DepthJS – Controle o Chrome com o Kinect
O Kinect veio trazer para o mundo da XBox uma interactividade há muito esperada. A possibilidade de interagirmos com a nossa consola de jogos recorrendo apenas a um pequeno aparelho munido de sensores e uma câmara de vídeo veio alterar a forma como jogamos e nos relacionados com os personagens destes.
Depressa apareceram formas de colocar o Kinect ligado ao nosso PC e até de controlarmos o sistema operativo. O Kinect tinha sido hackeado e as portas estavam abertas para novas possibilidades. Pois agora alguns estudantes do MIT Media Lab criaram uma forma de controlarmos o browser da Google recorrendo a uma simples extensão para este browser.
Esta nova extensão, para ser usada no Chrome permite que os seus utilizadores interajam com o browser através do Kinect, da mesma forma que o fazem num simples jogo para a XBox.
Requer naturalmente que tenham o Kinect ligado ao PC e que este tenha o driver desenvolvido para o efeito. Foi desenvolvido para permitir que o Kinect consiga falar com o JavaScript e assim controlar o browser com simples gestos, evitando termos de recorrer ao rato.
É apenas uma prova de conceito e abre as portas a muitas outras aplicações possíveis. Contrariamente ao que a Microsoft pretendia, o Kinect está a tornar-se mais famoso e utilizável nos PC's do que na XBox.
Esta extensão encontra-se disponível em código aberto e por isso quem quiser contribuir para melhorias e alterações pode fazê-lo. São esperadas evoluções ao DepthJS, e quem sabe aparece o multi-touch e uma interacção mais suave de movimentos. É ainda esperado que sejam disponibilizadas novas versões para controlar outros browsers.
Será que a Microsoft vai dar o braço a torcer e disponibiliza um Kinect para Windows? Ou vamos ter de continuar a usar a versão da XBox e a ter de "lutar" contra a vontade da Microsoft em limitar este excelente hardware e que com imensas potencialidades num PC?
Artigos Relacionados:
- Kinect esgota no primeiro dia de vendas em Portugal …
- Kinect já foi Hackeado!!
- Kinect – O Dispositivo de jogos sem fios da Microsoft
- Exclusivo PPLWARE: Entrevista a Sofia Tenreiro sobre o Kinect
- Teste Microsoft Kinect – Uma aventura Pplware!
- Xbox 360 Slim e Kinect @ E3
- Passatempo Kinect …. quem quer ser o primeiro?
Este artigo tem mais de um ano
Também está disponível para o Firefox. Podiam ter colocado no título Chrome/Firefox…
Muito bom, contudo não apoio esta fixação em adaptar esta tecnologia ao pc. Concordava mais se as empresas e investigadores direccionassem este empenho em desenvolver algo igual ou se possível melhor e ai sim torna-lo aberto a todas as plataformas. Para o mundo evoluir tem de haver concorrência.
Pois mas existe um problema, o custo de producção 🙂 este producto é feito em serie, milhoes de aparelhos, o seu custo e mais reduzido que fazer um para uma serie de intusiastas. Alem que eu apoio a uniformização e o uso de um unico aparelho tem vantagens, uma deles e o desenvolvimento contrado. Mais que tudo a MS não tem o aparelho bloqueado a nada basta haver drives que os utilizadores as podem produzir, como o estãoa fazer. É multiplataforma 🙂
Pois… parece que cada vez mais, vamos começar a ver estas adaptações, porém, pessoalmente não vejo até que ponto possam ser proveitosas para o uso comum. Tirando a parte dos jogos, penso que o uso deste periférico no manuseamento “normal” de um computador, não faça grande sentido. Parece-me ser uma daquelas coisas que olha-mos achamos engraçado, usamos durante umas horas e depois pensa-mos, “bem… vamos la ligar o mouse again”.
Para jogos, penso que já possa fazer algum sentido, pois pode ser divertido…
Concordo ctg nesse aspecto do rato porque as interfaces desenvolvidas actualmente são feitas a pensar na interacção com o rato e não com as mãos. Agora imagina controlar o powerpoint em plena apresentação só com as mãos, um sonho :D. Normalmente estas brincadeiras abrem espaço para negócios.
E levantar os braços cada vez que se quer interagir com o pc é cansativo…
Sem dúvida que o Kinect despertou muitas atenções. Sem dúvida que prevemente será adaptado (embora de forma não legítima, com recurso ao hack) para tarefas de maior interesse.
Outra adaptação, desta vez ao controlo de um emulador Nintendo:
https://www.youtube.com/watch?v=8CTJL5lUjHg
A MS não considera isto um Hack a MS considera um hack a violação do software que existe dentro do dito aparelho. Pelo menos foi o que ela divulgou a uns tempos atraz.
Minority Report? 🙂
Show, mas ainda prefiro meu teclado. =D
Onde saco as drivers para por o kinectic no windows 7?
acordem isto é para jogos não é para andar ai a brincar …. para jogos ta excelente e na xbox funciona uma maravilha … não inventem isto é para ser usado com uma xbox … qual a ideia de andar la palhaçada enfim lol
Algo me diz que o tempo se vai encarregar de te dar a resposta.. 🙂
estou mesmo a ver alguém estar 4 ou mais horas em frente ao pc de mão levantada, para jogos acho interessante, mas para trabalhar não esta nos meus planos ter essa tecnologia