A rivalidade entre a Intel e a AMD é cada vez mais notável, e à medida que novos produtos vão surgindo, o braço de ferro pelo poder torna-se ainda mais notável.
Mas agora, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, comparou a sua linha profissional Xeon às AMD EPYC como sendo uma luta de facas numa cabine telefónica. Por outro lado, o executivo reconhece que a rival tem crescido, mas reafirma a liderança da sua empresa.
Intel reconhece ascensão da AMD
Recentemente o CEO da Intel deu uma entrevista ao site Bloomberg onde teceu alguns comentários acerca da rivalidade entre a sua empresa e a AMD, nomeadamente no mercado dos processadores. Na entrevista, Pat Gelsinger frisa e reafirma a liderança da Intel no segmento dos CPUs, no entanto também reconheceu o crescimento da rival liderada por Lisa Su nesta área.
Mas Gelsinger também comparou a linha Intel Xeon às AMD EPYC, ambas destinadas ao setor profissional de servidores. Nessa comparação, o CEO da Intel assemelhou a disputa entra ambos os modelos como uma “luta de facas numa cabine telefónica“. Se tentarmos visualizar esta analogia, dá a impressão de ser um panorama sangrento e violento, no entanto o executivo frisa que é a Intel quem assume a liderança no mercado dos processadores.
Para além disso, Pat Gelsinger referiu ainda que, depois da chegada da nova geração de processadores Intel Alder Lake de 12ª geração, a AMD aparece no espelho retrovisor da sua empresa.
Já não é a primeira vez que o CEO da Intel compara os seus produtos aos de outras marcas num sentido de superioridade. Por sua vez, raramente vemos as empresas rivais a responder às afirmações de Gelsinger.
Recentemente mostrámos que a AMD tem crescido e já detém 25,6% da participação no mercado dos processadores. Mas os restantes 74,4% continuam sob a alçada da Intel que, assim, lidera isolada. Resta saber se esta realidade se vai manter ou, daqui a alguns anos, tudo se alterará, até porque a empresa de Lisa Su adquiriu agora a Xilinx.
Por outro lado, ainda no final desta semana ficámos a saber que a AMD havia superado a rival pela primeira vez no que respeita ao valor de mercado, tal como pode ler na notícia completa que deixamos de seguida.