Pplware

Intel pode estar a preparar 19 processadores Alder Lake para portáteis

A Intel perdeu algum terreno no segmento dos processadores, em especial para a rival AMD. No entanto, a fabricante norte-americana tem mostrado que está a todo o gás na tarefa de inovar e rechear o mercado com novos e excelentes produtos.

Nesse sentido, alguns leaks recentes revelam que a Intel estará a preparar um total de 19 processadores Alder Lake para computadores portáteis.


A aposta na arquitetura híbrida

A Intel está empenhada em mostrar que está a trabalhar com vigor para trazer novos produtos aos consumidores. Um dos focos da empresa são os CPUs para computadores portáteis, como os modelos Tiger Lake que devem chegar já no segundo trimestre.

Segundo algumas pistas reveladas, há mais novidades sobre eventuais produtos que a Intel estará a preparar.

 

Intel poderá lançar 19 processadores Alder Lake para portáteis

De acordo com informações recentes que foram divulgadas, a Intel estará a preparar 19 novos modelos de processadores Alder Lake. A publicação revela alguns detalhes sobre os CPUS Alder Lake com arquitetura híbrida para computadores portáteis.

Conforme podemos perceber, estes 19 modelos variam o seu TDP entre 5 e 55 watts e contam com gráficos integrados de 12.ª geração.

Através da imagem verifica-se que o modelo mais básico terá um grande núcleo e mais quatro de menor desempenho. Já um dos chips mais poderosos conta com 8 núcleos de baixo desempenho e mais 8 de alto desempenho.

Os núcleos ‘pequenos’ são baseados na microarquitetura Gracemount, enquanto os maiores são baseados na Golden Cove.

Estes novos processadores seguem a linha ARM big.LITTLE com núcleos híbridos. Alguns modelos terão um desempenho inferior, consumindo também menos. Outros, por sua vez, estão direcionados a situações onde é exigido um maior desempenho, mas também consomem mais.

Cada um destes modelos contará também com gráficos integrados Intel. Além disso, cada chip terá uma quantidade diferente de Unidades de Execução, podendo o valor ir de 32 a 96 unidades.

A Intel já confirmou que os novos processadores Alder Lake, de 12.ª geração serão lançados ainda durante este ano. Alguns rumores apontam que tal acontecerá em setembro.

Exit mobile version