Chegou o Raspberry Pi 3, 10x mais rápido que o Raspberry Pi 1
O mini PC com mais sucesso no mercado está de novo a fazer história e puxa a capacidade para novos limites, a preços que deixam qualquer pessoas confusa. Como poderá um Raspberry Pi 3 ser 10x mais rápido que o Raspberry Pi 1 e ter, praticamente, o mesmo preço?
A verdade é que estamos perante um dispositivo que tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa smartTV, pode ser usado em projectos académicos e industriais/comerciais, na área da domótica, na área da automação, no segmento automóvel, etc. Vamos conhecer as novidades agora oficializadas pela entidade que gere o projecto.
Exactamente há 4 anos atrás, no dia 29 de Fevereiro de 2012, a Raspberry Pi Foundation lançava o original Raspberry Pi Model B de 256MB para o mundo. Desde então esta entidade já exportou mais de 8 milhões deste modelo inicial, mais de 3 milhões do modelo seguinte, o Raspberry Pi 2, e foram marcados nalguns países como sendo o "computador" mais vendido, como foi o caso do Reino Unido.
Por cá, em Portugal, este dispositivo é sem dúvida um caso de sucesso. Também temos as nossas próprias adaptações e configurações, inclusive o pplware.com desenvolveu a sua própria distribuição, o PiPplware.
O PiPplware é um sistema operativo para o Raspberry Pi (qualquer versão, incluindo o novo Raspberry Pi Zero), que permite transformar a TV num mini-PC, Media Center, Consola de Jogos e muito mais!
Mas o que traz de novo o Raspberry Pi 3?
Antes de mais o preço está a ser anunciado a 35 dólares, o mesmo preço que a versão Raspberry Pi 2. Logo deverá ir ao encontro do pack que disponibilizamos do nosso kit.
Características:
- Processador: 1.2GHz 64-bit quad-core ARM Cortex-A53 (~10x superior ao Raspberry Pi 1)
- Wireless integrado: WiFi 802.11n e Bluetooth 4.1
- Retro compatibilidade: Sim com Raspberry Pi 1 e 2
O Raspberry Pi 3 vem com o novo SoC BCM2837, que traz como GPU a VideoCore IV. O SoC BCM2837 mantém a mesma arquitectura dos SoC BCM2835 e BCM2836 o que significa que todos os tutorias e projectos desenvolvidos para as versões anteriores têm suporte neste novo hardware.
O CPU de 900 MHz 32-bit quad-core ARM Cortex-A7 foi substituído por um 1.2GHz 64-bit quad-core ARM Cortex-A53. Esta novidade traz um incremento de 33% na velocidade de processamento com várias melhorias de arquitectura, o que proporciona um aumento de 50-60% no desempenho face ao Raspberry Pi 2, ou seja, aproximadamente 10 vezes mais rápido em relação ao original Raspberry Pi.
Este artigo tem mais de um ano
Fraquinho, podiam ter ido mais alem o processador pouco vai melhorar e a ram continua com 1GB 🙁
Existe no mercado equipamentos com specs mais interessantes dentro do mesmo preço.
Fraquinho? Aumentam de 900MHz para 1,2Ghz e 32bits para 64bits. A memória passa de 450 para 900MHz e o GPU de 250 para 400MHz. Parece-me que é um excelente upgrade, para mais ao mesmo preço do 2.
Quando começarão as vendas cá em Portugal?
no boxelectronica já está disponivel entregam em 2/3 dias acho
Já vi, obrigado.
Falta é colocarem à venda em pack. Comprar tudo em separado sai mais caro.
Vamos tratar disso.
Na FusedMinds já vendem desde hoje. Já encomendei o meu! 🙂
Eu não precisava de kit porque vou “reformar” o Raspberry Pi 2 e tenho um transformador de 2.5 amperes de um tablet antigo que posso reutilizar para este caso (o do Raspberry Pi 2 era de 2 amperes…)
Já podiam era ter avançado tambem para os 2gb de Ram…
Mas assim já têm uma desculpa para no próximo ano lançar outro modelo, o 3+ ou o 3B com os 2Gb de Ram e assim fazer render o peixe…
Concordo. No ano que vem vão lançar com 2 GB de RAM, sistema (OS) próprio e case para escolher. Vai ter placa para iniciante, intermediário e profissional. \o/
Concordo! Com 2 gigas de RAM era bom!
Mas 1 giga ainda acho que é suficiente para as distribuições que existem.
Mas logicamente que a ideia é fazer render o peixe… Lol
Estão para ganhar dinheiro!
😀
Quem faz isto não é uma empresa com fins lucrativos, é a raspberry PI foudation. É por isso que nunca mais aparece o raio do pi zero, quase que perdem dinheiro com aquilo.
Mas têm como objetivo fazer deste projecto um projecto sustentável. Além disso todos os anos têm que apresentar algo de diferencial, para manterem a chama do projecto acesa, assim há sempre compradores, o que também é bom para a fundação se manter.
