PplWare Mobile

Chegou o novo Raspberry Pi Modelo 3B+ por $35


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

28 Respostas

  1. Tiago Araújo says:

    Umas correcções:
    A velocidade do processador aumentou de 1.2 para 1.4GHz
    Manteve a mesma RAM que o modelo 3B (1Gb e não 512Mb como diz no artigo)
    Bluetooth mudar de 4.1 para 4.2 (mais eficience)
    Wireless mudou de 2.4GHz 802.11n para 2.4GHz/5GHz 802.11b/g/n/ac
    LAN mudou de 10/100 Para Gigabit apesar de que, uma vez que funciona por USB2.0 está limitada a 300Mbps.
    Melhoraram a eficiencia e o alcance das antenas wireless

    Uma questão que coloco é, será que é compatível com as caixas do modelo 3B?

  2. Celso says:

    Já precisava era de uma porta sata!

  3. Bruno Martins says:

    A avaliar pelo site https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-3-model-b-plus/ e pelos PDF https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/schematics/rpi-3bplus_reduced_schematic.pdf
    https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/mechanical/rpi-3bplus_mechanical.pdf o novo raspberry não tem mais duas portas USB, pelo menus externas, em relação ao 3B e tambem não tem mais pinos GPIO já que o conector continua a ser de 40 pinos. Tem 4 novos pinos para o PoE mas localizados perto das portas USB. O Layout é igual ao do 3B.

  4. bom senso says:

    e pá 1gb de ram, por favor, já era altura de terem evoluído e metido pelo menos 4gb de ram para dar mais margem de manobra….

    • carlos says:

      nunca tive problemas com falta de memoria nos vários projectos que tenho feito

    • Kekes says:

      A RAM não é o problema, a única pega actual é o CPU e o IO limitado.

      • bom senso says:

        carlos nunca tiveste falta de memoria nos projectos, mas lá está porque secalhar nunca elevaste a fasquia em que 1gb de ram se torna pouco, e já muitos que usam o RP3 fizeram testes e demosntraram isso que 1gb de ram limita muito quando se quer ir mais alem, tal como já foi referido, esperava-se muito mais deste novo RP3 que basicamente pouco traz de novo face ao anterior…

        eu também sou utilizador de RP3 , estou satisfeito, mas lá está consciente da sua limitação, e ram é uma delas, dai ter dito que deveria ter apostado em aumentar a ram, assim continua-se limitado quando se eleva a fasquia em multasking…

  5. Pérolas says:

    Volto a dizer: este bicho ficava mesmo bem se tivesse 2 x rj45! Já estou a ouvir as vossas engrenagens a trabalhar com as possibilidades deste potencial 😀

  6. Mário Lemos says:

    Boa tarde, dá para ligar um disco externo de 2,5′ que não tem alimentação própria para ver filmes/ouvir música guardados no disco (é alimentado pela porta USB)? Se não, como é que pode fazer? Só se podem utilizar discos externos com alimentação própria?
    Obrigado

  7. Nuno says:

    A única critica que faço é a falta de USB 3.0 e isso notasse na gigabit ethernet, que não consegue passar dos 300mbps. É para algumas aplicações também dava jeito o aumento da velocidade do USB 3.0 vs 2.0.

  8. Belmiro says:

    Deveria ter um SoC de 10nm e 2 GB RAM, além de Porto menos um USB 3.0. Há box completas com Android com o hardware referido pelo mesmo valor, caixa, carregador e comando à distância.

    • jonas says:

      tens que me dizer qual é a box que tem soc de 10nm por menos de 60 euros….

    • Bob says:

      Isto quando apareceu o 1º modelo, o mercado não era bem para uma box com Android.
      Mas agora, consegue-se melhor hardware para esse efeito, já tudo pronto.

      Mas como solução para testar algumas coisas espeficicas, com um micro pc de baixo consumo, continua a ser muito boa. Acho que já existe muita concorrência, que talvez ultrapasse estas caracteristicas.

  9. Ruy Acquaviva says:

    Acho que já que está sendo lançado um novo modelo seria interessante pelo menos incluir uma opção com 2 GB de RAM.

  10. Bruno Silva says:

    Uns quantos desses a minerar yenten é que é bom…

  11. Pedro Costa says:

    O meu raspberry pi 3 serve-me muito bem para o uso. Não vejo necessidade de fazer upgrade

  12. Ricardo says:

    Pessoalmente, se tivesse mais ram, pensaria seriamente em mudar do RP3 que corre o plex para este, apenas mais velocidade na ethernet, wi-fi com norma AC, não uso o meu por wi-fi, não sinto necessidade de mudar, o RP3 a correr o plex sem transcondig safa-se muito bem, com um disco externo com alimentação própria, quando sair novo penso em mudar, mas neste momento, nem por isso…

  13. Augusto Gonçalves says:

    Eu uso a RPi para robótica e não vejo necessidade de fazer updrages como o aumento do processador ou de memória.
    Quem tem necessidade disso há alternativas como a Rock64 ou a odroid que correm muito bem versões do android.
    Também há placas com preços muito acessíveis com memória ddr4 ( tem o dobro da velocidade da memoria dd3) que são muito boas para fazer de NAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.