PplWare Mobile

IBM anuncia grandes avanços em Computação Quântica


Autor: Maria Inês Coelho

Destaques PPLWARE

  1. Bruh says:

    A tecnologia anda a avançar a passos demasiados largos. Não tarda nada qualquer um consegue construir uma bomba atómica na cave. O problema é quando essa bomba for parar ás mãos de gente doente, como acontece hoje em dia com armas,e começam a matar indiscriminadamente. É óbvio que estou a exagerar, mas é apenas para provar o meu ponto de vista.

  2. Jose Baptista says:

    Caro Tomás, não entendi a frase na conclusão do artigo, que passo a transcrever: ” são ainda mais difíceis de manter devido às propriedades quânticas que devem ser preservadas”.

    • Tomás Santiago says:

      Olá José!
      Atualmente, os computadores quânticos são construídos em laboratórios onde tudo é inspeccionado ao mais pequeno pormenor para garantir que tudo funciona.

      O mundo onde vivemos não segue as leias da mecânica quântica propriamente dita, mas quando estamos falamos de partículas subatómicas, como aquelas que são utilizadas nos computadores quânticos, o mundo da mecânica quântica passa a atuar. A esse nível as partículas atuam de um certo modo aleatório e podem estar em vários estados ao mesmo tempo. São essas propriedades que permitem aos computadores quânticos serem muitos mais rápidos do que os computadores atuais.

      Por isso, são essa propriedades que devem ser preservadas para que os computadores funcionem. Caso isso nao aconteça nada funciona como previsto.

      O mundo quântico é estranho

      Abraço

      • Jose Baptista says:

        Muito estranho mesmo, já dizia Richard Feynman: “Se alguém afirmar que sabe em que consiste a mecânica quântica, é porque não a entendeu”.
        Obrigado.
        Abraço.

      • Ze_pombo says:

        Boas Tomás,
        Na realidade o mundo onde vivemos segue as leis da mecânica quântica sim… É uma questão de escala, ou se quiser de forma mais académica, depende da abstração… A sua dificuldade em conseguir sequer “ligar” a física de Newton com a física quântica, bem não é o único, aliás, ainda hoje há várias candidatas (teorias) sendo a das cordas a que parece gerar mais tracção. Aqui o problema é “ligar” uma teoria em que tudo é previsível com um certo nível de abstração, com uma teoria com um nível de abstração maior, em que não há garantia de previsibilidade, daí o Einstein dizer que “Deus não brinca aos dados”, numa alusão ao desconforto que sentia pela perda de previsibilidade…

  3. Viciado says:

    Dá para jogar CS?

  4. Helder says:

    Daqui por dois anos já tenho um telemóvel mais rápido que esse computador quântico.
    Por meia dúzia de euros é sem parar na alfandega.

    • Hugo says:

      Estás a trabalhar em algo que não é do nosso conhecimento?
      É que se te estas a fiar no trabalho destes cientistas…o teu comentário depreciativo passa a não fazer sentido nenhum.

  5. Joao says:

    50 qubits? Mas em que é que isso se compara com a máquina da D-Wave com supostamente 2000qubits?
    https://www.dwavesys.com/press-releases/d-wave%C2%A0announces%C2%A0d-wave-2000q-quantum-computer-and-first-system-order

    • Tomás Santiago says:

      Olá! O número de Qubits só interessam se tiverem boa qualidade, como é o caso dos qubits usados pela IBM. Além disso, foi provado que os sistemas criados pela D-Wave não representam uma melhoria significativa quando comparados com os produzidos por outras grandes empresas como Google e IBM.

      Abraço

      https://www.theverge.com/2016/9/28/13057414/quantum-computer-d-wave-2000-qubit-chip

      • Jonathan says:

        Então diga isso a própria Google e a NASA que compraram o dwave 2000qubits.. cerca de U$15.000.000,00 (aproximado). A Dwave da passos largos já produzindo computadores quânticos até mesmo pra comercialização, não é por que é IBM q tem q ser “a melhor”.. O Dwave de 128qubits já fazia o que todos os PCs do mundo levariam 10 mil anos pra fazer em apenas 1 segundo. Em um teste de bentmark com outros supercomputadores como Titan, o dwave de 512 qubits fez em 0,5 segundos oq os outros supercomputadores demoraram 30 minutos pra chegarem no mesmo resultado, lembrando q a potência de processamento dos processadores quânticos se eleva a potência a cada qubit colocado. Agora imagine oq esse de 2000qubits é capaz de fazer.
        Acadêmico em Ciência da Computação, fiz trabalho sobre o tema.
        Abraços.

      • Joao says:

        Obrigado pelo esclarecimento 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.