Intel instala a primeira máquina Ultra Violeta Extrema (EUV) na fábrica da Irlanda
Com vista a um crescimento sem igual, de forma a recuperar o tempo em que parecia estar anestesiada, a Intel está agora então a dar tudo por tudo para contar com as mais inovadoras tecnologias.
Assim, a gigante da Califórnia revelou qua já instalou o primeiro equipamento litográfico Ultra Violeta Extrema (EUV) na sua fábrica Fab 34 localizada na Irlanda. O equipamento veio da holandesa ASML e foram precisos vários aviões e camiões para o transportar.
Intel já tem a primeira máquina EUV na fábrica da Irlanda
A Intel anunciou recentemente que a sua fábrica Fab 34 localizada na Irlanda já conta com o primeiro equipamento de litografia Ultra Violeta Extrema, ou EUV, pronto para funcionamento.
De acordo com a empresa liderada por Pat Gelsinger este novo produto será então fundamental para que a gigante possa inovar e dar o salto para o processo de fabrico Intel 4, baseado numa litografia de 7 nm e equivalente ao processo de 4 nm da rival taiwanesa TSMC. O processo Intel 4 vai já fazer parte da próxima linha de processadores Intel Meteok Lake.
No anúncio na sua página, a Intel revela que:
No mês passado, outro marco importante para a Fab 34, a nova fábrica da Intel na Irlanda. O primeiro sistema de litografia EUV, um elemento-chave da tecnologia de processo Intel 4, chegou à nova fábrica. Este sistema, construído pela fabricante holandesa ASML, é possivelmente a máquina mais complexa já construída pelo homem e anuncia um momento importante para a fase de instalação do projeto Leixlip.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Intel
Neste artigo: ASML, EUV, Intel, Ultra Violeta Extrema
https://www.youtube.com/watch?v=-GxnZjiLITQ
A maquina em questao nao foi enviada pela ASML. Esta maquina foi enviada da Intel Hilsboro, USA para a Intel Irlanda. Para ja so estao a receber material “antigo”. Esperemos que brevemente possam comecar a receber maquinas novinhas.
Pelo tamanho dos contentores, podiam reduzir para 10 camiões, mas é a mania das grandezas.