Descoberto novo Keylogger em 460 portáteis da HP
Os problemas de privacidade não são novidade nos computadores da HP, tendo sido encontrados vários problemas durante o ano de 2017.
Surgiram agora relatos de um novo keylogger, confirmado pela própria HP, que pode apresentar um risco para a privacidade e segurança dos utilizadores.
Durante o último ano, vários foram os problemas de segurança que envolveram os computadores da HP. Depois de um keylogger nos drivers de áudio no início do ano e de um spyware que se instalava sozinho, surge agora um novo problema relacionado com um novo Keylogger.
Ao procurar uma maneira de controlar a iluminação do teclado, o investigador Michael Myng descobriu no driver do teclado SynTP.sys um keylogger pré-instalado, desativado por defeito, que poderia ser ativado para registar o texto introduzido pelos utilizadores.
O investigador questionou posteriormente a HP para alertar para este problema, tendo a marca respondido de forma célere e confirmando a presença do keylogger em vários computadores. Posteriormente foi também lançada uma atualização aos drivers para remover este problema de privacidade.
A HP lançou também uma lista com 460 modelos, comercializados desde 2012, onde o keylogger está presente. Esta lista inclui modelos das séries EliteBook, ProBook, Pavilion e Envy, que devem ser atualizados assim que possível.
Embora seja mais uma falha de privacidade nos portáteis HP, a verdade é que a marca reconheceu rapidamente o erro e lançou uma atualização para eliminar o problema de segurança. Se tiver um computador desta marca aconselhamos a que instale esta atualização.
Este artigo tem mais de um ano
Ate onde vi, esse problema afeta drives para o sistema windows.
Fico curioso quanto ao linux, se for open source não é afetado, … Mas e se o código for proprietário?
Outro questionamento, com histórico de jogar os problemas pra debaixo do tapete, oque levou a empresa a solucionar o problema de forma publica? Sera que não estão a empurrar algo mais obscuro?. Vão me acusar de paranóico.
Mas se eu disse a um tempo atrás que haveria um keylogger no driver s, … me chamariam de louco!
Paranóico não acho. Daí eu só confiar em open source. Para bem ou para mal, está la tudo à vista no código. Agora imagina esses portáteis serem usados para fabricar um protótipo de software ou hardware de algum produto ou aceder a contas com iinformação sensível, e essa informação ser vendida aos concorrentes…
Acho a HP uma das marcas mais intrusivas, bisbilhoteira e “melgas” do mundo. Se alguém tem dúvidas, a questão dos tinteiros diz tudo sobre a postura da HP. Vendem-nos o equipamento, mas deixam sempre algo de modo a fazerem o que eles querem, ou seja, materialmente o equipamento está nas nossas mãos mas na realidade são eles que o querem comandar….
Não sei do que falas, a minha OfficeJet não me chateia. Mas só compro tinteiros da marca, duram imenso e tem qualidade. Agora comprar da concorrência e ficar com a impressora estragada …
Caro Belmiro a impressora não fica estragada por receber tinteiros de outra marca, a HP meteu-lhe um software que obriga a meter-lhe tinteiros da HP, o que é diferente… Aliás, o software fica com os códigos dos 3 últimos tinteiros usados, para evitar que faças a recarrega dos próprios tinteiros da HP! No SEU carro não mete combustível e óleo da marca que bem entender? Por motivo não pode colocar na SUA impressora tinteiros de outra marca? Mesmo que sejam de qualidade inferior? Não tem esse direito?
Onde se lê: “recarrega” deverá ler-se “recarga”
Não é por acaso que a tinta é um dos materiais mais caros do mundo…
Obrigado pelo aviso, de facto até os mais recentes HP encontram-se nessa lista. Engraçado que no HP Assistant não tinha nenhuma actualização para fazer, contudo, o meu portátil aparece nessa lista.
É engraçado, sem piada nenhuma, que as marcas só lançam actualizações das situações quando são denunciadas porque até lá… não fazem nada !!
As marcas não, as empresas.
E a HP é o quê? Uma empresa que tem uma marca ou uma marca que é uma empresa?
Ambas. Mas a marca não é responsável por essas coisas. É a empresa.
Lá está, sistemas operativos pré-instalados … nem vê-los … seja por questões destas, seja por lixo instalado …
Já não basta o que não se pode contornar …
pronto já está o meu Omen nisso
Uma questão, o problema está apenas no driver que vem instalado de origem, ou também está presente no driver do próprio Windows (para quem faz instalações de raiz)? Obrigado
Também gostava de saber… é que por norma sempre que compro um PC faço instalação de origem.
Tenho um hp dado pela empresa e são a maior porcaria que já vi.
Tenho um Zbook, melhor portatil que já vi na vida. Tudo depende das gamas…
Zbook não é um portátil, é uma workstation portátil.
Pessoalmente para trabalho prefiro dell ou lenovo, embora já tenha trabalhado em empresas onde davam elitbooks e não tenho razões de queixa.
Lá está…depende mais dos modelos e das gamas que do fabricante. Tanto a dell como a HP como a Lenovo têm boas e más maquinas.
A subcategoria em que se insere o Zbook é irrelevante. Não deixa de ser um laptop.
Tenho um HP Envy 15 e é bem melhor que os Acer e os Lenovo dentro da mesma gama, no entanto não é o melhor, os melhores portáteis que se podem comprar são os Microsoft e a gama Thinkpad da Lenovo (IBM thinkpad antigamente). Já tive varíos equipamentos das seguintes marcas (alguns dados pelas empresas para quem trabalhei, outros eram mesmo equipamentos pessoais): Toshiba, Dell, Apple, Samsung, Acer, HP, Lenovo, IBM, Microsoft, Asus, e os piores foram os Acer e os Toshiba, seguidos de perto pelos Dell. MAs acer é sem dúvida a pior de todas elas, muito má construção, materiais fracos, um Suporte ao Cliente péssimo. Quanto à Toshiba e a Dell, equipamentos com boa qualidade de construção no que toca a chassis, mas eram lançados frequentemente novos modelos com falhas na qualidade de alguns componentes, o que em alguns cassos impossibilitava o uso normal do equipamento. Lenovo é péssima em equipamentos de gamas mais baixas, ficando muito perto da falta de qualidade da Acer, mas são excelentes em gamas profissionais. Embora os equipamentos da Microsoft tenham pertencido apenas a uma só classe, diferente da dos portáteis convencionais, adoro a robustez, a portabilidade, a portabilidade, a facilidade de utilização e manuseamento.
Dito isto, baseado na minha vasta experiencia, profissional e pessoal, na utilização de muitos equipamentos diferentes ao longo dos anos, concluo que de todas essas marcas e modelos, os que mais me satisfizeram foram os Surface da Microsoft e a linha Thinkpad da IBM/Lenovo, que além da sua excelente qualidade ainda oferecem ao cliente uma linha de Suporte muito superior á maioria dos seus concorrentes.
Fiz os updates que estavam no HP assistant e deixou de funcionar o teclado! Realmente, não funcionando o teclado resolveu-se o problema do keylogger! 😀
Isto é só em Windows. Os patches ou soluções que a HP fornece estão todos em ficheiros executáveis .exe.. Eu tenho o meu HP com Linux Fedora… O .exe não pode ser executado em Linux.