IBM anuncia grandes avanços em Computação Quântica
Os computadores quânticos ainda estão numa fase inicial do seu desenvolvimento. Apesar disso, várias empresas do ramo tecnológico, nomeadamente a IBM e a Google, já estão há alguns anos a fazer investigação nesta área.
A IBM anunciou grandes progressos naquela que é a corrida pelo computador quântico mais poderoso. Dario Gil, líder da divisão de computadores quânticos e inteligência artificial da IBM, anunciou que a empresa foi capaz de construir o primeiro computador quântico que usa 50 bits quânticos, também conhecidos por Qubits.
O que são Qubits?
Os Qubits são a unidade básica de informação nos computadores quânticos. Ao contrário dos computadores tradicionais, que tratam a informação como sendo 0 ou 1, os Qubits tiram partido das particularidades do mundo quântico e, desta forma, podem ser uma combinação de 0 e 1 ao mesmo tempo.
É esta aleatoriamente e a capacidade das partículas de estar em mais do que um estado ao mesmo tempo, que permite aos computadores quânticos realizar operações mais rapidamente que os computadores tradicionais.
O que significa este notável progresso?
Os rápidos avanços na área da computação quântica são vitais para que, em breve, a informação possa ser processada de uma forma mais rápida de modo a permitir resolver problemas do mundo real para os quais, neste momento, ainda não foi possível encontrar solução.
A IBM também já produziu um computador quântico com 20 Qubits. No entanto, a adição destes Qubits mostram que a empresa está empenhada em criar computadores quânticos cada vez mais rápidos.
Deste modo, os mais recentes avanços na área da computação quântica indicam que estes computadores possuem verdadeiro potencial e, em breve, irão abrir muitas portas em várias áreas, nomeadamente na química, permitindo aos cientistas construir modelos moleculares detalhados, otimização e inteligência artificial.
Conclusão
Os computadores quânticos não vêm substituir as máquinas que hoje utilizamos pois, para além de serem extremamente difíceis de construir, são ainda mais difíceis de manter devido às propriedades quânticas que devem ser preservadas.
Mesmo assim, devemos saborear este período da história do computador quântico pois, estamos a presenciar uma verdadeira transformação da computação.
Este artigo tem mais de um ano
A tecnologia anda a avançar a passos demasiados largos. Não tarda nada qualquer um consegue construir uma bomba atómica na cave. O problema é quando essa bomba for parar ás mãos de gente doente, como acontece hoje em dia com armas,e começam a matar indiscriminadamente. É óbvio que estou a exagerar, mas é apenas para provar o meu ponto de vista.
Não é preciso gente doente. Basta gente que acordou mal disposta. A mesma gente que risca os carros dos outros, porque lhes apetece.
Caro Tomás, não entendi a frase na conclusão do artigo, que passo a transcrever: ” são ainda mais difíceis de manter devido às propriedades quânticas que devem ser preservadas”.
Olá José!
Atualmente, os computadores quânticos são construídos em laboratórios onde tudo é inspeccionado ao mais pequeno pormenor para garantir que tudo funciona.
O mundo onde vivemos não segue as leias da mecânica quântica propriamente dita, mas quando estamos falamos de partículas subatómicas, como aquelas que são utilizadas nos computadores quânticos, o mundo da mecânica quântica passa a atuar. A esse nível as partículas atuam de um certo modo aleatório e podem estar em vários estados ao mesmo tempo. São essas propriedades que permitem aos computadores quânticos serem muitos mais rápidos do que os computadores atuais.
Por isso, são essa propriedades que devem ser preservadas para que os computadores funcionem. Caso isso nao aconteça nada funciona como previsto.
O mundo quântico é estranho
Abraço
Muito estranho mesmo, já dizia Richard Feynman: “Se alguém afirmar que sabe em que consiste a mecânica quântica, é porque não a entendeu”.
Obrigado.
Abraço.
Boas Tomás,
Na realidade o mundo onde vivemos segue as leis da mecânica quântica sim… É uma questão de escala, ou se quiser de forma mais académica, depende da abstração… A sua dificuldade em conseguir sequer “ligar” a física de Newton com a física quântica, bem não é o único, aliás, ainda hoje há várias candidatas (teorias) sendo a das cordas a que parece gerar mais tracção. Aqui o problema é “ligar” uma teoria em que tudo é previsível com um certo nível de abstração, com uma teoria com um nível de abstração maior, em que não há garantia de previsibilidade, daí o Einstein dizer que “Deus não brinca aos dados”, numa alusão ao desconforto que sentia pela perda de previsibilidade…
Dá para jogar CS?
Daqui por dois anos já tenho um telemóvel mais rápido que esse computador quântico.
Por meia dúzia de euros é sem parar na alfandega.
Estás a trabalhar em algo que não é do nosso conhecimento?
É que se te estas a fiar no trabalho destes cientistas…o teu comentário depreciativo passa a não fazer sentido nenhum.
50 qubits? Mas em que é que isso se compara com a máquina da D-Wave com supostamente 2000qubits?
https://www.dwavesys.com/press-releases/d-wave%C2%A0announces%C2%A0d-wave-2000q-quantum-computer-and-first-system-order
Olá! O número de Qubits só interessam se tiverem boa qualidade, como é o caso dos qubits usados pela IBM. Além disso, foi provado que os sistemas criados pela D-Wave não representam uma melhoria significativa quando comparados com os produzidos por outras grandes empresas como Google e IBM.
Abraço
https://www.theverge.com/2016/9/28/13057414/quantum-computer-d-wave-2000-qubit-chip
Então diga isso a própria Google e a NASA que compraram o dwave 2000qubits.. cerca de U$15.000.000,00 (aproximado). A Dwave da passos largos já produzindo computadores quânticos até mesmo pra comercialização, não é por que é IBM q tem q ser “a melhor”.. O Dwave de 128qubits já fazia o que todos os PCs do mundo levariam 10 mil anos pra fazer em apenas 1 segundo. Em um teste de bentmark com outros supercomputadores como Titan, o dwave de 512 qubits fez em 0,5 segundos oq os outros supercomputadores demoraram 30 minutos pra chegarem no mesmo resultado, lembrando q a potência de processamento dos processadores quânticos se eleva a potência a cada qubit colocado. Agora imagine oq esse de 2000qubits é capaz de fazer.
Acadêmico em Ciência da Computação, fiz trabalho sobre o tema.
Abraços.
Obrigado pelo esclarecimento 🙂