CES 2016: LG Gram e um ecrã que se dobra como um jornal
Há equipamentos que marcam o mercado e que definem tendências futuras. O Surface Pro 4 e o MacBook foram dois bons exemplos no ano de 2015. Mas a LG também revelou hoje na CES 2016 o portátil que vai combater o novo MacBook da Apple.
Além disso, a empresa coreana deu a conhecer um ecrã de 18 polegadas que pode ser enrolado como um jornal.
LG Gram
A nova oferta da LG, o Gram, surge como uma máquina que poderia muito bem ser a evolução natural do MacBook da Apple. Este novo portátil, com um ecrã de 15,6 polegadas, surge em dourado, numa das cores que tem sido uma tendência do mercado e que cada vez mais agrada aos utilizadores.
Com um corpo de liga de alumínio e que é dourado, pauta-se por conseguir ser muito fino e muito leve. São apenas 980 gramas de peso e uns diminutos 1,6 centímetros de espessura. Com estas especificações dificilmente passará despercebido e a LG reclama ter o portátil mais leve da sua categoria.
As semelhanças com o Macbook ficam por aqui pois o seu ecrã IPS tem resolução uma 1080P e o seu sistema operativo base é o Windows 10.
É claro que nalguns pontos consegue ultrapassar a máquina da Apple. Para além da esperada porta USB Tipo C, o Gram conta ainda com portas HDMI, USB 3.0, microUSB e microSD slots.
As restantes especificações mostram uma máquina de topo. Tem um processador Intel Core i5 ou i7, ambos de sexta geração. A LG reclama que esta sua máquina consegue ter uma vida útil de bateria que chega às 7 horas.
O LG Gram de 15 polegadas complementa a oferta anterior da LG, que contava apenas com o modelo de 14 polegadas, surgindo assim como a evolução natural de uma linha de máquinas que cada vez mais estão a invadir o mercado. O seu ecrã de dimensões maiores que o normal é o seu maior trunfo.
Não existe ainda qualquer indicação da marca sobre os preços que este novo portátil vai se comercializado, os mercados onde vai estar disponível ou sequer as as datas de lançamento nas lojas.
LG de 18" OLED que se enrola como um jornal
O LG Display possui um protótipo de ecrã com 18 polegadas que está a causar furor neste certame Consumer Electronics Show. O seu aspeto faz lembrar uma folha de papel que se confunde com um jornal meio dobrado.
A tecnologia baseia-se no trabalho OLED avançado da LG, focado em ecrãs flexíveis, roláveis e curvos. A empresa mostrou tecnologia similar já no passado como prova de conceito, como podemos ver aqui. Agora, a LG parece estar pronta para mostrar ao mundo a sua inovação.
É verdade que já vimos este tipo de ecrã em modelos protótipo na Sony, Samsung, Sharp... entre outros no passado. No entanto, tudo indica que a LG vê esses tipos de displays futuristas como pontos de diferenciação para smartphones, tablets e TVs.
A LG prevê que este tipo de ecrãs se possam enrolar nos nossos bolsos e que possam atrair outro tipo de plataforma que o mundo moderno exige que se atualizem (como os jornais tradicionais, por exemplo).
Outro segmento é o automóvel. A empresa mostrou também um ecrã flexível de 25 polegadas dentro de um carro com diversas funcionalidades que irão ser nativas nos automóveis em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Não tem nada a ver!
O MacBook é bonito, fininho, e de alumínio.
Esse parece ser de plástico, grosso e feio.
Um porco com baton, continua a ser um porco.
hahahaha
macbook air tem 1,7 cm de espessura, LG tem 1,6 cm mas este último é que é grosso…
Ambos são liga de aluminio…
a única coisa feia deste poderá ser a cor…mas gostos não se discutem..
O MacBook (retina) é mais fino e leve que o Macbook Air
Quanto a materiais duvido muito que este LG seja de alumínio. O peso face ao tamanho do aparelho é logo o primeiro indicador de que dificilmente é de alumínio, e depois porque o modelo anterior da mesma gama usava uma estrutura de magnésio e plástico – pelo que pude depreender o exterior era de plástico – e sofreu críticas pela qualidade de acabamento.
O MacBook (retina) é + fino e leve que o Macbook Air
Quanto a materiais duvido muito que este LG seja de alumínio. O peso face ao tamanho do aparelho é logo o 1º indicador de que dificilmente é de alumínio, e o modelo anterior da mesma gama usava uma estrutura de magnésio e plástico – pelo que pude depreender o exterior era de plástico – e sofreu críticas pela qualidade de acabamento.
Vai dar ao mesmo…dizer que um é fininho e outro grosso é deveras exagerado…
Em relação ao alumínio apenas me baseei no que está escrito aqui…não fui confirmar…e em relação ao peso, o macbook tb não anda por aqueles valores?
depende. Há quem note a diferença do MacBook para o MacBook Air
Quanto ao peso, frisei que era face ao tamanho do aparelho, que é significativamente maior que um MacBook. A ser de alumínio acabaria por ser significativamente mais pesado – não há como contornar as propriedades dos materiais – a não ser que não tivesse quase bateria.
O MB tem 1.3cm…
Mas aposto que pondo lado-a-lado, as diferenças são maiories!
Já a ASUS fazia batota nas medições deles!
Onde é que ouviste dizer que a ASUS fazia batota nas medições dos equipamentos?
Será que também estás esquecido quando o Steve Jobs apresentou o MacBook Air e disse a espessura deste citando a parte mais fina do portátil?
+1
este é igualmente bonito e bem construído.
Sabes porque não é tão fino, porque a LG preocupa-se com uma coisa que se chama…PORTAS…e produtividade também.
+1
O macbook é um tablet com teclado, este será comparavel ao air.
