Gráficas Nvidia GeForce MX podem deixar de ser produzidas este ano
A Nvidia é o nome mais popular no segmento das placas gráficas e a fabricante norte-americana tem já no mercado vários modelos de diversas gamas, de forma a conseguir chegar às máquinas dos utilizadores com as mais variadas capacidades económicas.
Mas há agora uma informação que pode não agradar aos consumidores. De acordo com as notícias, a Nvidia irá abandonar as suas placas gráficas GeForce MX, a sua linha de baixo custo para portáteis.
Nvidia vai dizer adeus à linha GeForce MX
As mais recentes informações vindas de fontes não oficias na Ásia, a Nvidia terá já decidido deixar de lado a sua linha de placas gráficas GeForce MX. Esta gama de GPUs dedica-se sobretudo aos ultrabooks e computadores portáteis mais simples, com o objetivo de oferecer um bom desempenho gráfico nos jogos leves e cargas de trabalho menos complexas. Ainda recentemente, a empresa lançou no mercado os modelos GeForce MX570 e GeForce MX550.
Os detalhes indicam que estas gráficas são projetadas para consumir muito pouca energia e as razões estarão ligadas ao facto de já existirem no mercado outras soluções que podem fazer tanto ou melhor do que estes chips e a preços idênticos. Por exemplo, um dos modelos mais recentes, a GeForce MX570, pode comparar-se a uma GeForce RTX 2050 para portáteis.
A MX570 conta com o chip gráfico GA107 da Nvidia e é baseada na arquitetura Ampere. Traz 2.048 núcleos CUDA, 64 núcleos Tensor e 16 núcleos RT, uma configuração semelhante às GeForce RTX 2050 e RTX 3050. No entanto, a grande diferença está na frequência de 1.155 MHz na MX e 1.477 MHz na RTX 2050 e 1.740 MHz na RTX 3050.
O cenário também acaba por ser parecido quando se fala na capacidade de memória, pois a MX570 traz 2 GB a 12 Gbps e uma interface de memória de 64 bits. Já na RTX 2050 esses valores são, respetivamente 4 GB/14Gbps e na RTX 3050 são 4 GB/ 14 Gbps/ 128 bits.
Portanto, possivelmente teremos mais informações sobre esta possibilidade, mas talvez muitos consumidores não vejam grande diferença na eliminação da gama MX da Nvidia.
Este artigo tem mais de um ano