Conheça os discos rígidos de alta capacidade que mais falharam em 2023
Quando queremos comprar determinado equipamento tecnológico, normalmente já temos o hábito de procurar informações para fazer a melhor compra. Desta forma, recentemente foi divulgada uma lista com os discos rígidos de alta capacidade que mais falharam ao logo do ano passado.
Os discos rígidos que mais falharam em 2023
Embora vários estudos mostrem que os discos SSD ganharam um terreno importante em relação aos HDD, a verdade é que os discos rígidos continuam a vender e a serem usados pelos utilizadores para diversas finalidades.
Mas, como sabemos, há sempre modelos mais confiáveis do que outros e, como tal, a empresa norte-americana de armazenamento Blackblaze apresentou os seus dados relativos ao quarto trimestre de 2023, onde demonstra quais os discos rígidos de alta capacidade que mais falharam ao longo do ano de 2023.
A lista seguinte mostra 35 diferentes modelos de discos rígidos que se encontram nos servidores da Blackblaze, totalizado as 269.756 unidades, as quais somam um tempo incrível de 90 milhões de horas de uso.
De todos estes discos HDDs, 4.189 deles falharam ao longo do ano, o que representa uma taxa de falhas anual de 1,7%. Esta taxa de falhas significa que, numa semana de trabalho de 40 horas, os técnicos tiveram que substituir uma unidade a cada meia hora.
O modelo com a maior taxa de falhas é o ST14000NM000J (14,64%), seguido do ST14000NM0018 (13,28%), ambos da Seagate. Mas se nos focarmos na quantidade de falhas dos HDDs, então o modelo que mais vezes falhou foi o ST12000NM0008 (573 falhas). E de todos os modelos, apenas o ST8000NM000A da Seagate não teve falhas ao longo do ano passado, mas também só existem 204 unidades nos equipamentos da Blackblaze.
A Blackblaze tem outros discos rígidos em funcionamento, mas para estas estatísticas, a empresa optou por considerar apenas aqueles dos quais têm mais de 60 unidades a funcionar.
Para além disso, o estudo indica ainda que a taxa de falhas geral tem aumentado de ano após ano, sendo que em 2021 a AFR era de 1,01%, passando para 1,37% em 2022 e registando um aumento significativo para 1,70% em 2023.
HDD são puro lixo, obsoletos
SSD, 0 problemas
Absolutamente falso esse comentário.
Não ligues, é comentário de gente limitada…
Se for para armazenar dados pessoais (fotos, videos, etc..) chega perfeitamente um HD.
Chega mas e pior, mais lento e se for numa mochila aos tombos adeus dados. SSD nao tem partes soltas, tenho 4TB NVME disco portatil e hoje em dia arranjam se por menos de 200 euros…super barato com 7000mbs de writes e reads em comparacao aos 60 megas de writes no hdd
Mas quem compra HDDs tipicamente nao usa num laptop. Quem compra usa para Cold Data storage, para colocar um NAS, ou backup externo, ou ate num desktop apenas para guardar ficheiros que nao precisam de acesso constante.
Qualquer dia ainda vais ter uma surpresa…
Tudo o que disseste está incorrecto.
Pelo contrário, acabei de comprar 2x SSDs de 16TB e já me estão a dar um jeitão.
Não será HD’s? 🙂
Sim, HDDs, my bad haha 😀
Se não é indiscrição, quanto é que pagaste pelos 2 SSD de 16TB?
Correcção ali pelo Tiriri, foram 2x HDDs de 16TB, paguei 190euros for cada um.
bom preço. onde compraste?
Obrigado!
@Pedro+Mendes: Amazon.nl , Seagate Exos X16
Comentário absurdo e de quem nada percebe.
HDD e SSD têm características diferentes e devem ser usados para cenários diferentes.
Uma grande vantagem do HDD é no caso de falhar temos muito mais probabilidade de conseguir recuperar os dados e a maioria das vezes dão sinais antes de morrer.
Já no caso dos SSD podem morrer de um momento para o outro sem dar sinais e a recuperação dos dados é quase sempre bem mais complexa e difícil.
Agora se falarmos de velocidade, claro que os SSD’s na maioria dos cenários são mais rápidos, mas
já vi SSD’s com velocidade de 20 / 30 mbps depois de acabar a cache.
0 problemas? Ui quantos SSDs eu já vi avariados… Uns mortos, outros mais lentos do que um HDD, outros a gerar BSOD no Windows. Os SSD também dão muitos problemas.
Até agora tenho 5 ssd’s (4 SATA 1 NVME) nenhum falhou – o mais antigo um EVO de 2013 -no sitio onde trabalho devem existir entre 10-20 SSD sem falhas. HDD que falharam desde 2013 4 de 7. 2 deles de portáteis.
Eu tenho uma gaveta cheia de SSDs avariados. Nós últimos anos tem melhorado bastante, mas eu ainda não confio a segurança dos meus dados num SSD. As minhas máquinas tem sempre um SSD e um HDD
de todo o que é dito no tecto, isto é o mais importante:
“a taxa de falhas geral tem aumentado de ano após ano, sendo que em 2021 a AFR era de 1,01%, passando para 1,37% em 2022 e registando um aumento significativo para 1,70% em 2023”