Quando não se lê da nisto, quando apenas de destila ódio a tudo que não é Apple.
O não querer ser informado, pensar que sabe tudo é a maior ignorância.
Não vale a pena se aborrecerem. Tudo é útil, pois há tanta gente e nem todos podemos gostar do mesmo e ainda bem que assim é. E de certeza que nada é perfeito, até porque o sentido de perfeição não existe, havendo tanta gente com requisitos tão diferentes.
Tudo é valioso, pois uma medida nunca serviu a todos. Pensem nisso 😉
é. e sem USB’s. torna a vida de um técnico simplesmente impossivel..
Porquê?
Porque há quem precise de portas USB! Ou achas concebível andarmos sempre atrás de nos com vários acessórios apenas para ligar simples periféricos?
Ya, para quem tem de recorrer as portas usb, achas que vai andar com uma dock sempre atrás.
Então não ser mais pratico o portátil ter mais 1 ou 2 mm de espessura e ter as ditas portas.
Ai é mais fininho, super cómodo, mas tenho que andar com uma dock atrás de mim para ligar periféricos, poupa-me. Onde chega a ignoraria de um fan boy
+1
num “portátil” ter mais 1-2 mm ou ter menos 1-2 mm nem se nota…só é importante para aqueles que gostam de apregoar “a minha p.. é maior que a tua”..
Este pelo menos tem usb 😀 por isso já facilita bastante a vida do técnico
não se pode agora criar um x smartphone ou seja o que for é tudo cópia da apple, ou apple sempre ao barulho?
Para mim quando li 1080p e 15.6 polegadas perdi o interesse. A partir do momento em que comprei um Surface Pro 3 com ecrã 3:2 não volto atrás para nada “panorâmico”. Se para ver filmes e jogos de desporto 16:9/16:10 é o ideal, para mim o formato 3:2 (ou qualquer outro não panorâmico) é perfeito para trabalhar, navegar na Internet, ler livros em modo Tablet e até jogar outro tipo de jogos.
Depois do Surface Pro 3 só mesmo o Pro 5 (ou similar)
Ai este de 15,6 polegadas com 1 kg e 16 mm de espessura é grosso!?
espetáculo este mac
O ecrã maior é um trunfo? Não me parece…
Pena ter windows, podia muito bem fazes um contrato com uma distro linux.
Apenas um reparo, o corpo do portátil é constituído por uma liga de magnésio e não alumínio.
Deve só ser a estrutura interna, o exterior deve ser de plástico, como os outros modelos da gama.
O LG Gram de 14″ que já existe à venda não é de plástico, mas de liga de magnésio, logo presumo que este também o seja.
O LG de 14 é também de plástico
De fato no site oficial falam em ligas de carbono-magnésio e litio-magnésio, usadas nos aviões e nas jantes automóveis…
também falam o mesmo nos outros modelos mas depois as análises feitas aos aparelhos indicam que usam plástico também.
Onde é que viste tal analise?
The Gram is essentially a MacBook Air made by LG, replacing the aluminum with plastic and magnesium
http://www.theverge.com/2015/10/14/9529635/lg-laptop-price-specs-lg-gram-review
bem, se formos ao fundo da questão “ligas de carbono-magnésio” é um pouco lato…e em nenhum lado referem % usadas…mas se isso se reflectir em menor massa, e mesma durabilidade e aspecto, não vejo qq problema…
A durabilidade das ligas de magnésio posso assegurar através do meu velhinho compaq nx6325 🙂
Tal como já disse a opinião sobre a qualidade de construção dos modelos anteriores desta gama (que devem usar os mesmos materiais) não é muito boa. O plástico irá sempre dar outra sensação no uso, em especial o habitual “ranger” e o “ceder” do material sobre pressão (menor rigidez)
@JBM
O que foi dito pela Verge contradiz o que é dito pelas outras reviews e pela própria marca. Pelos vistos não conseguem distinguir a diferença entre plástico e uma liga de lítio-magnésio. Embora sejam muito fáceis de se confundirem um pelo outro é inadmissível este tipo de erro por parte de um site com a envergadura deste.
O que a Verge descreve para o comportamento do material ao agarrar a parte debaixo do aparelho é típico de plástico, não dum metal, mesmo para uma liga de magnésio. Os metais têm maior rigidez e menor capacidade para recuperar de deformação.
Não, o Verge diz especificamente que o portátil é de plástico. O LG Gram de 14″ não utiliza ligas de magnésio menos comum, de carbono-magnésio e lítio-magnésio. Depois eu não falei da rigidez, qualidade de construção ou qualquer outra coisa que não fosse o material utilizado.
Os únicos metais usados nas duas ligas são magnésio e lítio. Lítio é um metal alcalino e magnésio é um metal alcalinoterroso. Ambos são extremamente moles que consegues os cortar com uma faca sem nenhum tipo de dificuldade. A mais fraca das duas ligas usadas é a de lítio-magnésio, e é esta que muitas vezes se confunde com o plástico.
Vlad,
o que a Verge diz é que é de plástico e de uma liga de magnésio (segundo a LG usa as mesmas ligas que tu disseste). No meio da análise feita ao aparelho fala numa das coisas que observou no aparelho, o material deformar-se facilmente mas recuperando a forma, isso não é uma propriedade comum dos metais, nem de ligas de magnésio-lítio.
o que isto tem haver com o macbook? acho que tem semelhanças com…portáteis.
Sim pk um macbook nao é um portátil por isso é que é diferente… enfim…
Agora quanto à noticia está engraçado este portatil mas nada que a samsung já nao tenha feito com a serie 9 ou a Asus com a serie Zenbook.
Resume-se a mais um portatil fino no mercado.