Lenovo celebra o 25º aniversário do ThinkPad com edição limitada
Há ícones que todos conhecemos no mundo da Informática e da Internet. São peças únicas que nos habituámos a ver e que associamos de imediato a qualidade.
O ThinkPad é um desses equipamentos e a Lenovo lançou agora um modelo de edição limitada para celebrar os 25 anos de design e de engenharia de inovação.
O ThinkPad Anniversary Edition 25 é uma reinvenção moderna do design clássico e inclui características retro como o teclado ThinkPad Classic de 7 linhas iluminado, teclas específicas para o volume de som, saídas múltiplas LED e o logo multicor.
O conceito do design foi lançado a 25 de junho de 2015, usando as redes sociais como forma de receber feedback e as preferências dos apaixonados pelo ThinkPad, um pouco por todo o mundo.
Além das características clássicas, o ThinkPad Anniversary Edition 25 é um portátil bastante moderno, que conta com um processador Intel Core i7-7500U, uma placa gráfica NVIDIA GeForce 940MX e um ecrã touch de 14 polegadas full HD. A performance deste ThinkPad “Retro” é, naturalmente, completamente diferente do 700C original.
A origem do ThinPad há 25 anos atrás
Desenhado por Richard Sapper, com a engenharia da Yamato Labs no Japão, o ThinkPad 700C original foi anunciado a 5 de outubro de 1992. Inspirado nas caixas de comida japonesas, o 700C foi o começo de uma viagem de sucesso contando com mais de 300 prémios no espaço de poucos meses e tornando-se um símbolo de status para presidentes e CEOs de empresas.
130 milhões de unidades vendidas depois, o ThinkPad é um ícone na indústria de TI. Já ajudou exploradores a chegar aos locais mais remotos da Terra, apoiou dezenas de missões espaciais e contribuiu para o crescimento de inúmeros negócios. Ao longo dos anos muitas foram as histórias em que o ThinkPad mudou o mundo.
O que o futuro reserva para o ThinkPad
À medida que a tecnologia avançou, os designers e engenheiros por trás do ThinkPad mantiveram-se focados em reinventar a computação móvel e, ao mesmo tempo, preservar o conceito original.
Desde o ThinkPad 701C, com o teclado “borboleta”, até ao convertível 2-em-1 X1 Yoga, com o teclado “sobe e desce”, a busca incessante pela perfeição fez do ThinkPad o portátil número um no mercado empresarial.
Os próximos 25 anos vão mostrar um ThinkPad que se vai continuar a desenvolver, inovar e garantir as tecnologias de amanhã, ao mesmo tempo que manterá toda a sua aura de robustez e de fiabilidade a que nos habituou.
Este artigo tem mais de um ano
Há 25 anos atrás, hein ?!
Para mim o Portátil de eleição.
Tenho Thinpad x61s já com uns aninhos e mexe-se muito bem com o Windows 10 quando começar a ficar lento vai levar com mais memória e disco SSD vai rejuvenescer.
Se tiver já 4 GB RAM basta meteres um SSD e passa de Fiat a Ferrari lolol
Ainda não entendi como não há gráficas da nova geração, potentes e poupadas e não há ecrãs “infinitos” para o preço.
O pessoal não se pode esquecer que a gama thinkpad é uma gama empresarial, o foco é a portabilidade e a durabilidade. Estes pcs não são desenhados para jogar ou tarefas de alto desempenho.
Por acaso, nestes novos ThinkPads há um pormenor que não me agrada lá muito. É o ecrã não ser encaixado na parte de cima do portátil, istó é, ficar todo na parte de cima do portátil. Como era antigamente e como o que tenho agora, um T420 e um T430 e ainda um T60 para vender… 🙂
Tenho um x220, I5, 3 geração, 16gb memória, 240 GB SSD msata, com debian, que é a minha máquina de trabalho. Sempre comigo.
Embora aprecie os Lenovo, a gama Thinkpad nada deve à actual Lenovo mas sim à IBM. O original e que se tornou “mítico” era um IBM Thinkpad. Em 2005 a divisão foi vendida à Lenovo e pouco depois a qualidade decresceu imenso mas isso nada se deve à Lenovo mas sim à concorrência no mercado e estagnação desse mesmo mercado (não acho que a Lenovo deva de perdir desculpa por isto, tinha de cortar em algo para conseguir se manter rentável, tal como todos os players fizeram, ou quase todos).
Desde então já a Lenovo foi apanhada em diversos escândalos (superfish, etc), estes sim de sua inteira responsabilidade.
Já há preços para Portugal?
falta ali a luzinha nocturna!
Será vendido em Portugal?