Há datas previstas para colocarem à venda o Pack já com este novo Raspberry?
…à duas semanas comprei um RPI 2 para um projecto time-lapse camera.
Acho que vou adquirir um, desta vez para mais um media center tendo em conta as novas especificações do RPI 3.
Apesar das melhorias, acho que por mais 10 euros prefiro apostar no novo Odroid C2 e ficar melhor servido.
Odroid C2:
CPU: Quadcore 2 GHz, 64 Bit ARMv8, Cortex A-53
SOC: Amlogic S905
RAM: 2 GByte
Storage: highspeed eMMC 5.0 and mSD
Display: HDMI 2.0 4K/60Hz
USB: 4x USB 2.0 Host, 1x USB 2.0 OTG
LAN: Gigabit
OS: Ubuntu 16.04 / Android 5.1 both based on Kernel 3.14
Price in Europe: ~60 Euro
^isto
depende mesmo para que é que o vais usar.
Para projectos de eletronica, o rpi2 tem mais suporte e é mais barato, mas acessorios.
Olha o rpi zero, é tão cobiçado pelo seu formato, ja foi vendido no ebay por 40$, ja que anda esgotado em todo mundo.
O odroid esta mais para minipc, nem um mediacenter precisa de tanto.
Nem sempre melhores especificações significam melhor desempenho. Os raspberry Pi valem cada cêntimo graças à comunidade que trabalha para tornar o aparelho o mais optimizado possível. E como falam, serve para diversas finalidades
O Lattepanda é mais potente de todas, os specs :
Processor: Intel Cherry Trail Z8300 Quad Core 1.8GHz
Operation System: Pre-installed pre-activated full edition of Windows 10
Ram: 2GB/4GB DDR3L
Storage Capability: 32GB(2GB)/64GB(4GB)
USB 3.0*1
USB 2.0*2
WiFi and Bluetooth 4.0
Co-processor: ATmega32u4
GPIO:
2 GPIOs for Intel chip
20 GPIOs for Arduino
Power: 5v/2A
por 89$(2GB) 139$(4GB)
Também podia ter comprado um laptop com um i7 fantástico, uma NVidia do outro mundo e um monitor de fazer inveja, mas não precisava de tal monstro da computação. Para o que preciso, o laptop que comprei chega e sobra e era, para a minha pessoa, a melhor escolha pelo seu preço. Got it?
Alguém me sabe dizer onde o posso comprar? Estou a seguir os links da RS components e da element14 mas n disponibilizam para portugal
Alguém sabe se já está disponível em Portugal?
Equipamento fabricado ao mais baixo custo para ser comercializado ao mais baixo custo, mas depois vêm as lojas portuguesas “meter a patinha” no preço e duplicam o preço de venda a publico.
Mas aviso os compradores que isto deve ser denunciado pois o fabricante NÃO QUER que isso aconteça.
O objectivo do produto é ser comercializado a baixo custo para ser acessível a toda a gente.
E a malta das lojas trabalha para aquecer não? Nem têm contas para pagar nem nada…
É algo que se chama de P.V.P. 🙂
Para haver um PVP tem de haver um correspondente wholesale price, que no caso do raspberry não existe… logo torna impossível a uma loja fazer o PVP…
Existe uma panóplia de acessórios para poderem fazer $$$$. Deixem de ser avarentos!!!!
Sim, tu também trabalhas para aquecer, nem precisas de meter comida na mesa…
Se os fabricantes fazem o mesmo preço para bulk sales ou para o consumidor final é óbvio que o preço em representantes vai ser mais caro…
Gostava de saber em que é que trabalhas, porque em qq parte do mundo, entre o preço de compra e o de venda (excepto alguns casos) a margem tem de ser entre 20% a 70% para poder pagar contas… ou querias que vendessem as coisas sem ganhar dinheiro??
Estas lixado isto esta cheio de vendedores… Aqui em tuga é assim por isso compro tudo em Espanha e UK.
Isso é simples de resolver. Nos tempos que correm, com o comércio online global é procurar cá e…lá fora…onde for mais barato manda-se vir. Sim, e antes que venha a conversa do costume, opto sempre pelo produto nacional se a diferença for insignificante, mas foi assim que as grandes superfícies acabaram com o comércio tradicional, vão declarar os impostos ao estrangeiro e estão cheias de portugueses que querem lá saber como destruíram os outros.
Esqueces-te que em Portugal pagas mais impostos, são logo 23% de iva, mais portes e tal… O preço anunciado é sem IVA…
De qualquer das formas encontras cá em Portugal bons preços, principalmente em kit.
