HDD mais rápido do mundo com taxas de transferência de 524MB/s
Os discos rígidos (HDD) ainda não morreram e a Seagate apresentou recentemente o HDD mais rápido do mundo. É verdade que as drives SSD (Unidades de Estado Sólido) têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos e é também um componente que tem evoluído bastante do ponto de vista tecnológico. As drives SSD possuem uma série de vantagens em relação aos HDDs, mas o contrário também é verdade.
Vamos conhecer melhor o disco Mach.2 Exos 2X14 da Seagate que garante taxas de transferência de 524MB/s.
Mach.2 Exos 2X14 da Seagate é o HDD mais rápido do mundo
O site da Seagate passou a disponibilizar recentemente informações sobre o novo disco Mach.2 Exos 2X14. De acordo com as informações, este é o disco rígido mais rápido do mundo ao garantir uma taxa de transferência máxima de 524MB/s. Comparativamente às velocidades médias das drives SSD não é grande evolução, mas no que diz respeito a discos rígidos é um incremento para o dobro graças à tecnologia Mach.2.
Na prática, este HDD combina dois discos rígidos de 7 TB que fazem um total de 14 TB. O componente é de 3,5 polegadas e a velocidade de rotação é de 7200 RPM.
Com uma taxa de transferência de 524MB/s, este HDD pode ombrear com algumas drives SSD. A interface SAS para ligação oferece uma largura de banda de até 12 Gb/s. A latência média é de 4,16 ms.
O Mach.2 Exos 2X14 da Seagate consome mais energia comparativamente o outros discos. Segundo as especificações, em modo inativo o consumo é de 7,2 watts e até 13,5 watts quando está em "alta operação".
Este artigo tem mais de um ano
Ok, quase que satura SATA III, mas “um” disco de 14TB, especialmente com essa velocidade, não sairá barato.
Imagino o preço 😛
Os nve são muito mais rápidos, mas este disco consegue ser mais rápido que os ssd tradicionais.
Sem dúvida!!
Não me parece um grande avanço, no fundo são 2 discos em raid. A novidade é faze-lo sem board.
Pode não ser grande novidade, mas a verdade é que os wd black que tenho não atingem velocidades muito superiores a 130MB/s, portanto é bem vindo para quem precisa de muito armazenamento a uma velocidade elevada e preço apesar de tudo menor em relação a ssds com capacidade equivalente.
Boas
Infelizmente a explicação não é clara, nem tão pouco são dois discos de 7TB.
É um disco de 14TB com 2 actuadores (2 cabeças) a ler/ escrever ao mesmo tempo, em que cada actuador tem a seu cargo 7TB. É como se fossem 2 discos lógicos a funcionar ao mesmo tempo. Com este paralelismo é que são conseguidos os 524MB/s, já que um Exos normal X16 consegue cerca de 245MB/s. e não se esqueçam que isto é para sistema de BIG data com interface SAS de 12Gb/s, não existe sequer em SATA.
Terá de consumir mais energia já que tem os 2 actuadores a funcionar em vez de apenas 1.
Em termos de velocidade de leitura, até consegue igualar um SSD Sata.
O problema é a latência, que anda na casa dos mili-segundos. Enquanto que um SSD Sata anda na casa dos nano segundos. Isto significa que a carregar muitos ficheiros pequenos, de forma não sequencial, este HDD será muito mais lento.
Para sistemas de BIG DATA o que interessa a latência?
É preciso perceber para que mercado se dirigem os produtos.
Quem vai usar estes discos para escrever ficheiros pequenos?
Estamos a falar de sistemas de muitos TB ou até de PB.
A latência é a parte mais importante para o desempenho de um sistema de armazenamento.
O que pode ser feito é usar um SSD como cahe intermédia para um conjunto de HDDs.
Existe tanto mercado em que são precisos ficheiros pequenos, bem como grandes. Dou exemplo de vídeo: tens os mxf e r3d que para além do ficheiro vídeo tem os xml ou outro “txt” com informação ( em sempre relevante) para cada vídeo de gb, tens um de kbs. Traduzido tens muitos ficheiros grandes e pequenos. Fotos, raws, de câmeras médio formato e igual? Para além dos fff ou iq tens os “txt” com metadados e wtv associados, logo para cada ficheiro de mb/GB, tens um de kb. Isto numa sessão, com milhares de milhares de fotos, tens milhares de ficheiros pequenos, em conjunto com grandes, para armazenamento. Verdade seja dita, duvido que isto venha substituir os hdd tradicionais, ou ssd, uma vez que num sistema de nas/servidores, provavelmente vão continuar a usar hdd para storage bruto, e ssd/nvme para cache.
Mas vocês sabem o que é Big Data que para onde estes discos são dirigidos?
Isto não é para guardar fotos ou videos ou ficheiros de audio…
Enfim…
E tu sabes? 🙂 não estou a falar de coisas corriqueiras, falo de trabalho. A edição de, por exemplo, um spot publicitário, de 1 minuto, pode rondar 5tb, e isso captura-se num dia de trabalho por uma equipa. Multiplicado por 10equipas, já é um volume. Não é só para banco de dados, ou empresas analíticas, ou aquilo que tu achas que sabes 🙂
É para o uso que lhe derem 😉
Somaisum, desenho sistemas de armazenamento para televisões e produtoras de video, devo ter uma ideia do que falo ou não ?
Nunca na vida iria usar um disco destes.
Sabes o que é bem feito e estado da arte?
Redes a 10GbE ou até mesmo 100GbE em todos os sistemas sejam de armazenamento sejam de edição, com storages AFA (all flash array) baseados em NVMe e para arquivo storages com HDD’s normais.
Fica bem. Ainda deves estar a editar em FHD eu já tenho gente a editar em 8K….
Chia Chia Chia Chia Chia
Nem quero imaginar o preço deste disco HDD !! 😐