48h sem eletricidade.
Gostaria de saber algo acerca da qualidade da imagem da Cam, nomeadamente no escuro.
Testei uma tp link nc450 e, a qualidade é soberba….sera que esta está ao nível desta nc450?
Muita gosta a MEO de se repetir nos endereços de acesso às aplicações. Porque não smarthome.meo.pt, em vez de meosmarthome.meo.pt. Já me faz lembrar o acesso ao Portal M2M que tem o endereço gestaom2m.ptempresas.pt, em vez de apenas m2m.ptempresas.pt e a Área de Cliente da PT Empresas que tem o endereço http://www.cliente.ptempresas.pt, em vez de apenas cliente.ptempresas.pt. Que tal simplificarem as coisas.
Esta semana (terça ou quarta) o sistema teve uma falha da componente central (Cloud) que durou algumas horas. Não se sabe se foi por falha nos sistemas, actualização de software ou outra qualquer razão. Os clientes não foram informados! A componente central é fulcral neste ecossistema de segurança e, se a disponibilidade não for assegurada, a solução deixa de ser válida.
Uma sugestão para a MEO é que disponibilize no pacote pelo menos mais um sensor de presença.
Finalmente para quem investe na solução, seria bom receber sem demoras o voucher para a compra de mais sensores.
Boa tarde Pedro Pinto,
Mais de 1 ano depois deste Post, ainda aconselha a compra deste sistema ou acha que existe outro que pode ser melhor? Estava a pensar adquirir o MEO Smart Home visto que tenho pontos e ficaria a 115€ o pacote base mais a mensalidade de 7€.
Cumprimentos,
DIogo Lança
eu comprei e estou satisfeito