Comprei um kit com caixa, cartão de 16GB, transformador oficial e cabo HDMI por 69€. Logo, mesmo que o que dizes fosse verdade, só a placa seriam logo 70€ + iva…
Se não querem que ninguém ganhe dinheiro com ele é simples, eles que o coloquem à venda, agora se vai para um comerciante é óbvio que tem que “meter a patinha”, pois pagam a loja, empregados, luz, água, impostos…
falta + 1 gb de ram foiu a falha deles
E consumos, já existe alguma informação? A grande vantagem das versões anteriores era o consumo. Espero que se mantenha.
Tens aqui informação a esse respeito:
http://blog.pimoroni.com/raspberry-pi-3/
Alguém sabe quando chegará a Portugal?
Só acho que as entradas USB deveriam ter um pouco de mais espaço (folga) entre elas, senão torna-se complicado ligar os periféricos todos juntos.
Embatem uns nos outros e por vezes não se consegue pôr um teclado e uma pen por exemplo, tudo junto!
Já tentei vários Hub USB mas nenhum funciona.
Alguém sabe de algum Hub USB em específico que funcione no PI 2 model B?
Já experimentei vários OS.
Snappy Ubuntu Mate
Raspbian
PiPlware
Em nenhum deu.
Só não experimentei o W 10 IOT Core.
Um hub, para funcionar bem, deve receber energia suficiente, e o Pi não fornece (por motivos óbvios). Enquanto num PC ligas um disco externo e ele trabalha bem, no Pi ele não arranca por falta de energia. Solução: cabo em Y para ligar o disco à tomada. O hub não é diferente: precisa de um mínimo de energia.
Gracias @ Zaark
Entretanto fiz uma pesquisa, e é como dizes não tem energia suficiente. Lol
Nunca me lembrei desse pormenor.
Estive a pesquisar um Hub com fonte de alimentação. Isso resolve o meu problema.
Obrigado.
Já corre o Mupen como os homens?
Depois de ter experimentado a Apple TV não quero outra coisa..
Lol
Não incendeies! 😀
Lol
Sabes bem que são coisas completamente diferentes. Também sou dono duma Apple TV 64 GB 4ª geração, mas não mistures alhos com bugalhos! O Raspberry tem muitas finalidades, e fins diferentes. Queria te ver instalar outras distribuições de OS, numa Apple TV. Tens o Apple TV OS, que é sem dúvida excelente, e até da para instalares o Kodi,
http://www.idownloadblog.com/2015/12/24/how-install-kodi-new-apple-tv-4/
e muitas coisas interessantes, mas o Raspberry tem propósitos diferentes. Principalmente na área do desenvolvimento de projetos nas Universidades, por exemplo. Eu tenho também estes dois mundos e gosto muito dos dois!
🙂
admito desde já a minha total e completa ignorância acerca do funcionamento e potencialidades de uma Apple TV.
dito isto, e porque é mais fácil perguntar do que ler (sim sou preguiçoso 🙂 ), Brasão SS por favor explica-em como se eu tivesse cinco anos as potencialidades de uma Apple TV e, já agora, se é possível de ser usada, e como, para passar filmes que já tenahmos armazenados num disco externo. 🙂
obrigado
Apple TV é uma caixa média center, o raspeberry pi é um computador que permite fazer seja o que for, um robot, um projecto de domotica, etc, etc, os projectos são ilimitados, a Apple TV só serve para veres filmes, que estejam disponíveis na iTunes.
Eu também, mas isto que falam no artigo é para múltiplas finalidades estudantis. 🙂
E eu aqui ainda com o meu B+… Desta vez vou tentar arranjar um 3 se não estiver esgotado como sempre. Mal posso esperar 😀
Para quando disponível aqui na pplware ?
A minha vem a caminho! Amanhã ou depois já está a ser tratada!
Colocam um excelente processador, mas a memória permanece em 1GB?
Não. Obrigado.
35€
No worries, mais sobram para quem quer. 😉
Ora eu tenho RASPBERRY PI 2 MODEL B, a ser usada como mediacenter e emulador de jogos antigos na sala, junto ao router, com distribuição pipplware instalada…acham que justifica a troca para esta nova?
Publicidade e marketing… pouco aumento de desempenho, estão a adoptar a estratégia de marketing dos telemóveis, claramente estão a fazer render o peixe.
Continuo com o meu B em casa para brincar de vez em quando, e a maior parte do tempo desligado.
A mim parece-me mais que adoptaram a politica do “barato”.
O que nao falta pra ai sao mini pc’s como este 10 x’s mais potentes….e caros tmb 😛
Acabei de encomendar o meu kit Raspberry PI 3, na Amidata RS Online, composto por:
– RP3
– Fonte de alimentação RP3 2.5A
– Caixa Oficial Raspberry Branca/Vermelha
Tudo, já com portes ficou por 56,92€. Depois de pesquisar alguns sítios, foi o mais barato que encontrei.
Resta aguardar e ver se não demora muito tempo a chegar…
o pi3 lê video em 4K?